Qual é a história do Dia do Nordestino?

Opa comunidade arretada! :cowboy_hat_face:

Hoje vamos comemorar o Dia da Cultura Nordestina! Data essa que ressalta a história de um povo extremamente criativo em tudo que faz. Seja na culinária, na poesia, na moda e principalmente nas músicas, quem já ouviu aquela música favorita, mas na versão forró?! Hoje irei compartilhar um pouco sobre a nossa cultura que tenho tanto orgulho.

Seja no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe ou Bahia, não existe limite para o nordestino, mesmo com tantas adversidades e ataques, continuamos resistentes e não é atoa que já fomos eleitos o povo mais feliz do Brasil. (Fonte)


Sobre o dia:

O Dia do Nordestino foi oficializado em 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo em homenagem ao nascimento do cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré. Ele é um dos principais representantes da cultura nordestina e compôs músicas que foram gravadas por cantores como o grande Luiz Gonzaga.

Sobre a cultura:

No nordeste temos diversas manifestações culturais ao redor dessa imensa região! Entre elas as que mais se destacam são as festas juninas, Reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e entre outras manifestações religiosas cristãs e afro-brasileiras.

Sobre a culinária:

Posso ficar o dia todo comentando sobre nossas maravilhosas comidas típicas do nordeste, mas o tempo é curto, por isso listarei as mais populares da região, dentre elas temos tapioca, vatapá, moqueca, bucha de bode, baião de dois, cuscuz, caranguejo, paçoca de carne, caruru, carne de sol, panelada e por último, mas não menos importante o meu favorito: Acarajé!

As comidas nordestinas sem sombra de dúvidas estão entre as melhores do Brasil, se destacando pelos seus incríveis temperos e uma experiência inesquecível.


NuCommunity + Nordeste.

Na comunidade temos incríveis +300 mil membros espalhados pelo Brasil todo, inclusive Nordeste. Temos tantas histórias e culturas diferentes que é sensacional se parar pra pensar nisso. Também temos os nossos incríveis Mentores / Líderes espalhados pelo nordeste e que nos proporcionaram encontros como o NuMentors em Ação: SE ou ir além das fronteiras com o NuMentors em Ação: PE - SC, NuMentors em Ação: PE - MG ou Conexão Nordestina e entre outros encontros que só mostram que é possível unir tantas pessoas e construir tantas amizades em uma comunidade sobre um banco.


Você já conheceu o Nordeste?

  • Moro aqui. :house_with_garden:
  • Talvez um dia. :wink:
  • Já visitei e amei. :heart_eyes:
  • Não tenho interesse. :woman_shrugging:
0 votantes

Considerações:

Como nordestino fico extremamente feliz de ter a oportunidade de comentar um pouco sobre o nosso povo de forma resumida, tem muito mais coisas que dava pra ficar o dia todo comentando, mas vou deixar esse gostinho no ar, justamente para quando puderem vim conhecer pessoalmente um pouco do nosso nordeste e descobrir cada vez mais sobre a nossa cultura.

Por fim desejo a todos os nordestinos dessa comunidade um Feliz Dia do Nordestino e essa data é importantíssima para mostrarmos o quão forte somos unidos e saibam que vocês jamais estarão sozinhos, eu sei e entendo o que estamos passando nesse momento atual, mas nunca percam a fé e a felicidade que carrega em ser um cabra arretado com orgulho.


Agora é com vocês, tanto para quem visitou ou mora:

Tem alguma história ou momento que te marcou no Nordeste?

44 curtidas

Minha mãe e do Piauí (Terezinha) ela fala tanto de lá que chega os olhos dela brilha eu mesmo gostaria muito de conhecer estou querendo ano que vem conhecer o Piauí de onde minha mãe e e conhecer o Ceará onde meus sogros são :heart_eyes::heart_eyes::heart_eyes:

21 curtidas

Um ilustre representante cearense pelo qual tenho muita admiração, assim como o paraibano Ariano Suassuna e o baiano Jorge Amado :yellow_heart:

Nosso nordeste tem muita coisa pra mostrar pro mundo, a começar pelo intelecto e bom humor :nerd_face::crazy_face:
Por isso a gente tem esse cabeção, é pra guardar muita informação dentro :joy:

Faltou mencionar a Conexão Nordestina, um encontro entre o Ceará e o Sergipe que deu o que falar :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Feliz dia para todos os colegas nordestinos, somos a representação de um povo muito batalhador, mas que não perde a prosa jamais :cactus:

24 curtidas

Que tópico bacana!
Moro na Bahia, em SSA :slightly_smiling_face:

É uma região muito rica culturalmente, com um povo muito feliz e animado. Tem lugares maravilhosos para visitar, foi onde nasceu o nosso país. Além de possuir excelentes instituições de ensino e polos industriais importantíssimos.

