Quais são as maiores dúvidas sobre o Auxílio Emergencial?

Olá comunidade mais linda desse Brasil. Como vocês estão? :purple_heart:

DIariamente nós acompanhamos os comentários e postagens da comunidade e vimos que recentemente vocês estão com bastante dúvidas sobre o Auxílio Emergencial do Governo Federal e, para ajudar vocês, pensamos em criar um tópico para tirar suas dúvidas.

Como vocês sabem, na primeira parcela, a Caixa disponibilizou o recebimento do Auxílio Emergencial para contas de outras instituições, incluindo a conta do Nubank, de forma gratuita. E com isso, muitos de nossos clientes realizaram o cadastro no aplicativo e no site oficial da Caixa

para receber o dinheiro em suas contas roxinhas.

Mas a partir de agora, a regra do envio do auxílio para outras contas mudou. No dia 15/05 a Caixa divulgou as informações sobre o pagamento da primeira parcela, para os casos que ainda estão “Em Análise” e serão aprovados, e sobre o pagamento da segunda parcela, para quem já recebeu a primeira no dia 30/04. Para mais informações, vocês podem acessar o site da caixa

Com isso, estamos atualizando essa postagem para que vocês possam ficar por dentro de como será a partir de agora para receber o Auxílio Emergencial e para tirar as dúvidas mais frequentes ao qual vocês perguntaram aqui na comunidade:

1. Quais são os novos prazos?

O pagamento da primeira parcela ocorrerá entre os dias 19/05 e 29/05, de acordo com o mês do nascimento, e os beneficiários serão os clientes que tiveram o cadastro aprovado até a data de 15/05/2020. Os clientes receberão diretamente na conta indicada no momento do cadastro. As datas do pagamento da primeira parcela são:

Quando receberão - Dia do pagamento x Mês de nascimento:

  • 19 de Maio: Janeiro
  • 20 de Maio: Fevereiro
  • 21 de Maio: Março
  • 22 de Maio: Abril
  • 23 de Maio: Maio/Junho/Julho
  • 25 de Maio: Agosto
  • 26 de Maio: Setembro
  • 27 de Maio: Outubro
  • 28 de Maio: Novembro
  • 29 de Maio: Dezembro

Já os pagamentos da segunda parcela ocorrerá em duas fases, com 3 calendários diferentes: Bolsa Família, uso digital e saques.

Os beneficiários do Bolsa Família receberão o Auxílio Emergencial a partir do dia 18 de maio e o saque já estará disponível, seguindo a ordem do número NIS.

Quando receberão - Dia do pagamento x Número do NIS

  • 18 de maio: NIS 1
  • 19 de maio: NIS 2
  • 20 de maio: NIS 3
  • 21 de maio: NIS 4
  • 22 de maio: NIS 5
  • 25 de maio: NIS 6
  • 26 de maio: NIS 7
  • 27 de maio: NIS 8
  • 28 de maio: NIS 9
  • 29 de maio: NIS 0

Para os beneficiários que não recebem o Bolsa Família, o calendário a ser seguido será referente ao mês de nascimento a partir do dia 20 de maio. Será aberto uma poupança digital da Caixa para todos os beneficiários receberem por ela. É importante ficar atento a duas datas:

1ª) A data que o dinheiro irá cair em uma conta da Caixa, que será aberta para todos, para uso digital;

2ª) A data que será possível fazer saques e transferências. Para clientes que indicaram outro banco para recebimento será na segunda data que haverá a transferência automática do saldo (restante) para a conta indicada.

As pessoas que receberam a primeira parcela depois de 30/04 precisam aguardar novo calendário, a ser divulgado pelo Ministério da Cidadania.

1ª) SEGUNDA PARCELA: USO DIGITAL

No primeiro calendário, todos os beneficiários terão uma poupança digital aberta pela Caixa para poder receber os valores, que respeitarão a ordem do mês do nascimento e os pagamentos ocorrerão a partir do dia 20 de maio.

