Q&A Assistente de Pagamentos

Olá, comunidade. Tudo bem por aí? :purple_heart:

Vamos acompanhar a interação de vocês e acrescentar novas dúvidas de forma gradual. Não deixem de perguntar!

1. Como faço para cadastrar uma conta minha no Débito Automático do Nubank?

Para colocar uma conta em Débito Automático na conta do Nubank, você só precisa seguir esses passos:

  1. Acessar a área ““Assistente de Pagamentos”” na tela inicial do app e clicar no botão roxo com o símbolo “”+“”;

  2. Selecionar a opção ““Pagamento”” e a categoria do serviço que você deseja cadastrar;

  3. Informar a empresa que fornece este serviço para você por meio da lista ou da caixa de busca;

  4. Selecionar a opção ““Colocar em Débito Automático”” e informar o código deste Débito Automático (que você encontra na fatura/conta que deseja cadastrar);

  5. Revisar as informações e clicar em confirmar, ler o termo de aceite e confirmar com a sua senha de 4 dígitos.

Prontinho! Um e-mail será enviado quando o cadastro for confirmado pela empresa.

2. Tive um problema para finalizar o cadastro da conta. O que aconteceu?

O cadastro incorreto da conta pode ter causado isso.

Verifique se você:

  • Selecionou o prestador de serviços correto (alguns prestadores de serviço possuem mais de um nome no momento do cadastro)
  • Inseriu corretamente o código de Débito Automático (o código do Débito Automático é diferente do código de barras da conta. Ele normalmente pode ser identificado no canto superior da conta, mas infelizmente não existe uma regra, varia de acordo com o prestador de serviços. Caso não localize o número, entre em contato diretamente com a empresa)

3. Posso cadastrar o Débito Automático usando o boleto da conta?

Para cadastrar um Débito Automático, você só precisa informar o código de Débito Automático, que pode ser encontrado na fatura de serviço da sua conta. Caso você não encontre este código em sua fatura, poderá entrar em contato com o prestador de serviços para que te orientem sobre como encontrá-lo. Não é possível usar o código de barras para cadastrar o Débito Automático, mas se preferir você também pode pagá-lo usando a sua conta do Nubank, escaneando o código de barras ou informando manualmente.

4. O que é o código de Débito Automático? Onde eu encontro essa informação?

O código de Débito Automático é uma sequência de números e é informado pelas empresas prestadoras de serviço nas faturas emitidas aos clientes. Você pode encontrar esse código diretamente na fatura da conta que precisa pagar ou entrando em contato com a empresa solicitando a numeração.

5. Não encontrei uma empresa na lista de pagamentos aceitos. Como faço o pagamento se não está na lista?

Temos uma longa lista de convênios dentro de todos os principais fornecedores do país, a qual é constantemente ampliada. Caso no momento não seja possível registrar seu pagamento em Débito Automático, basta ir em ““Pagar”” > ““Pagar um boleto”” para concluir seu pagamento manualmente, digitando o código ou fazendo a leitura do código de barras com a câmera.

6. A conta que cadastrei em Débito Automático ainda não foi confirmada. Quanto tempo isso demora?

O registro do seu Débito Automático pode levar até 3 dias úteis para ser confirmado e, depois desse prazo, o recebimento da primeira conta para pagamento ocorrerá de 30 à 45 dias corridos.

Isso acontece pois dependemos do envio da confirmação por parte da empresa do convênio e esse período pode variar. Mas não precisa se preocupar! Te avisaremos sobre a atualização no status do seu pagamento de forma imediata quando a empresa confirmar a conclusão, ou caso ele falhe. Também avisaremos você quando a primeira conta a ser paga em Débito Automático for recebida, a partir desta notificação passaremos a realizar todos os pagamentos automaticamente, no dia do vencimento.

Caso você precise pagar a conta que está pendente e no app mostre a informação “”Aguardando confirmação do cadastro”” ou “”Aguardando informações da conta””, será necessário efetuar o pagamento manualmente clicando em “”Pagar”” > “”Pagar um boleto”” na tela inicial do app.

7. Preciso ter saldo em conta no momento em que programar um Débito Automático?

Não é necessário que você tenha saldo em conta no momento em que realiza o cadastro de um Débito Automático, mas é importante lembrar que o pagamento somente será efetivado corretamente na data de vencimento caso você possua saldo disponível suficiente.