21 curtidas

Parabéns a todos nordestinos :clap:t5::clap:t5::clap:t5:

Tiver vários momentos marcantes, Maceió que o diga, foi uma viagem sensacional com direto Os Paralamas do Sucesso que tocou em frente onde estava hospedado, eles arrastaram multidões

Conheci várias praias incríveis, com paisagens encantadoras, vou citar algumas aqui, bora de Hibiscus olha essa visão, e minha câmera nem era a das melhores em :point_down:t5:

A Praia do Francês com seus corais maravilhosos (não repare minha câmera de mil megapix):point_down:t5:

Paripueira que era tranquilo, podia andar metros da praia que a água ainda tava no pescoço :point_down:t5:

Não posso deixar de falar das Dunas de Marapé que lugar gostoso para passear :point_down:t5:

A Praia do Gunga não pode ficar de fora, além de bonita, tem passeio de jipe é quadriciclo, e tem uma parada no passeio onde faz para rejuvenescer a pele :point_down:t5:

Fiquei triste por mão conheci-te Maragogi a maré estava alta no dia, mas já tenho plano para volta em Alagoas novamente e conhecer esse lugar que só pelas fotos nas internet já dar água na boca.

Na época que fui era lançamento da música A Muriçoca, 24 horas no ouvido, eu me perguntava que diacho era isso, só fui descobrir quando a música explodiu pelo Brasil, e eu estava ali pleno dançando Zumba sem saber o que era.

Não posso esquecer de falar da comida, a Tapioca venceu as refeições eu comia no café da manhã, almoço, café da tarde, lanche da noite, só faltou comer dormindo, e não posso deixar de mencionar minha paixão o Açaí meu Deus para tudo, foi uma experiência divina, se amei foi pouco.

Enfim compartilho um dessa experiência, se fosse escrever todos os momentos aqui, daria um livro.

20 curtidas

Sou suspeito para falar dos Nordestino pois sou um deles. Kkkkkkkk Mas mesmo se não morasse aqui, amaria o Nordeste.

Obg pelo tópico @ranielreis, ficou top demais.

20 curtidas

Grande Nordeste e suas exuberantes praias.
Quem ainda não foi pro nordeste é louco…

20 curtidas

Uma vez que vem pro Nordeste já se apaixona! :star_struck:
E isso que nem eu como nordestino explorei metade desse longo nordeste, mas o pouco que conheci enche os olhos de lágrima de tão belo que é, como dizem por aí… Meu país nordeste!

Põe bom humor! Pra deixar um nordestino irritado tem que fazer um verdadeiro milagre e mais um pouco, mas também quando irrita não tem quem segure. :joy::nerd_face:

Tinha colocado essa conexão no tópico também

Quando estava fechando o texto apareceu nos recomendados e fui ver pra colocar aqui, esse tópico que fizeram ficou sensacional :clap:t4:

Resgatou uma pérola! Imagino a cena kkkkkkkkkkkkkk

Obrigado por compartilhar conosco essa incrível experiência e com direito a #fotos - o que melhorou mais ainda! É ótimo saber sobre essas vivências, o nordeste é tão grande que é difícil acompanhar as notícias. :grimacing:

Somos dois! :face_with_hand_over_mouth:

17 curtidas

Saúde. prosperidade e um futuro porreta para todos os nossos irmãos nordestinos!
Minha mãe é Cearense e hoje mora comigo aqui no Pará, mas ela sempre carregou com ela suas raizes e principios herdados de seus pais, e eu claro, peguei um bocado dessa herança tambem, hehe :blush:

E bom, tirando alguns ultimos ocorridos infelizes que presenciei internet á fora, de criaturas que em nada são civiliadas contra os nordestinos, chegando ao nivel XENOFOBO, estes poucos e poucas infelizes, não tira o titulo que os nordestinos possuem, de um povo alegre, humilde, pacifico e acima de tudo, cheio de FÉ!

Mais uma vez, respeito total á todos e todas as pessoas do nordeste! E fiquem bem sempre!

16 curtidas

Lindo e necessário tópico @ranielreis! :clap:

Apesar de morar no sudeste há bastante tempo sou nordestino com orgulho e morro de saudades da terrinha! :heart:

Infelizmente estamos vivendo uma época bem polarizada, onde vergonhosos episódios de xenofobia são cada vez mais comuns. Eu mesmo já presenciei alguns e sempre fiz questão de ressaltar que xenofobia é crime. Ao menos eu consegui abrir a cabeça de algumas pessoas por aqui (com palavras, não com um machado :rofl:)!

