Problema de rentabilidade na função "Dinheiro separado"

Após quase 1 ano usando a função “Dinheiro separado” notei um problema que me gerou perda de rentabilidade. Com esta função, o dinheiro não fica realmente separado do saldo, pois os depósitos são compartilhados com a conta corrente normal.

Exemplificando:
No início do ano, deixei no “Dinheiro separado” uma certa quantia para ir acompanhando os rendimentos mensais. Em alguns meses o rendimento ficava abaixo do esperado, mas só agora que percebi o que realmente acontecia, pois a rentabilidade de outubro ficou MUITO abaixo do esperado. Em outubro precisei resgatar 40k de uma caixinha, sendo que após o resgate já fiz um pix, sem mexer no saldo do “Dinheiro separado”.

Como os depósitos da conta corrente e do “Dinheiro separado” são compartilhados, o pix enviado consumiu o depósito mais antigo da conta, fazendo com que não tivesse a rentabilidade do mês dos 40k que deveriam estar separados (o rendimento não é diário, é a cada 30 dias).

Portanto, quem usa o “Dinheiro separado” como reserva de emergência tome cuidado. De preferência utilize as caixinhas.

2 curtidas

Olá @RenatoTH bom dia e boas vindas a comunidade.

É exatamente assim que funciona.
O “Dinheiro separado” é só um rotulo de uma parte do valor do seu saldo em conta, mas eles tão juntos no mesmo investimento, passando só ter rendimento após 31 dias do aporte inicial.

Para ter a rentabilidade desde o primeiro dia é recomendado usar as caixinhas.

17 curtidas

@RenatoTH Eu particularmente deixo o dinheiro que não estou usando na caixinha de emergência porque posso tirar a qualquer momento que precisar, e rende um pouquinho :slight_smile:

16 curtidas

Eu também! Meu saldo da conta é zero e quando preciso pagar no débito ou fazer um pix resgato da caixinha de emergência que tem resgate 24/7 instantâneo.

Seria bom ter resgate automático nessa caixinha, não acham? Assim pouparia o trabalho de ter de transferir para a conta cada vez que precisar usar.

14 curtidas

Concordo. Apesar de achar que o banco poderia manter o funcionamento de antigamente: dar os 100% do CDI com liquidez diária (sem esperar os 30 dias) direto na conta corrente, e então usar as caixinhas para realmente isolar o dinheiro.

4 curtidas

Sim, eu gostava do rendimento diári da conta corrente, tanto é que deixava um dinheiro lá para as movimentações do dia a dia. Quando parou de render diário que passei a usar a caixinha de emergência como se fosse minha “conta corrente”, só que tendo que resgatar manualmente quando necessário.

6 curtidas

Estou fazendo desta forma seguindo a mesma estratégia,

Sim, me vejo agendando compromissos ao longo dos meses e resgates programados para acontecer os débitos.

1 curtida

Sim! era bem melhor antes… e por isso que acabei deixando a grana separada lá desde esta época. Na caixinha vc não tem liquidez imediata. Se precisar da grana no feriado ou fim de semana, a grana não vai cair na hora.

A conta/porquinho perdeu muito de seus atrativos no lançamento das caixinhas. Usá-las infelizmente é praticamente obrigatório, algo que deveria ser opcional. O resgate automático não trará os dias de glória novamente, mas é um passo seguro nessa direção.

Salvo engano, na caixinha Reserva de Emergência cai sim, mesmo em feriados e finais de semana. Acho que isso se aplica apenas à mencionada caixinha. De qualquer forma, é bom verificar no app no momento da aplicação, já que eventualmente essas regras podem mudar, né?

Infelizmente foi pela mudança das Caixinhas, na época criticamos bastante mas não teve o que fazer, é usar elas para ter essa separação novamente.

1 curtida