Problema com o Pix, e agora?

Vai um Pix aí?

O Pix já é o meio de pagamento mais usado pela população brasileira, representando mais de 90% de todas as operações bancárias, de acordo com a Febraban. Mas, e quando ocorre um problema, o que pode ser feito?

Problemas com o Pix: quais são e o que fazer

Fez uma transferência para a chave errada? O Pix não caiu? Recebeu um Pix por engano? Calma, vamos ver algumas situações e o que você pode fazer em cada uma delas.

Fiz um Pix errado, e agora?

Caso, por engano, você tenha enviado um Pix para a chave errada ou tenha transferido um valor acima do que pretendia, saiba que essa transação não pode ser revertida por você. Então, o que fazer?

  • Entre em contato diretamente com a pessoa que recebeu o Pix e peça que ela use a função “Devolver valor” para fazer o reembolso para você.

    Se você não conhece a pessoa que recebeu o Pix errado, ainda é possível tentar identificá-la por meio da própria chave Pix. Você pode usar essa informação para entrar em contato e solicitar a devolução.

    Caso a pessoa se negue a devolver o dinheiro, faça um Boletim de Ocorrência e acione um advogado. Lembre-se de ter provas de que o Pix foi feito por engano e que houve apropriação não autorizada, como capturas de telas, registros da transação e até conversas por mensagens com a pessoa que se recusou a devolver o seu dinheiro.

    Se você enviou um Pix para uma chave aleatória, será impossível fazer a identificação do recebedor por meio dela. Nesse caso, sua última alternativa é entrar em contato com a instituição na qual a chave do beneficiário está cadastrada e informar o seu problema. Peça que o banco faça o contato com o destinatário, mas lembre que a instituição não pode conceder a você as informações de outros clientes pois isso seria uma violação do direito de privacidade. Assim, existe a chance real de você não recuperar o valor da transação.

Pix agendado: Se o Pix errado tiver sido feito na modalidade de “Pix agendado”, basta cancelar o agendamento no aplicativo do seu banco. No app do Nubank:

  • Clique em Conta;
  • Na lista, procure pela transação agendada. Deve aparecer como “Transferência programada”;
  • Na parte de baixo, clique em Precisa cancelar o agendamento?;
  • Confirme o cancelamento, clicando em Sim.

:warning: Importante: Na hora de fazer um Pix, preste bastante atenção ao informar os dados no aplicativo. Confirme se a chave Pix está correta e verifique o valor. Se tiver dúvidas, solicite ao destinatário que confirme os dados (chave Pix, nome e conta).

Fui enganado e fiz um Pix para o golpista

Para casos de golpes, fraudes ou falhas operacionais envolvendo o Pix, o Banco Central criou o sistema chamado de MED - Mecanismo Especial de Devolução do Pix, como uma forma de solicitar uma análise para o estorno da transferência.

Quando o golpe for confirmado, e houver saldo na conta do golpista, o valor (total ou parcial) é devolvido para a conta de quem fez o Pix, e a pessoa que recebeu a transação fraudulenta recebe uma notificação.

Para solicitar o MED, é só entrar em contato com o atendimento do seu banco. Clique aqui para ver os contatos oficiais do atendimento do Nubank.

Outros problemas relacionados com o Pix

Recebi um Pix por engano

Neste caso, basta devolver o valor ao remetente através do próprio aplicativo do banco. No app do Nubank:

  • Clique em Conta ⇒ Selecione a Transferência recebida;
  • Se estiver dentro do prazo permitido para reembolso, na parte de baixo, você verá a data limite para devolver o valor recebido por engano;
  • Clique em Precisa fazer um reembolso?;
  • Informe o valor a ser devolvido e clique na setinha para continuar. Se estiver tudo certo, clique em Revisar. Daí, conclua o processo clicando em Reembolsar.

:warning: Importante: O ato de não devolver um Pix recebido por engano pode ser interpretado como apropriação indébita. O correto é, independente do valor, realizar a devolução imediatamente. Conheça um cliente do Nubank que fez isso ao receber um Pix de R$ 300 mil por engano na sua conta.

O Pix está demorando para cair

Essa demora pode acontecer por causa de instabilidade no sistema do Pix ou no sistema do seu banco.

  • Verifique se a chave Pix está correta;
  • Se os dados da transação estiverem corretos, aguarde alguns minutos;
  • Se após isso o dinheiro não for depositado na conta do destinatário, em posse do comprovante, entre em contato com a instituição.
Pix duplicado

Se foi feito por engano: Veja os passos que você pode dar no subtítulo “Fiz um Pix errado, e agora?”

Se foi uma falha do aplicativo do banco: Em casos de falha operacional, entre em contato com o atendimento da instituição e solicite o MED.

Instabilidade no Pix

Instabilidades no sistema do Pix podem acontecer por um problema no aplicativo da instituição ou no sistema do Banco Central.

Instabilidade no aplicativo da instituição: Você pode aguardar a solução do problema (que geralmente ocorre em poucas horas), ou então, fazer o Pix através de outra instituição financeira na qual você tenha conta.