Feliz dia do nordestino para meus conterrâneos e admiradores dessa terra tão linda do nosso Brasil! :partying_face:

17 curtidas

Parabéns a todas, todos e todes nordestinos!
Sou nordestina da Paraíba, morei em São Paulo, Roraima e, atualmente, moro em Sergipe.
:cactus: Deixo pra vocês esse clipe lindo de um projeto de Sergipe que eu adoro: Grupo Vocal Vivace com a cordelista Izabel Nascimento, para homenagear o nosso dia e a nossa gente: Izabel Nascimento on Instagram: "#Nordeste #DiadoNordestino #RespeiteoMeuNordeste Neste Dia do Nordestino e da Nordestina, compartilho aqui o Clip feito em 2019, com o Grupo Vocal Vivace. Para responder aos ataques que o nosso povo sofre sempre que se expressa, nada mais forte do que a nossa arte. Poema: RESPEITE O MEU NORDESTE (Izabel Nascimento) Música: SOU NORDESTINO (Ubirajara Botelho) Interpretação: GRUPO VOCAL VIVACE Maestro Sérgio Teles @grupovocalvivace @sergiomaestro Participação Especial: Poeta Pedro Amaro do Nascimento (1937-2022) Imagens e edição: GONARA FILMES @gonarafilmes"

17 curtidas

Parabens aos meus irmaos Nordestinos. Fibra e determinacao revelam.o valor desse povo. Como paulista e paulistano reconheco o grande valor do Nordeste.

Bloco de Citação

r do Nordesre

17 curtidas

Oxente, então é dia dos nordestinos??
Muito bom saber um pouco mais da origem dessa data que representa muita gente aqui dessa comunidade!

É uma pena que a xenofobia ainda seja muito grande, como comentaram, mas só nos resta torcer que para que com o passar do tempo esse pensamento mais engessado seja desconstruído e todos os estados sejam vistos sem preconceitos.

Ficou excelente o tópico @ranielreis!
Um abraço a todos os nordestinos.

16 curtidas

E não esqueçam de denunciar formalmente quando se depararem com Xenofobia .
É só fazer um print e pegar o link da postagem ou página da Internet onde o usuário escreveu seu comentário xenofóbico e denunciar junto à SaferNet:

18 curtidas

Ótimo tópico @ranielreis ! Quanta coisa tenho aprendido nessa comunidade :purple_heart:

:white_circle: Talvez um dia, espero que não muito distante.

Quando pequeno tinha uma novela que mostrava os lençóis maranhenses,

ainda não tive a oportunidade, mas um dia vou lá! Quem já foi e tiver dicas pra curtir da melhor forma, e quiser compartilhar, eu agradeço.

O nordeste é um mundo dentro do Brasil , seja pela cultura, comida, clima, pontos turísticos…
Acho incrível que tem gente que sonha conhecer outros países antes de dar aquela passadinha nas maravilhas que temos por aqui, vamo valorizar mais nossa terrinha antes de sair por aí desbravando esse mundão.

FSA já aprendi que é feira de Santana, SSA É novo pra mim, onde fica?

Histórias… HISTÓRIAS de cordel, Li muitas de uma coleção que meu tio tinha.

Um abraço… Ou melhor um xero pra esse povo nordestino aqui da comunidade

13 curtidas

Que delícia de sotaque!
E essa declamação do começo, tudo de bom!
Um tempo atrás comecei uma playlist com músicas que tivessem esse sotaque.
Quem quiser colaborar e enriquecer essa coleção, taí o link: Sotaques-spotfy

11 curtidas

A declamação e o texto em cordel é da poeta cordelista sergipana Izabel Nascimento.
Sergipe term mulheres cordelistas maravilhosas!

Aos amantes e admiradores da Literatura de Cordel, vou deixar os links dos perfis abaixo e para quem quiser conhecer:

Izabel Nascimento: Izabel Nascimento (@izabel.cordel) • Instagram photos and videos

Emilly Barreto: Emilly Barreto | Cordel (@emillysilvabarreto) • Instagram photos and videos

Isis da Penha: Isis da Penha | ENEM • CORDEL (@profa.isisdapenha_) • Instagram photos and videos

Daniela Bento: Daniela Bento (@daniela.poeta) • Instagram photos and videos

Alaíde Costa: Alaíde S Costa (@alaide.souzacosta) • Instagram photos and videos

Quitéria Gomes: Quitéria Gomes (@quiteriaarteecultura) • Instagram photos and videos

E, de bônus, vou deixar uma cordelista paraibana, uma pernambucana e uma cearense:

Anne Karolynne (PB): Anne Karolynne | Cordel Personalizado (@poetisa.annekarolynne) • Instagram photos and videos

Graciele Castro (PE): Graciele Castro (@gracielecastro7cordel) • Instagram photos and videos

Julie Oliveira (CE): Julie Oliveira (@julieoliveira.escritora) • Instagram photos and videos

18 curtidas

Tomo a iniciativa de responder. Kkkkkkk (SSA) abreviação de Salvador. :wink:

16 curtidas

Acredito que todo mineiro que se prese já foi em Porto Seguro - BA kkkkk :heart:

14 curtidas

Que tópico maravilhoso! Gostei por demais @ranielreis.

Sou nordestino e trago comigo inúmeras histórias sobre meu amado nordeste. Minha terra querida, rica culturalmente e formada por diversas paisagens, onde também abriga grandes nomes como os que já foram citados.

11 curtidas