Entretanto, os beneficiários só poderão utilizar, de forma virtual, esses valores dentro da poupança digital, como: Pagamentos de contas e boletos e fazer compras com o cartão de débito virtual (que precisará ser gerado no app da Caixa Tem).

Quando receberão - Dia do pagamento x Mês de nascimento:

  • 20 de maio: Janeiro e fevereiro
  • 21 de maio: Março e abril
  • 22 de maio: Maio e junho
  • 23 de maio: Julho e agosto
  • 25 de maio: Setembro e outubro
  • 26 de maio: Novembro e dezembro

2ª) SAQUES E TRANSFERÊNCIAS

O segundo calendário começa a partir do dia 30 de maio, também respeitando a ordem do mês de nascimento. Nesta etapa será possível sacar e transferir o benefício para outras contas. Lembrando que para os beneficiários que já cadastraram o recebimento em contas de outras instituições, essa transferência do saldo remanescente ocorrerá automaticamente.

Quando receberão - Dia do pagamento x Mês de nascimento:

  • 30 de maio: Janeiro
  • 01 de junho: Fevereiro
  • 02 de junho: Março
  • 03 de junho: Abril
  • 04 de junho: Maio
  • 05 de junho: Junho
  • 06 de junho: Julho
  • 08 de junho: Agosto
  • 09 de junho: Setembro
  • 10 de junho: Outubro
  • 12 de junho: Novembro
  • 13 de junho: Dezembro

Terceira parcela:

Nessa fase dos depósitos a utilização permanece da maneira como a segunda foi concluída: temos a fase de depósito nas conta digitais, seguidos da posterior possibilidade de saque e movimentação do saldo para outros bancos.

Calendário do depósito na conta digital:
Esse é o período em que o saldo fica disponível para o uso digital, aquela fase em que podemos pagar boletos e fazer compras com o cartão virtual:

  • Nascidos em janeiro/fevereiro: 27 de junho
  • Nascidos março/abril: 30 de junho
  • Nascidos em maio/junho: 1 de julho
  • Nascidos em julho/agosto: 2 de julho
  • Nascidos em setembro/outubro: 3 de julho
  • Nascidos em novembro/dezembro: 4 de julho

Saques e transferências:
Nessa fase do calendário o valor já pode ser sacado e utilizado para transferências interbancárias:

  • Nascidos em janeiro: 18 de julho
  • Nascidos em fevereiro: 25 de julho
  • Nascidos em março: 1 de agosto
  • Nascidos em abril: 8 de agosto
  • Nascidos em maio: 15 de agosto
  • Nascidos em junho: 29 de agosto
  • Nascidos em julho: 1 de setembro
  • Nascidos em agosto: 8 de setembro
  • Nascidos em setembro: 10 de setembro
  • Nascidos em outubro: 12 de setembro
  • Nascidos em novembro: 15 de setembro
  • Nascidos em dezembro: 19 de setembro
  1. E quanto aos recebimentos da segunda parcela em outras contas?

A Caixa irá abrir uma poupança digital para todos os beneficiários, inclusive os que já haviam cadastrado outras contas de outras instituições.

No primeiro calendário(uso virtual), não será possível realizar a transferência dos valores para outras contas. Somente a partir do segundo calendário(saques e transferências), se caso houver dinheiro em conta, que a Caixa irá fazer a transferência do restante do saldo automaticamente e sem custo para a conta originalmente cadastrada na primeira parcela. Caso não tenha sido indicada uma conta no cadastro, será possível realizar essa transferência manualmente pelo aplicativo da Caixa Tem.

3. Minha solicitação foi aprovada, mas eu não recebi meu auxílio. E agora?

Com o status aprovado, a Caixa dá início ao processo de transferência do auxílio, que acontecerá em até 3 dias úteis. Caso sua solicitação esteja dentro desse prazo, é só aguardar. E para que esse processo ocorra de forma correta, é muito importante que os dados bancários, que você digitou no cadastro, estejam corretos.

