Qual é a sua escolha financeira? Participe da dinâmica!

Olá, NuCommunity! Estão prontos para enfrentar dilemas financeiros e descobrir o que outras pessoas escolhem? Nesse jogo, não existe resposta certa, apenas o que cada um prefere. Compare suas escolhas e troque experiências com a comunidade. Bora transformar a gestão financeira em um debate divertido?

Nesse jogo, você marca na enquete a opção que mais faz sentido pra você para termos um parâmetro geral do que a maioria prefere e depois, se puder, defenda nos comentários do tópico o porquê da sua escolha. Assim, mais pessoas podem ver o seu ponto de vista e juntos debatermos a respeito. Quem sabe não surgem novos pensamentos e reflexões a partir dessa dinâmica? Que comece a primeira rodada!

Comprar em promoção ou na Black Friday? Justifique!
  • Prefiro a Black Friday!
  • Prefiro as promoções!
0 votantes

Para a segunda rodada, chegamos aos que pagam qualquer tipo de assinatura. Mas aí entra o dilema: pagar tudo de uma vez e só se preocupar no ano que vem, ou lembrar de pagar todos os meses? Bom, veremos!

Pagar plano mensal ou anual? Justifique!
  • Prefiro plano mensal!
  • Prefiro plano anual!
0 votantes

Para a terceira rodada, entramos naquela clássica frase: “Se parcelar direitinho, a gente compra até a Lua…” Mas será que todos concordam com isso? Bom, veremos!

Pagar à vista ou parcelado? Justifique!
  • Prefiro pagar à vista!
  • Prefiro pagar parcelado!
0 votantes

Para a quarta rodada, alcançamos o ponto-chave de muitos debates pela internet: a destemida pergunta se prefere paga no débito ou deixa tudo para o fim do mês? Bom, veremos!

Débito ou crédito? Justifique!
  • Prefiro débito!
  • Prefiro crédito!
0 votantes

Por que você escolheu a sua opção?

Concluídas as rodadas, chegou o momento de compartilhar o porquê das suas escolhas. Defenda seu ponto de vista! Vamos ver quem pensa como você e quem tem uma perspectiva diferente. Participe e torne esse debate ainda mais interessante nos comentários abaixo, enriquecendo o diálogo de forma respeitosa. Partiu?! :eyes:

31 curtidas

Excelente tópico, @ranielreis! Bom… prefiro passar sempre tudo no crédito por três motivos simples:

  1. concentrar todos os gastos em um único lugar: ajuda na visualização de quanto gasto mensalmente e como esses gastos estão distribuídos;
  2. ganho de cashback: como sou UV, ganho 1% de volta por quase todas minhas compras da fatura; e,
  3. dinheiro rendendo enquanto a fatura não fecha: guardo meu money em uma caixinha que rende diariamente e vou usando o crédito, assim consigo ganhar alguns trocados.

Já em relação a preferir comprar à vista, é pelo simples motivo de não perder o controle sobre meus gastos - ou pelo menos a sensação!

28 curtidas

Amei essa dinâmica @ranielreis! Eu acabo concentro os gastos que poderiam ser à vista no crédito, assim garanto o cashback, nucoins e a possibilidade de adiantar parcelas para obter mais desconto. Portanto, sim, sempre que possível, vou de parcelas, mas costumo ter o valor total da compra disponível para evitar surpresas. Assim como nos pontos que o @Elves mencionou! :money_mouth_face:

28 curtidas

Minhas escolhas

  1. Eu acabo aproveitando promoções ao longo do ano primeira para me organizar financeiramente, segundo porque nem sempre a black friday está com preços bons

  2. Escolhi a opção mensal mas nessa pergunta ambas as opções eu poderia escolher tudo vai depender dos valores das assinaturas.

  3. Aqui mais uma vez depende da situação. Em valores de até 500 reais eu pago a vista/ ou em até 2 parcelas acima deste valor eu dou preferência por parcelar mas sempre no menor número possível de parcelas. Eu estabeleço um teto de valor por fatura e isso determina a quantidade de parcelas também rs

  4. Crédito!! Centralizo tudo em uma única conta e pelos benefícios de usar o cartão (cashback/pontos).

24 curtidas

Geralmente eles aumentam preços antes e dizem é black Friday. Brack fraude isso sim. Kkk

Anual, mais batato.

Gosto de parcelar e adiantar pra ter desconto.

Crédito tenho mais vantagem.