8. Como faço para realizar a portabilidade de um Débito Automático cadastrado em outro banco para o Nubank?

Não é possível fazer a portabilidade de um Débito Automático que você tenha cadastrado em outro banco. Para isso, é necessário cancelar o cadastro no banco atual e fazer o cadastro do Débito Automático no banco em que você deseja realizar o pagamento em questão.

9. Existe limite mínimo ou máximo de valor para o pagamento de um Débito Automático?

Não há um limite de valor mínimo ou máximo para pagamento de contas em Débito Automático pelo Nubank. O valor a ser pago será sempre o informado pela empresa beneficiária.

10. Como posso ter certeza que meu Débito Automático será feito na data correta?

O pagamento de uma conta em Débito Automático será sempre realizado na data de vencimento informada pela empresa beneficiária, desde que na data do vencimento a conta em questão esteja com o Débito Automático ativo e que você possua saldo suficiente disponível para o pagamento em sua conta do Nubank. Para confirmar se o pagamento foi feito, você pode verificar seu e-mail cadastrado no app ou acessar a área ““Assistente de Pagamentos”” na tela inicial do app. Você também poderá encontrar o pagamento acessando a tela de movimentações da sua conta.

11. O que acontece se eu não tiver saldo suficiente em conta no dia do vencimento?

Quando não há saldo suficiente em sua conta do Nubank na data do vencimento, não poderemos efetuar o seu pagamento de forma automática e ele irá falhar. Caso isso aconteça, para tentar novamente basta fazer um depósito de valor igual ou maior ao valor da conta que deseja pagar, e em seu app selecionar a opção ““Pagar”” > '“Pagar um boleto”" para concluir seu pagamento manualmente.

12. E se eu não tiver saldo suficiente somente para o pagamento de algumas contas em Débito Automático? Existe uma ordem de prioridade?

Todos os pagamentos que estiverem ativos na data de vencimento serão realizados. Caso a sua conta não possua saldo suficiente para todos eles, te avisaremos sobre quais foram bem sucedidos e quais falharam. Será necessário que você realize manualmente o pagamento daqueles que falharam.

13. Onde consigo acessar os comprovantes de pagamento dos meus débitos automáticos?

Para visualizar os comprovantes dos débitos automáticos que foram realizados pela sua conta do Nubank, você só precisa acessar o histórico de movimentações da conta e selecionar o pagamento em questão. Depois é só clicar no pagamento selecionado e você verá o comprovante com todos os dados do pagamento.

14. O que acontece se eu pagar manualmente uma conta cadastrada em Débito Automático?

Caso você pague manualmente uma conta que havia cadastrado para Débito Automático, poderá ocasionar o pagamento duplicado desta conta. Para evitar que isso ocorra, você só precisa localizar a conta na área ““Assistente de Pagamentos”” e selecionar a opção ““Desativar”” até as 23:59 (Horário de Brasília) do dia anterior ao vencimento. Dessa forma, o Débito Automático para aquele mês não será realizado. Para que o pagamento volte a ser feito automaticamente nos próximos meses será necessário realizar a ativação do Débito Automático novamente pelo app.

15. Eu posso cancelar um Débito Automático depois que ele já tiver sido efetivado?

Você poderá desativar um Débito Automático até as 23:59 (Horário de Brasília) do dia anterior à data de vencimento da conta. Para isso, você só vai precisar acessar a área Assistente de Pagamentos, selecionar o pagamento que deseja suspender e desativá-lo. A partir das 23:59 do dia anterior à data de pagamento, não será possível suspender.

16. Quais ações eu posso realizar com minhas contas em Débito Automático?

No app é possível desativar, ativar e apagar o cadastro de uma conta cadastrada em Débito Automático. Para que a ação seja concluída com sucesso, é necessário realizar o procedimento até às 23:59 (Horário de Brasília) do dia anterior à data de vencimento da conta. Caso o processo seja feito após esse horário, não conseguimos garantir que a ação passe a valer para o pagamento daquele mês.

17. Quando o Débito Automático ficará disponível para todos os clientes?

Por enquanto poucos clientes têm acesso, mas estamos trabalhando muito para que todos tenham acesso o mais breve o possível!

18. Como faço para colocar a fatura do cartão Nubank em Débito Automático?

Por enquanto não será possível pagar a fatura do cartão de forma automática, mas você pode efetuar o pagamento de forma manual utilizando o saldo da sua conta do Nubank e ter o limite de crédito do seu cartão liberado em alguns instantes.

Estamos constantemente pensando em melhorias e trazendo novas funcionalidades. Fique de olho em seu e-mail e acompanhe as novidades em nossas nossas redes sociais!

