Um grande problema principalmente no Brasil é a doutrinação desde a infância que o dinheiro é um grande mal e que as pessoas que tem muito são tomadas pela ganância ou que só fazem coisas erradas para obtê-lo. Quem nunca ouviu isto no decorrer da vida, não é mesmo?
É justamente por isso que poucas pessoas estão dispostas a aprender mais sobre finanças e investimentos e raramente conversam sobre isso, nem mesmo falam sobre sua renda.
Com isso, dizem que nosso cérebro aprende lendo, ouvindo, mas aprende muito mais discutindo com outras pessoas e ensinando-as. Por isto, não vejo melhor lugar para discutir sobre isso do que a NuCommunity.
Eis os questionamentos:
Você costuma conversar com sua família e amigos sobre finanças e investimentos?
Sua família vai contra sua mentalidade de investidor e você se sente frustrado?
Quais são seus hábitos para economizar no mês?
O que você faz no decorrer da semana para aprender mais sobre investimentos?
Você é praticante da regra do 50/30/20? (Gastos, lazer e investimentos)
Já cometeu algum erro muito grave e isso te deixou endividado por muito tempo?
Qual é o hábito que mais te faz ter gastos desnecessários?
Cortei todo e qualquer gasto desnecessário. Assim, consigo investir logo que o salário entra, depois separar o dinheiro para os gastos necessários e gastar com lazer com o que sobra.
Acho que comigo é praticamente a mesma coisa, só meu maior problema que foi com gastos desnecessários.
Telefonia fixa com banda larga com altas taxas na qual troquei pela fibra, assinaturas de streaming onde consegui o desconto universitário em algumas e principalmente taxas de manutenção e tarifas bancárias na qual troquei pelo Nu.
Também tenho cuidado com gastos desde que comecei a ter mais educação financeira, se eu fosse somar todo o dinheiro perdido em bobagem, teria uma boa reserva de emergência hoje.
Olá @Nus. Me esforço pela Regra: 40/30/30 onde 40% são gastos, 30% lazer e 30% investimento. Acredito ser mais coerente pra quem passou dos 40 anos e educ financiera zero.