Problemas de pagamento em máquinas Pagseguro

(Caso seja em outro post, por favor solicito mesclar ao ideal)

Há um tempinho venho enfrentando problema de pagamento por aproximação tanto no Nubank como no Inter nas máquinas Pagseguro do UOL. Ao aproximar, tanto pelo próprio contactless como pelo Google Pay, acusa ‘operação não permitida’ na máquina, me obrigando ter de pagar pelo método convencional, que é inserir o cartão físico.

Já tentei contato até mesmo com o UOL, que ‘chutou pra escanteio’ a responsabilidade (mesmo identificando as lojas, com devido CNPJ). Como uma segunda linha, pra tentar achar onde é a origem do problema, notei que esse problema ocorre especificamente com a bandeira Maestro, que é a usada tanto pelo Nubank como pelo Inter. Pela própria bandeira da Credicard assim como Visa, consigo pagar normalmente por aproximação.

Mais alguém enfrentou pagamento por aproximação nessas máquinas, com o cartão do Nubank e todos os demais que sejam da bandeira Maestro? Esse erro de pagamento por aproximação apenas ocorre, repetindo, nas máquinas ‘Pagseguro’, já que nas demais consigo pagar normalmente.

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Pelo menos nas maquininhas antigas o Maestro era usado para pagamentos na função débito dos cartões Mastercard. Para pagamentos no crédito o logista deve selecionar a opção Mastercard.

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Ainda não enfrentei isso…

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Sinceramente @Richard_Benetti, eu já usei tanto aqui na minha cidade como na cidade vizinha e não tive problema nenhum em usar o pagamento por aproximação, foi de boa.

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Ultimamente eu também não tenho tido problemas com essas máquinas no pagamento por aproximação.

Mas há algum tempo atrás volta e meia dava erro e eu tinha que inserir o cartão mesmo.

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Olá @Richard_Benetti !

Eu enfrentei um problema com as maquininhas do PagSeguro e o contactless, não usando o Google Pay e sim o próprio cartão.

Fiz o pedido de uma pizza e ao passar o cartão na forma de crédito no valor de R$25, tudo ok.

Porém meia hora depois pedimos novamente, e ao tentar pagar na mesma maquininha, a compra não passava por contactless, tentamos mudar o valor acrescentando centavos, e também não foi possível.

Como no aplicativo do Nubank não reportava nenhuma tentativa de compra, me confirmou que o bloqueio veio pelo Pagseguro.

Foi necessário inserir o cartão e digitar a senha para que o pagamento fosse processado.

Não sei se era uma limitação da maquininha em aceitar duas compras seguidas em um mesmo cartão pelo contactless, mas na tela mostrava um erro genérico.

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Parando para pensar, lembrei que também passei por esse problema com as máquinas do PagSeguro em estabelecimentos diferentes.

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Foi exatamente esse erro que deu aqui, tanto pelo contactless do Nubank como pela aproximação do Inter (tanto pelo Samsung Pay como Google Pay), já que ambos usam a Maestro - e não o Credicard ‘puro’. Tanto que pelo Credicard Zero, eu consigo pagar sem problemas tanto pelo contactless como pelos aplicativos.

O problema é que nem a Credicard e nem a Pagseguro (UOL) dão um parecer sobre isso. Eu tentei falar também com o Banco Inter, e ficou por isso mesmo.

Peço, por favor, se o Nubank puder entrar no circuito seria uma boa pra ser uma ‘via de solução’ pra isso.

Não consegui entender essa parte acima amigo. Como assim “Credicard Puro”?

Qual a diferença dos cartões do Nubank, Inter e Credicard?

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Para mostrar, esses dois são do Nubank e Inter:
cartoes

Sendo que o Credicard Zero não usa nenhuma ‘bandeira’ adicional, sendo da própria Credicard:
credicard

Os dois que estão aí como Cirrus (identifica na hora do pagamento como Maestro) dão erro por aproximação na Pagseguro, e o Credicard - como falei ‘Credicard puro’, ou seja, sem nenhuma outra bandeira - eu consigo pagar normalmente, seja por contactless seja pelos aplicativos Samsung Pay e Google Pay

O fato de ter a bandeira Cirrus não deveria influenciar. A Cirrus é uma rede interbancária de caixas eletrônicos que permitem que os cartões credenciados possam realizar saques em espécie. Aparentemente isso nada tem a ver com a função débito que é representada pela bandeira Maestro.

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Pois é. A certeza é que não sei mais a quem recorrer, já que desde outubro vem ocorrendo esse problema. Lembro que quando o Inter voltou a liberar cadastro no Samsung Pay e em seguida no Google Pay, no começo de 2020, eu usava normalmente - no Nubank, igualmente sem problemas pelo contactless.

Foi especificamente a partir do começo de outubro/2020 que começou ocorrer isso.

Entendi @Richard_Benetti, obrigado pelo retorno.

Mas eu compartilho da opinião do @marcos_yi e também acho que esse fato não deva influenciar nas compras realizadas no débito.

Mas realmente esse problema apresentado é bem estranho. :slightly_frowning_face:

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A solução tem que partir do Pagseguro, infelizmente a má implementação parte deles, o máximo que você pode fazer é procurar a Ouvidoria, em casos assim o analista deles pode verificar internamente.

Já teve casos anteriormente que a maquininha não aceitava Nubank, nem mesmo inserindo o cartão, foi necessário a troca pelo estabelecimento, lembro de ter lido isso no Reclame AQUI.

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