19. Minha prestadora de serviços dá desconto se eu pagar em Débito Automático. Terei esse benefício com vocês?

Algumas empresas oferecem benefícios aos clientes que utilizam essa modalidade de pagamento, como uma forma de incentivar o pagamento de contas sempre em dia. Esses benefícios dependem das políticas de cada empresa, portanto recomendamos que você verifique diretamente com a empresa que está pagando se este benefício se aplica ao Débito Automático do Nubank.

20. Qual a diferença entre Débito Automático e DDA?

Débito Automático é um serviço no qual você autoriza o Nubank a debitar o valor do pagamento de uma conta de consumo automaticamente do saldo da sua conta. DDA (Débito Direto Autorizado) é a sigla utilizada para nomear o serviço pelo qual você consegue visualizar todos os boletos atribuídos ao seu CPF, podendo autorizar o pagamento com a conta ou simplesmente acompanhar as cobranças que você recebe. O serviço de DDA ainda não está disponível para a conta do Nubank.

21. Por que o Nubank ainda não oferece DDA?

No momento ainda não temos previsão para este serviço, mas sabemos que é um ponto importante. Estamos constantemente pensando em melhorias e considerando novas funcionalidades para trazer mais conveniência e simplicidade para nossos clientes.

22. O que o Nubank tem hoje sobre pagamentos recorrentes?

O Nubank já oferece a possibilidade de pagamento recorrente em Débito Automático para boletos de convênio (por exemplo: água, luz, telefone, etc) através do ““Assistente de Pagamentos””. Também é possível pagar qualquer tipo de boleto que contenha código de barras diretamente pelo app, tocando em ““Pagar”” > ““Pagar um boleto””.

23. Quando a função de cadastrar transferências automáticas estará disponível?

Estamos constantemente pensando em melhorias e considerando novas funcionalidades para trazer mais conveniência e simplicidade para nossos clientes, mas por enquanto ainda não temos previsão para este serviço.

24. Quando a função de lembrete para o Débito Automático estará disponível?

Por enquanto não temos previsão para este serviço, mas estamos trabalhando para que seja disponibilizado o mais breve possível (e vocês serão os primeiros a saber!).

25. No site da companhia consta que o cadastro do meu débito automático está em uma instituição diferente do Nubank. O que aconteceu?
Nós contamos com correspondentes bancários para realização de débitos automáticos. Por esse motivo, pode constar o nome de outras instituições ao consultar o registro do seu débito automático com a prestadora de serviços. Mas não se preocupe! O pagamento acontecerá normalmente.

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Caramba, quanta informação! :scream: :clap:

Ansioso pra testar essa nova funcionalidade tão aguardada por aqui!

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Também estou! :tada:

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Opa, cheguei aqui e já tô sedenta de tanta informação bacana! Vamos ler tudo para poder testar e orientar direitinho o pessoal.

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Cheguei agora e ainda tô lendo todas as informações.

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Obrigado por me escolher para testar essa funcionalidade, ainda bem que o Nubank anda se atualizando, isso é algo fundamental

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Tenho interesse no débito automático da fatura do cartão de crédito Nubank.

Como essa funcionalidade não está disponível (de acordo com o post inicial) então, não. Muito obrigado.

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Testando, débito cadastrado :relaxed:

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Adorei o post, muito bem explicado (como sempre) e agradeço por ter sido escolhido :grinning_face_with_smiling_eyes: :grinning_face_with_smiling_eyes:

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Que notícia ótima :pray:

3 problemas não deixam eu fechar a minha conta no concorrente, e uma delas era essa.

Agora só falta o Nubank repensar em como é feito o aumento de limite para antigos clientes como eu.

Aí eu fecho a conta de vez no concorrente.

Bora cancelar o débito automático no concorrente e cadastrar no Nubank :heart:

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Caraca, muita informação bacana, obrigado por terem me escolhido, vou cadastrar!

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Que novidade maravilhosa!!! Já vou testar!

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Vou testar!
E vc?

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Pode me usar Nubank, estou pronto!

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Infelizmente não consegui testar, não tem na lista a empresa que faz nosso abastecimento de água em Campinas.

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Já testei a funcionalidade ! Muito bom ! Parabéns para a nova inovação

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Que bacana!! Irei testar :purple_heart:

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Aguardando para testar :thinking::sunglasses:

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Fiquei feliz com a nova funcionalidade. Depois vou ler com calma e testar.

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