Bom dia!!
Alguém teria uma previsão de retorno das negociações?
Será que só amanhã?
Alguém entrou em contato com o Nubank?
Bom dia!!
Alguém teria uma previsão de retorno das negociações?
Será que só amanhã?
Alguém entrou em contato com o Nubank?
Sem informações oficiais sobre data e hora de retorno, até o momento.
Bom dia, complementando a informação do @ASRodrigo, nesse caso não seria necessário, porque o atendimento só iria reforçar o que o time de Nucoin colocou quando tenta comprar ou vender Nucoin.
Entrei em contato e as respostas são iguais, cópia e cola informando que o time está trabalhando pra retornar as operações o quanto antes…
Devem estar mesmo, vamos aguardar.
Antes de suspenderem as negociações dava pra ver claramente que estavam com um problema de fila (compras e vendas demorando vários minutos e em alguns casos até horas).
O sistema não foi projetado para as compras fracionadas (que tiveram que ser impostas para evitar manipulação por traders). Quando esse limite foi imposto, acabaram por aumentar o número de transações em 10x (em vez de uma compra o cliente tenta fazer 10). E elas começaram a acumular e demorar vários minutos para executar.
A decisão mais sensata foi suspender as negociações. Não é um problema tão simples quanto botar mais servidores. Vão precisar refazer algumas partes do sistema provavelmente para acomodar esse novo cenário.
Sobre estar demorando para resolver: é fim de semana de dia dos pais. O incidente foi resolvido (transações paralisadas), o restante pode ser resolvido no próximo dia útil.
Fonte: vozes da minha cabeça (e também sou desenvolvedorv backend)
Quase isso. Porém, a Supernet tem poucos validadores pra tantas transações.
Se não me engano 15 validadores para 19 transações por segundo.
Estamos falando de 80 milhões de pessoas. E praticamente compra, vende, ganha com cashcoin (Nucripto e cartão)…
1 só pessoa no mesmo dia pode fazer as 4 dessas opções. E talvez até mais, pois não existe limite pra Transação via cartão e a Nucripto, apenas pro gasto de cartão.
Então, pode chutar aí que por segundo, temos umas 2 mil transações.
E a paralisação congestiona todo o trânsito. Tirando as ordens de compra e venda que você precisa refazer de novo. Mas, o processamento é que está a demora e o congestionamento.
E quer saber mais, só na Nucommunity entraram mais 2 mil users em 2 semanas. Imagina, quem ainda não aceitou o convite.
Entrei em contato com o Nubank, através do chat. A atendente informou que as negociações retornarão ao longo do dia de hoje.
Também sou dev, e é isso msm, eles claramente não esperavam esse tanto de requisições e colocaram um paleativo pra fracionar as transações, quem acompanhou desde o começo viu que isso só piorou a situação, controlou a variação do preço do ativo mas só sobrecarregou o sistema.
Aí reflitam, grande parte dos clientes ainda não tem acesso as features de negociação e os sistemas já estão sobrecarregados, imaginem quando todos puderem negociar, ficaria exponencialmente pior.
Eles fizeram o mais correto e normal no meio de engenharia de sistemas, se vc tem um problema que pode piorar no longo prazo, vc para tudo e melhora.
Aí temos mais um ponto, uma empresa do tamanho e reputação do Nubank deve ter processos bem definidos e seguidos a risca, e esses rocessos são criteriosos, levam tempo. Analisar, desenhar, implementar, corrigir e testar, desenvolvimento de software é assim.
Se tá demorando é pq o trabalho está sendo feito pra, não só resolver o problema, melhorar os sistemas considerando o que pode vir.
Um paleativo, no caso é o limite de compra/venda, limite de gastos com cartão? Pq todos esses influenciaram no gráfico.
Pode me dizer com sua experiência em Dev se isso é temporário? Não digo se tenha conhecimento próprio do Nubank, mas essa medida de restrição seria temporário?
Pergunto, pq já é a 2° manutenção, paralisação.
Na primeira semana durou umas 5 horas. (no meio da semana). Agora, na segunda semana durou mais de 1 dia. (final de semana)
Prefiro respostas assim do que “estamos trabalhando pra arrumar.” Isso elimina 300 comentários principalmente alguns meus que suspeitava de ser problema pela demanda de transações e solicitações via blockchain com o sistema do nubank. No caso, refiro a essa interligação entre rede de sistemas.
Não sou Dev, mas de validadores são 15 pra 19 transações por segundo. Penso que isso é muito pouco, do tamanho da base do Nubank.
A restrição no valor de compra é uma regra de negócio, não de tecnologia. O bloqueio das transações certamente é temporário até que uma solução alternativa seja implementada.
Vejo duas saídas.
Se a intenção é manter o sistema funcionando, sim é temporário.
Todo sistema tem manutenção, algumas mais rápidas e outras mais demoradas. O que acontece é que não estamos acostumados a ver um banco parando um serviço por muito tempo.
O pessoal dessa área vê essa paralização como algo comum, não significa que deva acontecer com frequência, mas que pode acontecer, ainda mais em um projeto novo e bem ambicioso como esse.
Entenda, eu dei minha visão técnica da situação, eu não tô lá e não conheço ninguém de lá, na verdade até conheço mas isso não muda nada. Pensando tecnicamente a paralisação é normal.
Eu vejo essa valorização extraordinária como algo que o Nubank não esperava, logo eles limitaram a quantidade de compras, as pessoas não podiam, muitas vezes, comprar mais de 80 reais por transação. O paleativo que eu disse é relacionado a isso, impedir que os grandes investidores tivessem a capacidade de exercer um poder muito grande sobre o ativo. Não é bom pro ativo crescer 1000% e cair 500% em 1 hora, pq é claro que o Nubank pretende usar o nucoin pra outras coisas e essa volatilidade não ajudaria.
Quando vai voltar eu não sei, mas com a minha sorte, eu vou com certeza estar dormindo, trabalhando ou no trânsito!
aqui voltou, com uma queda sinistra.
Voltou, aproveitando a baixa, NV 6e subindo!!!
Bora buscar NV 7!!!