Quais lições financeiras você ensina aos seus filhos?

Vamos celebrar a beleza da paternidade e o papel dos pais na educação financeira?

Ser pai é uma dessas experiências que nos desafiam e nos transformam, uma jornada que começa com a biologia, mas que se expande muito além dela.

Eu não tive pai presente desde o meu nascimento, nem o nome dele no meu RG e aprendi com a vida que a paternidade não se resume ao simples fato de gerar um filho; é uma arte, um ofício que se aprende todos os dias com pequenos gestos, com silêncios partilhados e com o amor que nasce e renasce a cada momento.

Eu sou pai, e desde o primeiro instante em que segurei meu filho nos braços, percebi que ser pai é uma escolha diária. É escolher estar presente, é escolher ouvir, é escolher amar. Durante muitos anos, estudei para ser Padre, um pai espiritual. Mas a vida me presenteou com a oportunidade de ser pai de carne e osso, de ser aquele que, todos os dias, aprende e ensina, que erra e acerta, mas que sempre ama.


Além de amor e carinho, ser pai também é sobre preparar nossos filhos para o mundo. E num mundo onde as decisões financeiras fazem parte do nosso dia a dia, é nossa responsabilidade guiá-los nessa jornada de educação financeira. Com o Nubank, aprendi que ensinar sobre finanças pode ser simples, acessível e, acima de tudo, transformador. Cada conversa, cada escolha, é uma oportunidade para mostrar a importância do equilíbrio e da responsabilidade com o dinheiro.

Hoje, quero homenagear todos os pais – aqueles que, como eu, têm em seus filhos a continuidade da vida, e aqueles que, sem laços de sangue, assumem a missão de cuidar e de amar como se fossem seus. Pais que, com amor e paciência, também ensinam a importância de uma relação saudável com as finanças.

Rubem Alves dizia que ser pai é como plantar uma árvore: requer paciência, cuidado, e, acima de tudo, esperança. Esperança de que nossos filhos cresçam fortes, de que suas raízes sejam firmes, e que, um dia, possam dar frutos. E é nessa esperança que nos encontramos todos nós, pais, especialmente quando participamos ativamente na educação financeira de nossos filhos, guiando-os para um futuro de escolhas conscientes.

Te amo de muitão @oMoura :purple_heart: :purple_heart: :purple_heart: :purple_heart:

Convido você a refletir sobre a sua própria jornada. O que significa, para você, ser pai? E como você tem contribuído para a educação financeira dos seus filhos? Compartilhe suas histórias, suas fotos, e vamos juntos celebrar essa incrível aventura de amor e aprendizado que é a paternidade.

E para você, qual é a essência de ser pai? Como o Nubank tem ajudado na sua jornada de educação financeira?

Poste uma foto, compartilhe uma memória, ou simplesmente deixe uma mensagem de gratidão. Vamos fazer deste Dia dos Pais uma celebração do amor em todas as suas formas e uma homenagem àqueles que abraçam essa jornada com o coração aberto e com a mente atenta ao futuro financeiro dos seus filhos.

41 curtidas

Eu não sei ainda se consegui passar as melhores lições financeiras para minha filha mas tenho certeza que ela é o meu melhor investimento:


Conhecendo a “ativa”…

Os primeiros investimentos…

A primeira negociação…

Os primeiros dividendos…

O primeiro gráfico de bolinhas…

E outros infinitos momentos que todo pai babão se orgulha de mostrar.

23 curtidas

Que incrível tópico e homenagem! Maravilhoso ler cada palavra e cada sentimento envolvido. :purple_heart:

24 curtidas

Uau! Obrigada por compartilhar sua jornada com a gente!
Você é muito especial! Que sorte o Arthur tem! :purple_heart:

28 curtidas

Poxa @ClaudioSilvaDigital … Que depoimento sensacional!!! Me identifiquei muito com suas palavras. Obrigado por compartilhar sua história e dar ênfase nestas responsabilidades que todos os pais deveriam valorizar. Não podemos esquecer que este é o nosso verdadeiro legado. Nossos filhos são um investimento de amor e dedicacao incondicional que nos retorna muita felicidade e orgulho.
Você me inspirou a publicar minha história também. Em breve posto aqui.

21 curtidas

Ser pai é isso, é a figura que transmite o comportamento de ser o provedor da casa e o exemplo de hábitos financeiros para os filhos.

Postagem com todo o significado a respeito da paternidade.

17 curtidas

:face_holding_back_tears: :face_holding_back_tears: :face_holding_back_tears: @ClaudioSilvaDigital lindas palavras :blue_heart: Amei ver as suas fotos junto com o Arthur.

@oMoura você e seu pai são exemplos aqui pra nós. Parabéns pela amizade e parceria de vocês. :clap: :clap: :clap:

21 curtidas

Grandeee @ClaudioSilvaDigital.

