Qual é a história e origem sobre Sono? 😴

Olá, comunidade! 👋

Hoje, vamos conversar sobre um assunto importantíssimo em nossas vidas, mesmo que às vezes, no silêncio da noite, não receba a devida atenção devido a distrações, excesso de trabalho ou estudos. Hoje é o Dia Mundial do Sono e, por isso, vamos lembrar sobre a importância e conscientização da saúde do sono e do bem-estar.

Certamente em algum momento das nossas vidas conhecemos alguém que não dorme bem devido ao estresse do dia a dia, sofre de insônia ou troca o dia pela noite, e até nós mesmos podemos estar passando por isso nesse momento. Então hoje vamos comentar um pouco sobre a importância de ter um bom sono e os benefícios.

Áudio Tópico.

Qual a origem?

Um evento anual criado pela Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine) para conscientizar sobre a importância do sono para a saúde e bem-estar. A data é escolhida anualmente na sexta-feira que antecede o equinócio de março, destacando a importância do equilíbrio entre o sono e a luz do dia.

Desde a sua criação, o Dia Mundial do Sono é celebrado em todo o mundo com uma série de atividades, incluindo palestras, workshops, campanhas publicitárias, exibições e eventos para informar e educar as pessoas sobre a importância do sono para a saúde. A data também é uma oportunidade para os profissionais de saúde divulgarem informações sobre os distúrbios do sono e incentivarem as pessoas a cuidarem de seus hábitos de sono.

Benefícios do sono.

O sono é uma necessidade básica do corpo humano, assim como a água e o alimento. Quando dormimos, o nosso corpo realiza uma série de processos importantes. Por isso, precisamos ter em mente quais são os benefícios de ter um bom sono e tentar ao máximo evitar trocar o seu dia pela noite, confira algumas vantagens como:

1. Controlar o apetite
O sono ajuda a regular os hormônios que afetam e controlam o apetite, por isso quando se dorme mal esses hormônios ficam desregulados e o desejo por alimentos ricos em calorias, gorduras e hidratos de carbono aumenta.

2. Melhorar o humor
O cérebro cansado prejudica a produção de serotonina, hormônio regulador do humor, e também o sistema imunológico. Pessoas que dormem bem durante a noite andam mais contentes e bem-dispostas durante o dia.

3. Rejuvenescimento
Uma boa noite de sono ajuda a rejuvenescer a pele, pois diminui as rugas e linhas de expressão durante a noite as células da pele renovam-se e descansam e é produzida melatonina, que ajuda a prevenir o envelhecimento.

4. Reduzir o estresse
Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, o que ajuda a diminuir o estresse.

5. Veja mais vantagens.

E você, dorme bem?

Compartilhe no tópico se você costuma ter uma boa noite de sono ou quando a vida te dá uma folga. Mas lembre-se de que quando não dormimos o suficiente, o corpo sofre uma série de consequências negativas, como dificuldade de concentração, alterações de humor, fadiga, dores de cabeça e baixo desempenho físico ou mental.

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Excelente tópico meu amigo, @ranielreis! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::sleeping::purple_heart:

Realmente, ter uma boa noite de sono e descanso é fundamental para nossa saúde. A privação do sono nos causa uma série de transtornos, como depressão, oscilações de humor, apatia, perda de apetite, dificuldades de memorização e concentração, entre outros.

Existem algumas dicas simples que podem nos auxiliar a ter uma noite mais agradável de sono e descanso, como por exemplo:

  1. Praticar atividades físicas regularmente;
  2. Fazer uma alimentação mais leve à noite;
  3. Meditar;
  4. Controlar a temperatura do ambiente;
  5. Evitar o uso de telas duas horas antes de dormir (o que quase ninguém faz hoje em dia). :grimacing:
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Excelentes dicas, @ThiagoMoura. :clap:

E tem outra dica importante, ativar o modo escuro para diminuir o excesso de brilho antes da boa cochilada. :black_heart:

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Muito bom o tópico, fazendo um adendo, eu adoro dormir… Porém há épocas que estou extremamente ansiosa que fico dormindo de cadinho em cadinho, é péssimo isso. Aff

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Tá aí, gostei do tópico! :clap:

Se tem uma coisa de que eu não abro mão, é uma noite bem dormida. Aliás, meu corpo é um reloginho, causa até inveja aqui em casa, e o sono vem sempre na mesma hora mesmo que eu não queira; dificilmente consigo tapear o sono e dar uma alongada (contraindicada) no dia.

Gostei de conhecer os benefícios, mas ainda estou esperando esse tal rejuvenescimento :baby:, viu? :joy:

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ha 4 anos que trabalho a noite, em escala 2x2, o sono vira uma bagunça, nas noites de folga consigo ir dormir de fato lá pelas 4hr 5hr da manhã :face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth:

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Melhor coisa que existe é um bom sono.

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Excelente conteúdo :clap::clap:

Como dormir é importante p saúde, e tem pessoas que trocam dormir p ficar a noite inteira no celular :roll_eyes:

E você, dorme bem?

Não tenho dificuldade p pegar no sono mas há muito tempo não consigo ter um sono reparador, parece que quanto mais durmo mais cansada acordo :yawning_face:

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Parabéns pelo tópico @ranielreis! Eu confesso que já dormi muito pouco, ainda durmo menos do que precisaria. Mas estou consciente da importância de uma boa noite de sono para o corpo e a mente estarem bem! :sleeping:

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Sempre tive dificuldade para dormir, até que descobri que meu cortisol basal era extremamente alto. Quando fiz tratamento nunca mais tive problema, agora tenho uma ótima noite de sono :pray:t3:.

Otimo tópico… concordo com o amigo ai encima, o modo escuro caiu muito bem para quem tem essa dificuldade :grinning:

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Chegou o dia dele, a melhor coisa pra se fazer depois do almoço. Um hábito que criei foi acompanhar quantas horas dormi cada noite com o meu relógio. Parece que não, mas aqueles dados ajudam bastante a regular e melhorar o sono.

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E se nada disso funcionar, temos a melatonina para ajudar em um soninho maneiro :grin:

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Não!
Mas no meu caso uma taça de vinho ou duas brejas já resolve, é tiro queda…:sweat_smile:
:wine_glass::beers::sleeping:

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Eu sou farmacêutico, e depois da pandemia o aumento da insônia foi exorbitante, pior que muitos estão utilizando medicamentos pesados para “dormir”, medicamento esse que além de não te fazer descansar de verdade, viciam.
Como já disse existem muitas opções naturais que vão de um simples cházinho até um auxiliar natural ao sono.
O bom e sempre ser mais natural o possível, e evitar cafézinhos a noite heim.

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Ansiedade detona o sono :sleeping:

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Detona tudo, na real!

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