Ótimo tópico @ranielreis. :handshake::+1::grin:

21 curtidas

Minhas escolhas:

  1. Comprar em promoção ou na Black Friday? Promoção sempre. Utilizar comparadores de preços como o Buscapé é essencial. Principalmente para verificar o preço histórico do produto. Assim é possível identificar facilmente qual é o melhor momento de compra.
  2. Pagar plano mensal ou anual? Na maioria das vezes o plano anual é mais vantajoso ao cliente pois um desconto maior é aplicado. Este desconto é a recompensa do cliente pela sua fidelização.
  3. Pagar à vista ou parcelado? Tendo disciplina financeira, pagar parcelado é muito vantajoso. Principalmente por conta dos benefícios de cashback e da possibilidade de investir paralelamente aquele dinheiro ao longo do processo de pagamento do produto.
  4. Débito ou crédito? Depende. Na maioria das vezes prefiro pagar no crédito pelos benefícios do item anterior mas as vezes a opção de pagamento por débito pode ser bem melhor por conta do desconto. Já vi produtos sendo anunciados com até 20% de desconto no pagamento a vista. E isso é melhor que qualquer promessa de cashback.
22 curtidas

Olá @ranielreis ,que tópico interessante!

Eu prefiro promoções que realmente são interessantes.
A Black Friday(também conhecida por alguns como “Black Fraude” não me convence).

Sobre o plano,pra mim prefiro o anual(geralmente o preço é mais interessante).

Se puder pagar parcelado,eu parcelo sempre.Uso a opção do Nubank de antecipar parcelas e ganhar descontos.

No crédito,sempre que posso(prefiro essa modalidade pois ela me possibilita ter os benefícios do parcelamento via cartão Nubank.

19 curtidas

Amei o tópico, @ranielreis!

Compra no crédito parcelado, pois ganha Cashback do UV e ainda dá pra comprar mais algumas coisinhas hehehe

20 curtidas

Bora de justificativas…

  1. Black Friday - Mais do que pelos descontos, que podem ser ou não vantajosos, a minha preferência se dá mas por uma questão de paz de espírito. Eu concentro o meu espírito consumista em uma época específica do ano, e deixo ele dormindo o restante do ano. Mas, claro, na black friday tem que ficar atento se existe mesmo vantagem ou se é enganação a tal da “promoção”, bem como se surgem algumas oportunidades com um desconto de verdade em outras épocas do ano, não é o caso de ignorar.

  2. Plano anual - a opção é uma questão econômica, sendo que normalmente o desconto nos planos anuais é relevante em relação ao plano mensal. Quando tenho as duas opções, só opto pelo mensal se não tiver a pretensão de ficar com o serviço de assinatura pelo período de 1 ano. Com essa oferta de serviços de streaming que a gente acaba não conseguindo acompanhar tudo de uma vez, a contratação do plano mensal pode acabar sendo vantajosa ao nos dar a flexibilidade de contratar os serviços um-a-um e fazer um rodízio ao longo do ano, podendo aproveitar de todos sem ter que assiná-los todos de uma vez só.

  3. Pagar à vista - Essa eu fiquei na dúvida de como responder. Na verdade a minha resposta é um grande “Depende!”. Aqui a questão é mais relacionada a um eventual desconto no pagamento à vista. Frequentemente é possível pagar à vista com um desconto em relação ao preço parcelado, e quando esse desconto supera a expectativa de rendimento em um investimento conservador, a minha opção costuma ser pelo à vista. Já quando existe o parcelamento sem juros, ou não há desconto relevante no preço à vista, eu acabo fazendo a opção pelo pagamento a prazo.

  4. Crédito - aqui a resposta já foi mais contundente, é crédito sempre que possível, tanto para poder ganhar cashback assim como para poder, quando aplicável, usufruir dos benefícios da bandeira do cartão. Também gosto da praticidade de o dinheiro sair da conta em uma data específica do mês.

:wink:

22 curtidas

Brm, vamos lá a uma breve justificativa das minhas escolhas:

  1. Promoção ou Black Friday. Prefiro comprar na promoção em vez da Black Friday, pois nem sempre existem promoções na black. Então eu vou pesqhisando e acompanhando preços durante o ano e aproveito a melhor promoção no momemto oportuno. Acho a Black Friday uma enrolação.

  2. Plano mensal ou anual. Dou preferencia ao plano anual, pois aí com certeza o valor é mais vantajoso, um bom desconto sempre é bem vindo.