Caso você tenha digitado os dados de forma incorreta, nós não poderemos aceitar a transação e com isso precisaremos realizar as devoluções dos valores para a Caixa. Após a devolução, será preciso aguardar a atualização no aplicativo e site oficial da Caixa do pedido sobre essa devolução. Será aberto, automaticamente, uma conta poupança digital na Caixa para o recebimento desses valores devolvidos. É importante dizer que os próximos passos serão comunicados pela própria Caixa através das plataformas digitais dela.

Se caso você já finalizou o cadastro e não recebeu o auxílio e a transferência não consta como devolvida nas plataformas da Caixa, entre em contato com os nossos canais de atendimento para que nós possamos te ajudar.

4. Preenchi os dados errados, é possível alterar?

Segundo própria a Caixa, após a análise do cadastro, poderá haver duas situações:

Se caso o erro foi nos dados do titular e/ou teve o seu pedido negado, será possível realizar um novo pedido através do site e aplicativo da Caixa. Assim, será possível realizar a alteração dos dados.

Mas, caso após a confirmação e finalização do envio do cadastro o status estiver como aprovado, não é possível alterar os dados e informações da conta digitada e será aberto uma conta poupança digital da Caixa automaticamente. Então, se você digitou algum dado incorreto não se preocupe, a Caixa dará as orientações a você através das plataformas dela.

5. Meu auxílio votou para a Caixa, o que eu preciso fazer?

Para as pessoas que tiveram os seus auxílios devolvidos, dentro de alguns dias, a Caixa fará a abertura automática de uma conta poupança digital para depositar o valor devolvido a ela e, após essa abertura e depósito dos valores, você poderá fazer a transferência para a sua conta proativamente.

É importante dizer que a própria Caixa dará as orientações pela plataforma dela.

6. É possível fazer pagamento de boleto pela conta poupança digital?

Sim. Você consegue realizar pagamentos de boletos bancários com a sua conta digital da Caixa. Então você pode gerar um boleto de depósito em nosso aplicativo para poder pagar na sua poupança digital da Caixa.

É importante lembrar que é preciso de até 3 dias úteis para que um boleto seja reconhecido e o seu saldo seja atualizado em sua conta do Nubank.

7. Eu tenho o CadÚnico, como faço para receber na minha conta do Nubank?

Não é necessário estar cadastrado no CadÚnico para receber o auxílio, mas para quem já está cadastrado e cumpre os requisitos do Auxílio Emergencial, você receberá automaticamente. Com isso, não será possível indicar uma conta em outro banco para poder receber o valor.

Para saber se você possui cadastro, é só acessar o app Meu CadÚnico, do Ministério da Cidadania.

Caso tenham outras dúvidas, vocês podem acessar os nossos canais de atendimento, nos canais oficiais da Caixa como o [site] (http://www.caixa.gov.br/auxilio) ou telefone 111. E para ajudar ainda mais vocês, preparamos uma série de conteúdos em nosso blog para ajudar os nossos clientes:

Segunda parcela, o que mudou:

Calendário da segunda parcela:

Informações gerais sobre o auxílio:

Como receber na Conta do Nubank:

Passo-a-passo app e site da Caixa:

Como funciona o pagamento do auxílio:

Quem tem direito:

Dúvidas sobre andamento do sua solicitação:

38 curtidas

Muito bom tópico agora acredito que as pessoas possam tirar as dúvidas

6 curtidas

Parabéns @carolinev :rose:

Muito legal um tópico oficial do Nubank sobre esse Auxílio, que tantas dúvidas gerou nos clientes do Nubank,e a Nucommunity virou até um canal de atendimento de pessoas que nem clientes do Nubank são!

Só uma atualização:
As datas da segunda e terceira parcelas ainda não foram oficialmente divulgadas.

:metal::metal::metal::metal:

10 curtidas

É bom lembrar, que até quem digitou os dados corretamente, teve problemas com a CAIXA, as pessoas em que o CPF começa com “0”, no início do auxílio a caixa retirou o “0” e mandou o CPF incorreto para o Nubank e outros bancos, causando uma confusão, de toda forma, o valor volta e é criada a Conta Poupança Digital.

