Opa comunidade arretada!
Hoje vamos comemorar o Dia da Cultura Nordestina! Data essa que ressalta a história de um povo extremamente criativo em tudo que faz. Seja na culinária, na poesia, na moda e principalmente nas músicas, quem já ouviu aquela música favorita, mas na versão forró?! Hoje irei compartilhar um pouco sobre a nossa cultura que tenho tanto orgulho.
Seja no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe ou Bahia, não existe limite para o nordestino, mesmo com tantas adversidades e ataques, continuamos resistentes e não é atoa que já fomos eleitos o povo mais feliz do Brasil. (Fonte)
Sobre o dia:
O Dia do Nordestino foi oficializado em 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo em homenagem ao nascimento do cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré. Ele é um dos principais representantes da cultura nordestina e compôs músicas que foram gravadas por cantores como o grande Luiz Gonzaga.
Sobre a cultura:
No nordeste temos diversas manifestações culturais ao redor dessa imensa região! Entre elas as que mais se destacam são as festas juninas, Reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e entre outras manifestações religiosas cristãs e afro-brasileiras.
Sobre a culinária:
Posso ficar o dia todo comentando sobre nossas maravilhosas comidas típicas do nordeste, mas o tempo é curto, por isso listarei as mais populares da região, dentre elas temos tapioca, vatapá, moqueca, bucha de bode, baião de dois, cuscuz, caranguejo, paçoca de carne, caruru, carne de sol, panelada e por último, mas não menos importante o meu favorito: Acarajé!
As comidas nordestinas sem sombra de dúvidas estão entre as melhores do Brasil, se destacando pelos seus incríveis temperos e uma experiência inesquecível.
NuCommunity + Nordeste.
Na comunidade temos incríveis +300 mil membros espalhados pelo Brasil todo, inclusive Nordeste. Temos tantas histórias e culturas diferentes que é sensacional se parar pra pensar nisso. Também temos os nossos incríveis Mentores / Líderes espalhados pelo nordeste e que nos proporcionaram encontros como o NuMentors em Ação: SE ou ir além das fronteiras com o NuMentors em Ação: PE - SC, NuMentors em Ação: PE - MG ou Conexão Nordestina e entre outros encontros que só mostram que é possível unir tantas pessoas e construir tantas amizades em uma comunidade sobre um banco.
Você já conheceu o Nordeste?
- Moro aqui.
- Talvez um dia.
- Já visitei e amei.
- Não tenho interesse.
Considerações:
Como nordestino fico extremamente feliz de ter a oportunidade de comentar um pouco sobre o nosso povo de forma resumida, tem muito mais coisas que dava pra ficar o dia todo comentando, mas vou deixar esse gostinho no ar, justamente para quando puderem vim conhecer pessoalmente um pouco do nosso nordeste e descobrir cada vez mais sobre a nossa cultura.
Por fim desejo a todos os nordestinos dessa comunidade um Feliz Dia do Nordestino e essa data é importantíssima para mostrarmos o quão forte somos unidos e saibam que vocês jamais estarão sozinhos, eu sei e entendo o que estamos passando nesse momento atual, mas nunca percam a fé e a felicidade que carrega em ser um cabra arretado com orgulho.
Agora é com vocês, tanto para quem visitou ou mora:
Tem alguma história ou momento que te marcou no Nordeste?