Instabilidade no sistema do Banco Central: Neste caso, o Pix não vai funcionar em nenhuma instituição. Então, não há o que fazer, a não ser aguardar o retorno do sistema. Você pode optar por realizar uma TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou um depósito por boleto, mas fique atento aos prazos de processamento e compensação.

Chave Pix não localizada
  • Verifique se a chave Pix foi digitada corretamente.
  • Confirme se a chave Pix está mesmo cadastrada.
  • Verifique se escolheu o tipo de chave correta.

    No app do Nubank há um campo único para informar a chave do destinatário, o que facilita bastante. Ao digitar uma chave incorreta, o app do Nu vai solicitar que você confirme se os dados estão corretos.

    Em outros aplicativos, pode ser preciso primeiro informar o tipo de chave, se é CPF, celular, e-mail ou chave aleatória. Nestes casos, ao escolher um tipo e informar uma chave de um tipo diferente, pode ser apresentado o erro “Chave Pix não localizada”.
Pix em processamento

Isso pode ocorrer por instabilidade no sistema do Banco Central, problemas na internet ou lentidão do aplicativo do seu banco.

  • Verifique se os dados da transação estão corretos.
  • Verifique a sua conexão com a internet.
  • Experimente fechar e abrir novamente o aplicativo do banco.
  • Tente reiniciar o seu aparelho.
  • Se nada funcionar, contate o atendimento da sua instituição.

E aí, você já passou por algum desses problemas ao fazer ou receber um Pix? Conta pra gente aqui nos comentários.

Veja mais: Pix no Nubank

27 curtidas

Excelente artigo, @MaxC. Obrigado por compartilhar.

Muitas informações valiosas nele. Inclusive para mitigar possíveis cancelamentos e bloqueios de contas.

Muito bom.

11 curtidas

Excelente tópico @MaxC

13 curtidas

Tópico de muita utilidade, parabéns! :tada:

14 curtidas

Obrigado por compartilhar conosco todas essas informações.

Excelente tópico :clap:t2::clap:t2:

12 curtidas

Ótimas informações @MaxC. Obrigado. :handshake::grin:

11 curtidas

Nunca tive problemas com o pix. :handshake::+1:

11 curtidas

E esperemos nunca ter, viu! :crossed_fingers:t4:

11 curtidas

Excelente tópico!

11 curtidas

Excelente iniciativa @MaxC , obrigado e parabéns pelo tópico!
Informações úteis.

12 curtidas

Meu amigo, nunca tive problemas com pix.

Parabéns, pelo tópico!

10 curtidas

Passei pelo tópico e não respondi. Foi mal, @MaxC :grimacing:

Nunca tive problema com Pix não. Nem nos enviados e nem nos recebidos.

Pelo menos ainda. :sweat_smile:

11 curtidas

Eu já tive problema uma vez apenas quando recebi um Pix por engano.

A pessoa enviou para a chave Pix que é meu número de celular mas no caso ela queria enviar para um número igual ao meu, com exceção do DDD. Ela deveria ter enviado para o DDD 98, mas enviou para o 88. Depois de confirmar que o valor estava mesmo na minha conta, fiz a devolução.

Após esse episódio, uma dica que sigo (não estou sugerindo, mas é o que eu faço) foi retirar o número de celular e o CPF das chaves cadastradas no Nubank, que é meu banco principal. Já vi relatos de pessoas que usam o MED indevidamente, de má-fé, e acabam ocasionando um bloqueio na conta do recebedor. No Nubank uso apenas chaves aleatórias e só faço transações com pessoas de confiança. Para todos os outros casos, utilizo contas secundárias em que não guardo grandes quantias.

10 curtidas

Boas sugestões. Vou reavaliar o uso de minhas chaves pix.
Obrigado!

11 curtidas

Ótimo tópico @MaxC !

Quem vai adorar ele também é o nosso colega @Kleber_Vieira1

:rofl::rofl::rofl:

12 curtidas

Uma dica muito boa. Vou me planejar para seguir ela, @MaxC. Valeu por compartilhar. :love_you_gesture:

12 curtidas

urubu-do-pix-e-novo-golpe-na-praca-1657379024808_v2_450x450

:joy:

11 curtidas

O-golpe-ta-ai-cai-quem-quer-1-660x330

13 curtidas

Obrigado por compartilhar essas informações, @MaxC! :handshake:

14 curtidas

Ótimas dicas @MaxC!! :clap: :clap:

Que eu lembro, o pix em processamento e pix duplicado foram os únicos.

Horrível ficar tentando fazer o pix e não conseguir concluir por algumas das razões descritas :point_up_2:
Já o pix duplicado, foi resultado da falha no processamento do pix , várias tentativas seguidas resultou no pagamento realizado duas vezes, mas entrei em contato com a loja e devolveram o valor.

Sempre vejo situações de pix por engano, pq infelizmente as pessoas não atentam em conferir se os dados do destinatário estão corretos e fazem tudo no automático.

11 curtidas