13 curtidas

:interrobang:

Tendi essa não… Publicar um post no dia 06 de maio dizendo que a 2a parcela “será” depositada de 27 a 30 de abril? Esse copiar-e-colar ainda vai detonar muita gente…

Essas datas citadas aí em cima já foram mudadas umas duas vezes, e hoje consta no site da Caixa:

datas

Ou seja, nem eles sabem a data da 2a parcela, que teoricamente será em maio.

6 curtidas

Pelo que pelas fontes oficiais do governo, a segunda parcela não foi paga! e sim o prazo da primeira parcela foi prorrogado!!! segundo o governo a segunda parcela ainda não tem uma data para ser paga! o presidente da Caixa disse que ela será paga por nas proximas semanas do mês de maio!!! @carolinev

6 curtidas

Então, @carolinev, até onde eu sei, os pagamentos das segundas e terceiras parcelas ainda não têm datas oficiais, pelo menos foi o que andei lendo até hoje. Seria bom dar uma revisada nas informações, senão vai ser outra enxorrada de dúvidas.

4 curtidas

Oi @tower, tudo bem?

Muito obrigada pela participação aqui no tópico. Nós acompanhamos todas as atualizações frequentes no FAQ da Caixa e lá informava, e ainda informa, que as datas do pagamento da segunta e terceira parcela seriam em abril.
Mas como está tendo uma mudança frequente nas informações da caixa, mudamos a nossa comunicação na postagem.

Gratidão pela a ajuda.
Um grande abraço.

13 curtidas

Há um mês me cadastrava no auxílio emergencial; e há um mês estou em análise. A primeira vez não sei o porquê de não ter dado; a segunda, pelo fato do Meu CPF que inicia em 0 e o bug do app lá que deleta esse 0.

Feliz um mês de análise a todos os atingidos!

4 curtidas

Por favor alguém sabe o que quer dizer
SQLCODE: 0 EIBRESP: CÓDIGO: 12

4 curtidas

:thinking::thinking::thinking:

2 curtidas

Que estranho…

3 curtidas

“SQL” provavelmente está relacionado a um erro de banco de dados.
“EIBRESP” é um código de resposta relacionado a mainframes.

Ou seja, os dois erros estão relacionados aos sistemas da Caixa.

4 curtidas

depósito por boleto no valor de R$ 600.00 não estar constando em minha Conta do Nubank, visto que, o pagamento do mesmo teria sido feito no dia 15/04/2020 através do aplicativo caixa tem

5 curtidas

Ótimo, @Julivan_Santos, estamos concentrando todos os feedback sobre o pagamento do auxilio emergencial do governo neste tópico, assim a gente mantém a organização da nossa comunidade, da uma olhadinha lá:

7 curtidas

Oi @Julivan_Santos, tudo bem?

Primeiramente, bem-vindo a comunidade! Ficamos sempre muito felizes quando vemos um novo membro.
Sobre o seu depósito por boleto queremos muito te ajudar, por isso pedimos para que entre em contato em nossos canais de atendimento para que possamos analisar o seu caso e te orientar. Tudo bem?

Se precisar de mais alguma coisa, estamos aqui.

Um grande abraço.

6 curtidas

Oi @carolinev bom dia!

Fiz o pagamento do boleto da nubank pelo App caixa tem, mas deu erro e o comprovante não saiu, mas saiu da conta e consta no extrato o pagamento.
Foi dia 30/04 e ainda não caiu.
Não consigo falar com a caixa.

Pode mè da uma orientação por favor?

3 curtidas

@Junior_Abreu tenta abrir uma reclamação no Banco Central contra a CAIXA, assim eles respondem.

3 curtidas

Eu não tive esse problema,meu cadastro foi aprovado e o meu começa com o 0, meu problema é outro, que foi meu erro ao digitar o número da conta, e agora acho que ta voltando pra caixa, porém ainda não criaram minha conta digital, já tem 2 semanas isso.

2 curtidas