Boa tarde,
Vi recentemente que uma nova lei sobre criptomoedas foi aprovada e que agora devem ser pago um imposto sobre as criptos. Isso afeta quem compra criptomoedas pelo Nubank?
Boa tarde,
Vi recentemente que uma nova lei sobre criptomoedas foi aprovada e que agora devem ser pago um imposto sobre as criptos. Isso afeta quem compra criptomoedas pelo Nubank?
Isso eu nao sei dizer. Mas vi sobre essa lei
Todos aqueles que começarem a realmente ganhar dinheiro.
Mas a lei é para rendimentos no exterior. O Nubank se encaixa?
Deve se encaixar,mas deve ser um valor alto anual,tipo uma copia do imposto sobre rendimento que ja conhecemos,28 mil por ano.
Acho que de crypto e quase igual
Entao se vc nao lucrou nem isso por ano fique tranquilo
Tá muito confuso essa lei, estou aguardando um posicionamento maior da Receita Federal, que deve fazer principalmente para o IRPF do próximo ano.
Pelo que vi irá começar a valer a partir de Janeiro com cobrança de 15% de imposto sobre vendas superiores a 30mil por mês pra quem aplica em criptos no exterior. Acho que as moedas disponíveis no Nubank não irão entrar nessa lei pois aplicamos em reais pelo app, acho que o Nubank é uma exchanges nacional
Não se aplica.
Essa lei aplica-se, somente pra quem tem cripto em exchange no exterior
A lei da receita federal para Exchange nacional (por enquanto) mantém a mesma que é: Declaração anual com 5 mil em posse (só comprou) e 35 mil reais de vendas por mês (isenção da Darf).
Em mais detalhes, expliquei mais sobre nesse post:
Boa noite,
E no caso de eu só ter comprado as criptomoedas. Eu comprei nucoins e bitcoins, eu devo pagar algum imposto só por possuir elas?
NAS EXCHANGE DO BRASIL
Se este ano de 2023 você só Comprou e não vendeu não vai emitir a DARF. Porém, vai precisar fazer a declaração anual em março de 2024, referente ao ano de 2023 (os 365 dias)
NAS EXCHANGE DO MUNDO
Se este ano de 2023 você só comprou e não vendeu não vai emitir a DARF. Porém, vai precisar fazer a declaração anual em março de 2024, referente ao ano de 2023 (os 365 dias)
Essa foi a matéria mais recente (2023) que encontrei.
Saiba mais: +imposto
Em dúvida na hora de fazer a declaração, contrate um contador…
E esse imposto de 15% sobre o lucro no exterior é pago por uma DARF emitida no mês que eu vender ou só quando eu fizer a declaração?
DARF é paga sempre no mês seguinte a venda de ativos.
Lembrando que, se teve de pagar DARF, também terá que fazer a declaração de IR no ano seguinte.
Boa noite,
Obrigado pela resposta, mas isso não responde a minha pergunta. Gostaria de saber como esse novo imposto de 15% será pago
Você emite a DARF no site do GCAP. Se não me engano o eCAC tem essa opção online do GCAP pra não precisar baixar nenhum programa atual.
Lembrando o que o colega disse acima, se emitir a DARF esse ano (2023) terá que fazer a declaração anual ano que vem (2024). Independente de qual corretora operar.
E se vender abaixo da isenção (corretoras nacionais) precisa declarar também, pois precisa apurar os ganhos de capitais (operações comuns).
Saiba mais: GCAP
Ahh… E se ajudar, no site acima tem o Pergunta pro leão pode te ajudar também. Direto da fonte.
Saiba mais: Como emitir DARF
Vejo que está com dúvidas, as mesmas que te respondi em agosto. Por isso recomendo contratar um contador .
Onde vc viu que este imposto é pago por DARF? Pois no artigo publicado da lei está escrito que ele será apurado na Declaração Anual de Ajuste.
O imposto é cobrado sobre o lucro das vendas cujos valores ultrapassarem o limite estabelecido pela Receita Federal. O pagamento do imposto segue o mesmo modelo das ações e deve ser feito por meio de DARF até o último dia útil do mês seguinte à operação.
Mais informações: https://blog.nubank.com.br/imposto-de-renda-criptomoedas-2023/
Nesse artigo realmente não informa. Mas, busquei aqui e todos da mesma lei aprovada informa que a aliquota é em cima do ganho de capital (lucro) ou seja precisa emitir a DARF (Exchange do exterior).
Deixei aqui esse post com muitas perguntas. A 19° responde essa que eu disse:
Saiba mais: Perguntas e respostas sobre declaração e Darf
Veja o detalhamento da lei:
§ 1º Os rendimentos de que trata o caput deste artigo ficarão sujeitos à incidência do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF), no ajuste anual, à alíquota de 15% (quinze por cento) sobre a parcela anual dos rendimentos, hipótese em que não será aplicada nenhuma dedução da base de cálculo.
O que significa? Que o imposto seria retido na fonte?
Significa: que esse imposto de 15%(pago), você não terá, direito de nenhum centavo(de volta). Caso, coloque gastos com saúde, ensino e etc… Para tentar recuperar, um valor, desse imposto(pago).
Conhecido como " restituição " kkk.
Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação.
@Lucas.R
A nubank sendo uma corretora nacional, se ela aderir o sistema de saques/transferências. O volume de uso dela, vai aumentar bastante.
Poderia implementar essa função (com essas mudanças, beneficiando as corretoras nacionais do brasil, muitas pessoas vão usar as corretoras brasileiras!)
@wennder.santos pensei nessa proposta, pq a corretora, com mais tecnologia, seria nubank (tendo essa função de transferência, de criptomoedas). Sendo assim, vai ter mais clientes, usando área de criptomoedas, na nubank e chegaram novos clientes!
Eu estou ansioso, por essa atualização de transferências.