Precisamos falar sobre fraude

Oi gente, tudo?

Precisamos conversar, vem comigo que hoje o nosso papo será sobre segurança!

Sim!!! O assunto mais pedido chegou!!

Segundo o mapa de fraude feito pela empresa ClearSale, só no primeiro semestre deste ano (2022) tivemos 3 milhões de tentativas de fraude no Brasil. Foram analisados dados de e-commerce, que correspondeu a 9% de crescimento em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Então vem cá, estamos falando de dados oficiais, onde empresas são analisadas, proporcionalmente, nós pessoas físicas, somos diretamente impactados por estes números diariamente, afinal, todos temos um amigo, familiar, colega de trabalho que foi vítima de um golpe ou tentativa de um nos últimos tempos não é!?

Somos bombardeados de anúncios nas redes sociais o tempo todo a ponto de não conseguirmos distinguir mais o que é ou não fraude.

A essa altura você deve estar se perguntando, ok beleza, já entendi! Mas o que eu posso fazer a respeito?

Nós fizemos a mesma pergunta, como podemos nos proteger? Como podemos ajudar as pessoas da comunidade a se proteger e resguardar os seus?

Então decidimos trazer algumas informações que podem ajudar, esperamos de verdade colaborar de forma positiva nessa questão, você pode anotar e compartilhar as dicas com seus amigos e familiares.

Ps.: As dicas serão sempre divididas por sistema operacional ok!?

Então vamos começar, como podemos proteger nossos tão amados celulares?

IOS

  1. Face ID e ou Touch ID

Eles oferecem uma camada a mais de segurança, tanto para o aparelho como para o uso de alguns apps, principalmente os financeiros, tenha a opção ativada para todos sempre, em todos os apps que forem possíveis. Acesse os “Ajustes” e toque em “Face ID e Código”. Em seguida, aperte sobre “Configurar Face ID” e siga as instruções que irão aparecer na tela, importante lembrar que a Apple já liberou para configuração do recurso utilizando máscara ou óculos.

  1. Habilite a função “buscar iphone”

Essa função ajuda muito em caso de perda, você poderá encontrar o aparelho mesmo que ele esteja desligado ou sem rede, além de evitar que outra pessoa ative ou use o aparelho, para ativar essa opção vá até os ajustes do celular, apertar no seu nome e, em seguida, sobre “Buscar”. Na próxima tela, vá até “Buscar iPhone” e deslize a chave para a direita para ativar a opção.

  1. Autenticação em 2 fatores

É importante ressaltar aqui que a ativação desta opção é importante para o seu aparelho, mas também para as suas redes sociais, isso pode impedir o roubo das suas contas, então é importante garantir que sempre que houver essa possibilidade, deixar essa opção ativa! Vá até “Ajustes”. Então, toque no nome e, depois, sobre “Senha e segurança”.

  1. Desativar recursos com a tela bloqueada

Aqui você poderá escolher quais apps poderão ser utilizados mesmo com a tela bloqueada, acesse os “Ajustes” e toque sobre “Face ID e Código”.

  1. Ocultar apps da tela inicial.

Pode parecer óbvio para algumas pessoas, porém o óbvio precisa ser dito!!

Em caso de roubo, onde as coisas acontecem muito rápido, isso pode ajudar, selecione o app a sua escolha, clique sobre ele por alguns instantes e selecione a opção “Remover da Tela de Início”. Depois, nos ajustes do iPhone, aperte sobre o app em questão e pressione em “Siri e Busca”. Para continuar, desabilite as chaves ao lado de “Mostrar App na Busca”, “Mostrar na Tela de Início” e “Sugerir App”. Isso irá dificultar a localização dos aplicativos.

  1. Acionar a chave " apagar todos os dados"

Em caso de furto este recurso é muito útil, em caso de invasão todos os dados que foram salvos de forma automática serão apagados após 10 digitações incorretas do código de acesso.

Para ativar o recurso, acesse os “Ajustes” e pressione sobre “Face ID e Código”. Em seguida, forneça o código do celular e deslize a tela até encontrar a opção “Apagar Dados”. Por padrão, o recurso vem desabilitado. Para ativar é só puxar para direita.

  1. Determinar o bloqueio por limite de tempo de uso.

Vá até os ajustes do celular e toque sobre “Tempo de Uso”. Em seguida, pressione em “Limites de Apps” e em “Adicionar Limite”. selecione as categorias de aplicativos que deseja bloquear e toque em “Seguinte”. Para continuar, indique um período máximo de tempo de uso dos apps para o dia e aperte em “Adicionar”.

ANDROID

  1. Não salve informações importantes (como senhas) no aparelho

Sei que essa é difícil, mas o que ajuda é manter essas informações importantes em lugares menos óbvios, você pode ter isso anotado e se enviar por e-mail em uma conta que não esteja logada no seu aparelho, manter esse arquivo lá em segurança e atualizado caso precise.

  1. Use código e opção de bloqueio automático da tela

O mesmo que dissemos para o sistema IOS funciona aqui, sempre que possivel utilize o Face ID ou Touch ID, isso ajudará a criar mais uma camada de proteção.

  1. Ative a autenticação de dois fatores

Vá em ‘privacidade’ para encontrar a opção de autenticação de dois fatores. Opte por aplicativos que geram códigos e não pela autenticação por SMS, em caso de roubo isso irá dificultar o uso do app.

  1. Tenha um chip reserva

Tá Passada?

Isso mesmo minha gente, ter outro chip pode ajudar nas configurações de segurança das suas contas, e se for outro número melhor ainda, em caso de roubo ou furto, não vão conseguir trocar a senha solicitando um novo código por SMS.

  1. Configure os limites de pix

Você pode e deve personalizar o limite das transações, ter esse limite definido pode evitar que em caso de roubo ou furto transações de valores fora do padrão seja feita.

Por hoje é só pessu, mas palma palma, não priemos cânico, sabemos que tem muita coisa a ser dita sobre esse assunto, e a ideia é trazermos esse conteúdo aos poucos, pois sabemos que é um assunto sensível e complexo, o que me leva a pergunta: o que vocês querem ver por aqui? Abram seus coraçõezinhos nos comentários.

27 curtidas

Ótimas dicas! :clap:

Sobre o SIM card (chip), uma outra dica também seria ativar a senha do mesmo. Assim, caso algum golpista tenha acesso a ele será impossível utilizá-lo em outro aparelho para fins maliciosos.

17 curtidas

Obrigado pelas dicas informação nunca é demais :heart_eyes:

8 curtidas

Obrigado pelas excelentes dicas! :star_struck::clap:t4:
Segurança nunca é demais, é sempre bom ficarmos atualizados.

9 curtidas

Ótimas dicas eu costumo usar quase todas @Najla_Bretas

8 curtidas

Sobrei SIM Card, temos a opção de usar o eSIM, que funciona como chip virtual.

Também desativei a exibição do SMS na tela bloqueada, para que não fique disponível os código que recebo para resetar senha.

No iPhone existe a opção de adicionar um número de confiança, caso precise acessar o iCloud, normalmente cadastramos o número que está no próprio celular e em um roubo estaremos sem acesso ao mesmo para validação.

E uma dica de ouro, nunca repita a mesma senha de outras contas na senha do Nubank, ela deve ser única.

9 curtidas

Muito obrigada pelas dicas maravilhosas @Najla_Bretas

9 curtidas