Excelente homenagem aos pais!
Excelente tópico!
Excelente exemplo!
Excelente história de amor e responsabilidade com sua família!

PARABÉNS

:clap::clap::clap::sparkles::blush:

19 curtidas

Parabéns @Danielbighelini. Com certeza você vai ensinar valiosas lições a ela. :blue_heart:

19 curtidas

Sensacional… Paizão demais! :clap::clap:

A sabedoria de um bom pai, não está no conhecimento que ele carrega, mas sim, na construção dos valores familiares que ele tem ou quer construir em seu lar.

E um trabalho em conjunto com o cônjuge, construir o alicerce para os filhos (as), refutando o que aprendeu de melhor e corrigindo os erros de nossa criação na infância.

Eu já disse, e repito, tu tá fazendo um ótimo trabalho construindo esse garoto na base da educação financeira. E digo mais, convivo com crianças (5 aos 17 anos) todos os dias e o que eles não conseguem ter na escola é isso, chama-se Disciplina.

A disciplina é o respeito, e o poder de confiar a criança a outro adulto, uma troca mútua. E com ela vem o carinho em diferentes formas de amar, demonstrar amor com gestos simples como Educação financeira. Pode ser que ele ainda não veja isso ou ainda não perceba, mas lá na frente ele vai agradecer a você, pois eu sei…

Eu sei por ser filho de um pai “separado”, o quanto a dor intalado no peito é alta em transformar a próxima geração, corrigindo os erros de meus pais. Afinal, nenhum pai é perfeito, mas o mínimo que podemos fazer é ser melhores do que os antecessores, entendendo a criação, a época e tudo para aprimoramento de um pequeno grande homem um dia.

Sucesso sempre e amo conhecer sempre mais de você e sua família… :clap::clap:

:clap::clap: #melhorpaidomundo

20 curtidas

Simplesmente sensacional @ClaudioSilvaDigital!
Parabéns!

E, um Feliz Dia dos Pais a todos! (Adiantado…)

17 curtidas

Que lindo relato @ClaudioSilvaDigital e @Danielbighelini , um pai presente na vida de um filho e uma benção sem fim !
Eu perdi meu pai quando eu tinha apenas 3 anos quem assumiu esse papel foi meu Avô materno que infelizmente perdi ele também na pandemia (uma cicatriz e vazio que vai existir pra sempre) Mas todos esses anos que tive a oportunidade de aproveitar ao lado dele aprendir tantas coisas na vida sou eternamente grato a tudo que ele fez por mim.
Avô/Pai Carlos Chaves sei que está me abençoando :face_holding_back_tears::white_heart:

E a todos os papai aqui da comunidade transmito desde já um maravilhoso 2° domingo de agosto! :clap::raised_hands:

18 curtidas

Ô, @ClaudioSilvaDigital, você não quer me adotar também? rs! Que texto cheio de sentimentos! Parabéns por ser um paizão que faz a diferença. E que sorte do @oMoura por ter um grande e incrível amigo! :smiling_face_with_three_hearts: :purple_heart:

15 curtidas

Que da hora @ClaudioSilvaDigital que relato bonito :clap:

12 curtidas

Já te adotei :joy: :rofl: :joy: :rofl: só não te avisei, ainda rimou kkkkkk Obrigado man

Partilhando a vida, na vida! Só o tempo para acalmar a falta que você sente, mas ao mesmo tempo as lembranças é que nos faz continuar e acreditar que o amor sempre vence.

Seguimos juntos!!

É a alavanca dos resultados!!

Para todos biológicos ou do coração!!!

Vê-se que ele puxou a beleza da mãe, rsrsrsrs.

Que isso, nada de exemplo rsrsrs, só partilha mesmo e muito amor envolvido

:purple_heart: :purple_heart: :purple_heart: foi de e do coração!!

16 curtidas

Parabéns @ClaudioSilvaDigital pela postagem rica em conteúdo.
Que história inspiradora!

14 curtidas

Que história linda @ClaudioSilvaDigital ! :clap: Gratidão por compartilhar e parabéns pelo pai incrível q vc é!! :heart_eyes::purple_heart::clap:

13 curtidas

Que fofura! Certamente vai aprender muito com o papai sobre esse incrível universo de investimento. :purple_heart:

13 curtidas

Sua jornada é simplesmente inspiradora @ClaudioSilvaDigital ! Parabéns pela sua história, pelas suas atitudes e pelo seu filhão!

Aproveito a sua história para parabenizar todos os demais pais que estão compartilhando suas jornadas neste excelente tópico e, seguindo @LuizGSF , de forma antecipada, desejo um feliz dia dos pais a todos os pais, em especial aos pais da nossa comunidade!

10 curtidas