Proventos

Bom dia! Sou nova por aqui e muito crua com relação a investimentos, principalmente ao recebimento dos proventos. Vejo minhas ações todas verdinhas, o que entendo como saldo, mas não sei como reaplicar esses proventos. Apesar de aparecer valores significativos, quando acesso a conta da Nuinvest só aparece centavos para transferir, cujo valor é vetada a transferência. Já entrei em conta, mas somente a IA artificial tenta me responder, sem nada me dizer. Podem me ajudar?

1 curtida

Boa tarde @Marilena_Freitas!
O valor verde significa rendimento, mas eles só podem ser sacados caso você venda as ações. Por isso que o valor para transferência está mais baixo.

18 curtidas

Acho que você deve estar confundindo rendimentos com proventos, dê uma olhadinha:
:point_down::point_down::point_down::point_down:

14 curtidas

Olá, @Marilena_Freitas. Seja bem-vinda à nossa Comunidade!

Como você está começando, vale dar uma conferida neste tópico:

E também nesta publicação:
Como investir na Bolsa: guia completo - Fala, Nubank

Como os colegas já apontaram é importante reconhecer a diferença entre valorização da ação, e dos proventos pagos.

O que o aplicativo mostra, a princípio, é a valorização das suas ações que, de modo geral, é a quantidade de ações que você tem multiplicada pelo valor mais recente de negociação daquela ação na bolsa, tudo isso menos o quanto você desembolsou na compra dessas ações. Isso não representa um dinheiro que você tem disponível, para isso você precisaria vender essas ações, e o dinheiro dessa negociação leva dois dias úteis para cair na sua conta da NuInvest, é o prazo normal da liquidação da operação de venda.

Já os proventos são pagamentos que as empresas fazem aos seus acionistas em algumas situações eventuais, sendo os mais comuns os pagamentos de Dividendos e de Juros Sobre Capital Próprio (JCP). O aplicativo do Nubank também mostra proventos, se houver, quando você vai clicando nas ações para exibir mais detalhes, chegando até o ponto de exibir todo o histórico de proventos recebidos com aquela ação, inclusive as datas de cada pagamento. Já no aplicativo da NuInvest, para ver os proventos recebidos tem um botão “Proventos” logo na primeira tela, ou você acessa pelo caminho Mais → Extrato e relatórios → Proventos.

Com relação a esse ponto do contato, é comum a gente receber uma primeira resposta dada pela IA, que já resolve as dúvidas de muita gente e alivia a carga sobre a equipe de atendimento. Quando essa resposta dada pela IA não resolve, normalmente basta continuar a conversa que um atendente humano assume o atendimento.

Boa sorte e bons investimentos!

10 curtidas

Marilena,
Você está confundindo o histórico de proventos recebidos com seu saldo na NuInvest. De fato essa visualização está falha, precisa ser refeita.

5 curtidas

Pois, vejo tudo verdinho, uma porrada de proventos e quando abra conta da nuinvest só tem centavos.

2 curtidas

Será que aqueles valores é apenas para deixar a gente alegre? Tipo, enganar o besta.

3 curtidas

@Marilena_Freitas, se você está falando, mesmo, de proventos, confirme as datas em que esses proventos foram pagos. Existe a possibilidade de você já ter reinvestido esses proventos sem ter percebido?

Você consegue ver toda a movimentação na sua conta NuInvest acessando o extrato da NuInvest.

Pelo app da NuInvest:
Mais → Extrato e relatórios → Extrato

Pela web, portal NuInvest:
Mais → Relatórios → Extrato

Veja se assim você consegue elucidar o que pode ter acontecido.

6 curtidas

Vou verificar e te aviso

4 curtidas

Parabéns por entrar nesse mundo de investimentos.

Se me permite dar um aviso para você que está começando, cuidado com os influencers e casas de análise. Procure conhecimento antes de fazer um investimento, a maioria das “dicas” que recebemos na verdade estão cheias de viés ou com um objetivo que parece ser igual o seu, mas na verdade não é.

Sucesso, abraço!

6 curtidas