  3. A visata ou parcelado. Aqui eu sempre e com certeza vou no parcelado. A vista só se tiver um bom desconto, na hora da compra de itens com valores um pouco maiores em lojas fisicas eu sempre barganho um desconto vantajoso a vista, se não houver desconto ou se houver e não for vantagem, taco a compra a prazo e caso queira eu antecipo pelo app.

19 curtidas

Fazendonum adendo aquilo, faço uma analise antes de antecipar, pois isso me descapitalizaria, essas parcelas podeiam estar rendendo de alguma forma mais que o desconto nas antecipações. Isso eu já comprovei nas situações em que simulei a antecipação de parcela.

15 curtidas

Eu compro, conforme a necessidade, então quando preciso de algo, começo a pesquisar e comparar os preços, então vou quando acho que a a promoção está valendo, não espero algum evento expecífico.

Aqui, sempre vou no anual pois geralmente você ganha 2 meses gratuitos pagando assim, só quando não há diferença de valor opto pelo mensal.

Se não tiver diferença de preço vou sempre no parcelado.

Opto sempre pelo crédito para aproveitar os benefícios dos cartões, mas se houver uma diferença de valores entre as modalidades vou na mais vantajosa sempre.

19 curtidas

A resposta para todas as perguntas é: A opção escolhida será onde tiver mais desconto kkkkk

17 curtidas

Ótima dinâmica @ranielreis !

Tô com o @Mauricio_Martiniano kkk minha resposta em todas (com exceção da n. 4) é: “depende do desconto”, mas…

  1. Black Friday vs Promoções.
    Marquei promoções por que ultimamente a black friday não tem tido preços tão bons assim.

  2. Atualmente todas as minhas assinaturas são de planos anuais por causa do desconto bem maior.

  3. À vista vs Parcelado
    Se a loja não cobrar juros no parcelamento ou não der desconto no crédito à vista, compro parcelado sem juros no cartão sempre e depois adianto as parcelas no aplicativo, então efetivamente pago tudo à vista.

  4. Crédito SEMPRE kkkk para ganhar 1% do UV e Nucoins.

18 curtidas
  1. Promoções: sempre costumo analisar os preços do que quero comprar em comparadores de preço, visualizou histórico e vou acompanhando até que o valor esteja agradável para o meu bolso. Nunca comprei nada na Black Friday por que os preços são pura fantasia, ao meu ver.

  2. Mensal, mas com adendo: gosto de “testar” o serviço. Se for bom e o preço for relevante, sem dúvidas pego o anual.

  3. Parcelado: Porém não sou muito consumista, geralmente o que compro e quando compro é algo que cabe no meu bolso e que eu possa adiantar o parcelamento para obter desconto.

  4. Crédito: Mas nem sempre. Gosto de concentrar meus gastos em único lugar para ter um controle mais assertivo, além de ganhar Nucoin e a possibilidade de cashback também. Mas quando há um belo desconto no pagamento à vista, passo no débito.

Adorei a dinâmica! Arrasou, @ranielreis :clap:t4:

16 curtidas

Prefiro pagar no crédito :credit_card: pra ganhar Nucoin :heart_eyes:;

1 - Parcelado
2 - Promoção;
3 - A vista,
4 - Cartão de crédito;
5 - Plano anual (tem desconto)

Tudo gera bons nucoin, mas não pagao mais caro só pra receber nucoin , jamais. Só em falta de opção.

18 curtidas

Ué… :thinking: Mas uma coisa que torna a Nucoin única quando comparada contra outros sistemas de pontos/milhas é justamente o fato de que o bônus também vem nas compras feitas no débito

18 curtidas

Excelente tópico @ranielreis , parabéns pela iniciativa.

Vamos para as minhas preferências:

1 - Promoções. Consigo administrar melhor os fatores necessidade, tempo/time, produto, pesquisa de preço e disponibilidade de dinheiro; Tenho muitas restrições ao período de Black Friday;

2 - Plano Mensal. Tenho consciência que em muitas situações o plano anual é mais vantajoso, mas gosto de ter o controle da situação.

3 - Parcelado. Sempre que possível compro parcelado, desde que não gere custo adicional.

4 - Crédito. UV. 1% (rendendo 200% do CDI); Nucoins; possibilidade de parcelamentos; :slightly_smiling_face:

18 curtidas

Terceira rodada: só se for sem juros ou se o acréscimo no valor não ultrapassar 100% do CDI líquido. :upside_down_face:

Quarta rodada: parecido com a anterior, e ainda no Nu podemos receber cashback e Nucoin. :coin:

14 curtidas