Constantemente vemos relatos de usuários que recebem atualizações, seja em interfaces, seja em produtos. Isso é Woow!
Porém, do outro lado da margem do rio roxo, alguns usuários não são contemplados com novas funcionalidades ao mesmo tempo, mesmo estando com o app atualizado.
Atualmente, é possível afirmar que não basta ser inscrito no Programa Beta da Apple Store ou Play Store para receber, de primeira mão, as atualizações do nosso amado roxinho.
Essa realidade leva a acreditar que o Nubank está trabalhando com atualizações faseadas via servidor, independentemente da existência do Programa Beta. Isto é, o Programa Beta não é mais critério de seleção para “testadores” das atualizações do app Nubank.
Então, qual a finalidade do Programa Beta hoje? Será que o próximo passo do Nubank é remover o Programa de teste beta? Estaria o Nubank nos incentivando a intensificar nossa experiência com o app?
Mas, e você, o que acha? Você gosta de experimentar as atualizações do Nubank? Você fica ansioso quando surge um produto novo aqui no mundo roxo?
Como as novidades acabam sendo distribuídas para grupos pré-definidos de clientes, não faz diferença alguma participar ou não do programa beta das lojas de aplicativo.
Sim, as novidades são liberadas “por lá”, independente da participação no programa beta.
Creio que com a criação de grupos para testadores aqui na Comunidade, esse beta das lojas de aplicativos deva ter cada vez menos relevância.
Eu mesmo não sou e acabo nem recomendando que o pessoal seja beta, tendo em vista a atual forma de liberação de novidades adotada pela empresa.
Há um tempo atrás vi por aqui mesmo na Nucommunity que agora o Nubank tem feito testes via servidor tipo A/B para testes de novos produtos e interface.
. Creio que o Nubank deva remover o seu programa de testes da Play Store em breve, devido a essa nova abordagem de testagem e lançamento de novas funcionalidades.
. Infelizmente a maioria das empresas de tecnologia agora estão trabalhando com testes e implementações via A/B, testando várias telas e vários novos recursos e produtos para um grupo limitado primeiro, com alcance maior caso a nova funcionalidade em questão seja aceita pelo público. No ponto de vista empresarial isso realmente funciona porque assim eles podem recolher os feedbacks e fazer ajustes pontuais antes da liberação para um grupo maior de usuários. Porém infelizmente para os usuários isso é ruim, porque fazemos uso do mesmo aplicativo, porém com funcionalidades diferentes para cada usuário.
Como havia discutido lá no meu tópico, fico muito ansioso por lançamentos de novos produtos aqui no mundo roxo.
Creio que essa nova abordagem de testagem seja mais eficaz no ponto de vista operacional e empresarial do que uma testagem via programa de testes onde a maioria que entre no programa de testes nem sabe realmente como ele funciona, causando tantos bugs que um usuário comum pode nem perceber que aderiu ao programa de testes sem querer.
Mas também concordo com você amigo que isso é muito ruim e que novas funcionalidades ficam limitadas a um grupo específico de clientes antes de serem lançadas para todo mundo.
Verdade, @endydealmeida!
Eu mesmo gosto muito de testar novas funcionalidades! Gosto dessa emoção de revoluções. rsrs
Eu até entrei no programa beta da loja de aplicativos do meu celular, mas cancelei a inscrição logo que entendi a lógica aqui citada. Gostaria de ser um testador das novidades nubank. KKKKK Sempre sou o último a receber as atualizações!
Super concordo com seu pensamento, @RafaelH!
De fato, pelo viés empresarial, a modalidade é bem mais acertada! O resultado obtido por esse meio de testagem, parece mesmo ser mais eficaz. Uma vez mesmo observei no card rendimentos uma opção de dar um feedback sobre uma atualização que fizeram. Foi até interessante a sensação de poder contribuir com minha opinião.
Mas, pensando pelo nosso viés, de clientes… é até constrangedor não poder optar por ser um testador de novas funcionalidades. Eu costumo dizer que sou o último a receber as atualizações, apesar do app está atualizado. Eu nem recebi a atualização da interface da conta e hoje já saiu a nova função usando a carteira Google Pay. Não recebi nenhuma dessas novidades ainda!
Mas, segue o bile…
A maioria das empresas têm adotado essa nova forma de testagem de novos recursos e funcionalidades. Infelizmente existem muitos clientes leigos que acabam aderindo ao programa de testes sem nem perceber e acabam por experênciar muitos bugs e problemas com o aplicativo, mal sabendo eles que estão utilizando uma versão de testes.
Com essa testagem de produtos via A/B uma empresa têm um controle maior com o número de usuários que estão testando um determinado produto e assim pode colher feedbacks e fazer ajustes e melhorias antes da liberação final, o que do ponto de vista empresarial é muito melhor do que simplesmente uma programa de testes com uma quantidade maior de usuários aderindo ao programa para experênciar novas funcionalidades e recursos antes de todos sem controle de quantos e quais pessoas estão utilizando a versão Beta do aplicativo.
Também super concordo com você que para nós clientes esse recurso não é tão bom, realmente, agora mesmo como, você mesmo sabe tenho a nova interface da conta e apesar do meu app também estar atualizado, com o lançamento da integração do Nubank com o Google Pay ontem, não tenho acesso a esse novo recurso ainda infelizmente . A única solução é aguardar a liberação gradual e lenta para que se caso ocorra algum problema ou bug, dê tempo de lançar uma correção antes do lançamento em massa.
Creio que daqui pra frente todas as empresas de tecnologia irão utilizar esse modelo de testagem A/B pela facilidade e pelo controle maior de usuários utilizando o novo recurso em questão, bem como com a solução mais rápida e acertada para correção de erros e problemas. Infelizmente!