Fiz duas compras de CDB com vencimento pra 2029, mas precisei fazer o resgate antecipado, só q já faz um tempo e o dinheiro não caiu em conta ainda. Qual seria o prazo ideal para cair em conta?
Seja bem-vindo a Comunidade de Clientes do NU.
Dê uma lida na Ajuda do App, na aba de Investimentos com o título “Entenda como funciona o resgate antecipado”
Olá. Se desejar ler está na mão.
Como funciona o Resgate Antecipado de um CDB
O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um investimento em que o investidor empresta dinheiro para um banco com o objetivo de receber rendimentos (juros) ao final do período escolhido.
Quando você faz o resgate antecipado, o valor que você recebe pode ser menor do que o esperado, pois a instituição financeira que emitiu seu CDB não teve tempo de investir seu dinheiro por tempo suficiente.
Por isso, antes de efetuar o resgate antes do vencimento, é importante avaliar cuidadosamente as condições e os custos por antecipar o resgate.
A simulação do resgate antecipado pode ser feita 2 dias úteis após a efetivação da sua aplicação. Para isso, basta seguir os passos:
Na tela inicial, selecione o cifrão ($) e em seguida a opção Investimentos;
Logo após, escolha a opção Renda Fixa;
Em seguida, selecione o CDB que deseja resgatar;
Na tela de detalhes, escolha a opção Resgate antecipado;
Se concordar com o valor e com as condições, clique em Resgatar agora.
Vale lembrar que o resgate antecipado não é garantido e está sujeito a condições de mercado.
Depois de resgatar, em quanto tempo o valor fica disponível?
Em até 1 dia útil o valor estará disponível dentro de Investimentos > Consultar saldo.
Caramba o que se foi fazer num cdb 2029:rofl:,teria que ser uma grana que jamais precisaria
Por grana alta e ficar sem reserva boa disponível e arriscado
Mesmo tendo reserva de emergência; aporte em CDI com liquidez imediata etc… ainda assim, a parcela de investimento a médio prazo, não deixo passar de 2 anos de prazo.
CDB 2026, 2029, etc, refere-se ao Vencimento do Certificado e não a Liquidez e, dependendo da entidade financeira, o resgate pode ser imediato.
2 anos é curto prazo.
Isso mesmo, via de regra é curto prazo. Me expressei errado escrevendo médio prazo. Obrigado pela observação.
Foca na reserva de emergência antes de investir. Se não, você perde mais dinheiro do que faz
Os que eu vi e so no vencimento,as vezes tendo a opcao de resgate antecipado sim ,cada local tem suas regras.
Ja vi tbm no BMG que sao de varios anos o cdb e juros semestrais
Entao nao ha uma regra absoluta
É isso.
O BMG tem CDB Pré e DI com juros mensais.
Semestral tbm vi,
Cada 6 meses o que rendeu,volta no saldo da conta
Eu sem querer coloquei 6 reais na caixinha planejada e eu queria retirar meu dinheiro, está lá a um tempo já. Percebi agora que só irá poder fazer o resgate em janeiro de 2026. Alguém poderia me ajudar em questão a isso?
Eita… Eu acredito que não tem como resgatar ativos prefixados como RDB planejado com vencimento 2026.
Mas, vale a tentativa pelo atendimento do Nubank. Quem sabe consegue resgatar o valor investido!
Não sei se funciona da mesma forma, mas já precisei fazer um resgate de um CDB antes do vencimento. Consegui. Mas, perdi todo o rendimento e ainda recebi um valor ligeiramente menos que o capital investido. Resumo: tomei prejuízo.
Por isso é importante atentar para os critérios do investimento e considerar a possibilidade de situações emergenciais.
Meu caro @mladeira, esse post não é uma critica, vez que evento semelhante já ocorreu comigo, trata-se de um alerta para quem está começando.