Quais os principais erros ao preencher o IR?

Olá, olá, comunidade! Como estão os preenchimentos de IR?

Sabemos que essa época do ano é um desafio para muitos brasileiros, e mesmo a gente fazendo nossa declaração todos os anos, ainda podemos cometer alguns erros no preenchimento, seja por falta ou excesso de informações.

Vocês sabiam que a receita recebe em média 30 milhões de declarações ao ano? E cerca de 900 mil ficaram retidas no ano de 2021 devido a preenchimentos incorretos!?

Erros são comuns, mas podem ser evitados. Achamos alguns erros super comuns que podem acontecer:

O primeiro deles é errar os números, um dígito incorreto nos rendimentos tributáveis pode levar a uma correção futura, por isso é muito importante revisar tudinho, até mesmo as vírgulas. Essa é a hora de incorporar a Nazaré pensativa e rever todos os cálculos:

Não informar a fonte pagadora também é um erro comum. Precisamos colocar o CNPJ de todas as instituições em que estivemos vinculados ao longo do ano, mesmo tendo mudado de emprego ou sendo desligado da empresa, é imprescindível fazer o pedido do informe de rendimentos ao seu antigo e atual emprego.

Omitir informações de renda, sejam elas informações bancárias ou investimentos, omitir rendimento de dependentes são coisas que não podem acontecer de forma alguma, a dica é anotar tudo o que você possui e dar aquela revisada se não está esquecendo de nada :wink:

A omissão de lucro com as ações é outro ponto que sempre é um desafio, afinal, os lucros são apurados pela bolsa todo mês, e é importante entender como é feita a declaração desses valores.

E quem aqui já sabe diferenciar PGBL e VGBL, fala: Eu! É super importante saber diferenciar esses dois produtos, afinal a sua tributação é diferente e cada um é declarado em uma ficha diferente. E para reforçar essa diferença, no blog temos um conteúdo completo, vale a leitura!

Agora, conta pra gente, vocês já cometeram algum desses erros na hora de preencher sua declaração?

  • Sim
  • Não

0 votantes

Se sim, compartilha com a gente o seu aprendizado, e se o seu erro não estiver na lista, compartilha da mesma forma, afinal, é muito bom compartilhar conhecimento, não é mesmo?

Este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Temos também um conteúdo no blog, vale dar uma conferida: Imposto de Renda 2022: respostas para as principais dúvidas - Nubank

21 curtidas

Na declaração de 2015 eu incluí um curso de idiomas nas despesas com educação. O lançamento foi recusado pelo processamento da Receita e tive que retificar a declaração.
Isso mostra também a importãncia de fazer a declaração o quanto antes, pois permite a retificação ainda dentro do prazo de envio, evitando a multa por atraso na entrega.

10 curtidas

Aqui na NuCommunity eu aprendi recentemente que dá pra ver todos os rendimentos que eu recebi pelo eCAC.

Então, depois de preencher a declaração com os informes de rendimento que eu coletei eu dou uma passadinha por lá só pra conferir os valores e checar se eu não esqueci de nada!

Exatamente! Quanto antes, melhor! :clap:

6 curtidas