Vai um Pix aí?
O Pix já é o meio de pagamento mais usado pela população brasileira, representando mais de 90% de todas as operações bancárias, de acordo com a Febraban. Mas, e quando ocorre um problema, o que pode ser feito?
Problemas com o Pix: quais são e o que fazer
Fez uma transferência para a chave errada? O Pix não caiu? Recebeu um Pix por engano? Calma, vamos ver algumas situações e o que você pode fazer em cada uma delas.
Fiz um Pix errado, e agora?
Caso, por engano, você tenha enviado um Pix para a chave errada ou tenha transferido um valor acima do que pretendia, saiba que essa transação não pode ser revertida por você. Então, o que fazer?
- Entre em contato diretamente com a pessoa que recebeu o Pix e peça que ela use a função “Devolver valor” para fazer o reembolso para você.
Se você não conhece a pessoa que recebeu o Pix errado, ainda é possível tentar identificá-la por meio da própria chave Pix. Você pode usar essa informação para entrar em contato e solicitar a devolução.
Caso a pessoa se negue a devolver o dinheiro, faça um Boletim de Ocorrência e acione um advogado. Lembre-se de ter provas de que o Pix foi feito por engano e que houve apropriação não autorizada, como capturas de telas, registros da transação e até conversas por mensagens com a pessoa que se recusou a devolver o seu dinheiro.
Se você enviou um Pix para uma chave aleatória, será impossível fazer a identificação do recebedor por meio dela. Nesse caso, sua última alternativa é entrar em contato com a instituição na qual a chave do beneficiário está cadastrada e informar o seu problema. Peça que o banco faça o contato com o destinatário, mas lembre que a instituição não pode conceder a você as informações de outros clientes pois isso seria uma violação do direito de privacidade. Assim, existe a chance real de você não recuperar o valor da transação.
Pix agendado: Se o Pix errado tiver sido feito na modalidade de “Pix agendado”, basta cancelar o agendamento no aplicativo do seu banco. No app do Nubank:
- Clique em Conta;
- Na lista, procure pela transação agendada. Deve aparecer como “Transferência programada”;
- Na parte de baixo, clique em Precisa cancelar o agendamento?;
- Confirme o cancelamento, clicando em Sim.
Importante: Na hora de fazer um Pix, preste bastante atenção ao informar os dados no aplicativo. Confirme se a chave Pix está correta e verifique o valor. Se tiver dúvidas, solicite ao destinatário que confirme os dados (chave Pix, nome e conta).
Fui enganado e fiz um Pix para o golpista
Para casos de golpes, fraudes ou falhas operacionais envolvendo o Pix, o Banco Central criou o sistema chamado de MED - Mecanismo Especial de Devolução do Pix, como uma forma de solicitar uma análise para o estorno da transferência.
Quando o golpe for confirmado, e houver saldo na conta do golpista, o valor (total ou parcial) é devolvido para a conta de quem fez o Pix, e a pessoa que recebeu a transação fraudulenta recebe uma notificação.
Para solicitar o MED, é só entrar em contato com o atendimento do seu banco. Clique aqui para ver os contatos oficiais do atendimento do Nubank.
Outros problemas relacionados com o Pix
Recebi um Pix por engano
Neste caso, basta devolver o valor ao remetente através do próprio aplicativo do banco. No app do Nubank:
- Clique em Conta ⇒ Selecione a Transferência recebida;
- Se estiver dentro do prazo permitido para reembolso, na parte de baixo, você verá a data limite para devolver o valor recebido por engano;
- Clique em Precisa fazer um reembolso?;
- Informe o valor a ser devolvido e clique na setinha para continuar. Se estiver tudo certo, clique em Revisar. Daí, conclua o processo clicando em Reembolsar.
Importante: O ato de não devolver um Pix recebido por engano pode ser interpretado como apropriação indébita. O correto é, independente do valor, realizar a devolução imediatamente. Conheça um cliente do Nubank que fez isso ao receber um Pix de R$ 300 mil por engano na sua conta.
O Pix está demorando para cair
Essa demora pode acontecer por causa de instabilidade no sistema do Pix ou no sistema do seu banco.
- Verifique se a chave Pix está correta;
- Se os dados da transação estiverem corretos, aguarde alguns minutos;
- Se após isso o dinheiro não for depositado na conta do destinatário, em posse do comprovante, entre em contato com a instituição.
Pix duplicado
Se foi feito por engano: Veja os passos que você pode dar no subtítulo “Fiz um Pix errado, e agora?”
Se foi uma falha do aplicativo do banco: Em casos de falha operacional, entre em contato com o atendimento da instituição e solicite o MED.
Instabilidade no Pix
Instabilidades no sistema do Pix podem acontecer por um problema no aplicativo da instituição ou no sistema do Banco Central.
Instabilidade no aplicativo da instituição: Você pode aguardar a solução do problema (que geralmente ocorre em poucas horas), ou então, fazer o Pix através de outra instituição financeira na qual você tenha conta.
Instabilidade no sistema do Banco Central: Neste caso, o Pix não vai funcionar em nenhuma instituição. Então, não há o que fazer, a não ser aguardar o retorno do sistema. Você pode optar por realizar uma TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou um depósito por boleto, mas fique atento aos prazos de processamento e compensação.
Chave Pix não localizada
- Verifique se a chave Pix foi digitada corretamente.
- Confirme se a chave Pix está mesmo cadastrada.
- Verifique se escolheu o tipo de chave correta.
No app do Nubank há um campo único para informar a chave do destinatário, o que facilita bastante. Ao digitar uma chave incorreta, o app do Nu vai solicitar que você confirme se os dados estão corretos.
Em outros aplicativos, pode ser preciso primeiro informar o tipo de chave, se é CPF, celular, e-mail ou chave aleatória. Nestes casos, ao escolher um tipo e informar uma chave de um tipo diferente, pode ser apresentado o erro “Chave Pix não localizada”.
Pix em processamento
Isso pode ocorrer por instabilidade no sistema do Banco Central, problemas na internet ou lentidão do aplicativo do seu banco.
- Verifique se os dados da transação estão corretos.
- Verifique a sua conexão com a internet.
- Experimente fechar e abrir novamente o aplicativo do banco.
- Tente reiniciar o seu aparelho.
- Se nada funcionar, contate o atendimento da sua instituição.
E aí, você já passou por algum desses problemas ao fazer ou receber um Pix? Conta pra gente aqui nos comentários.
Veja mais: Pix no Nubank