Qual o sentido da senha do aplicativo?

Porque o nubank ainda depende da autenticação do celular para fazer login, como a senha do aparelho. Tenho a biometria. Tudo certo. Mas logo embaixo avisa que pode fazer login com pin do celular . O usuário cadastra uma senha para entrar no aplicativo. Porque não pede essa senha para entrar no aplicativo? Ou o nubank ainda não tem 100% de segurança nessa autenticação do aplicativo e acha melhor pedir a senha do aparelho?
Minha sugestão é pedir a biometria quando cadastrada ou pedir a senha do aplicativo e se errar três tentativas bloquear o aplicativo.

Hoje, verifiquei que para solicitar uma nova senha pedi a selfi antes, para autenticar. Antes era só clicar esquici minha senha que fazia o procedimento de troca de senha pelo e-mail cadastrado, sem autenticação. Um ponto positivo de segurança.

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Olá @Marcelo_Mira boa noite, tudo bem?

A etapa de login com senha do celular (seja biometria ou pin) é mais uma camada de segurança.
Nesse caso o recurso é com base na autenticação do sistema operacional. Para qualquer aplicativo que usa a autenticação do celular vai ter a opção de usar o pin pois é uma opção que está ativa nas configurações do seu sistema operacional.

Por exemplo, se você ativar biometria, rosto e pin ao entrar vai ter essas 3 opções disponíveis para acessar.

Com relação a segurança, como essa é uma camada extra vejo como adição de segurança, até pq para confirmar uma transação é necessário usar a senha do cartão.

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O ideal é usar a do celular, que geralmente é biometria facial ou digital, sendo mais rápido e seguro, pois a senha do aplicativo alguém pode anotar enquanto você digita, a mesma ainda sim é necessária pois esses sensores podem falhar, e acaba sendo a segunda opção.

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Olá @Marcelo_Mira. Vc pode tornar a senha mais segura. Por exemplo, em vez de usar o pin do celular, vc pode usar uma senha mais segura com caracteres, letras maiúsculas etc.

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Eu entendo a sua frustração. Sempre estamos buscando a praticidade, as vezes, a praticidade deixa a segurança vulnerável. É preferível ter várias camadas de segurança para evitar uma dor de cabeça maior. Isso vai mudar com a criptografia quântica.

N Possibilidades

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Olá pessoal,

Qual é o tamanho máximo da senha do aplicativo?
Gostaria de colocar uma senha segura, com 128 dígitos.
O tamanho é fixado em 8 dígitos alfanuméricos?

Sds,

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Exageradamente segura. :rofl::rofl::rofl:
De tão segura passa a ser insegura.

Vulnerabilidade: Você vai ter que anotar, pois se não, vai esquecer. Estando anotada outras pessoas podem pegar.

Sugestão: uma senha menor estando apenas na sua cabeça é mais segura. :slightly_smiling_face:

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É que eu estou utilizando o Bitwarden como gerenciador de senhas (criptografadas), e este só é ativado à partir de uma chave física tipo Fido hehehe.
Qual é o limite de caracteres para a senha do app, 8 ou mais? Pra eu poder gerar uma senha aleatória utilizando toda capacidade.

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Olha, eu não sei qual é o máximo, mas, mesmo embora o Nubank frequentemente se refira a essa senha como “senha de oito dígitos”, eu posso te afirmar, com base na minha própria experiência, que é possível criar senhas mais longas. Acredito que 8 caracteres alfanuméricos sejam apenas o mínimo.

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@Mauricio_Martiniano, existem formas do aplicativo pedir apenas a biometria ou reconhecimento facial. Outros aplicativos Bancários (posso citar Bradesco e Santander, pois testei) não permitem a conexão no App via PIN. O acesso via PIN é uma brecha de segurança gigantesca, pois existem assaltos onde o bandido leva o aparelho telefonico e exige do assaltado a senha PIN de login do aparelho.

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Olá @coppolaop Boa tarde e boas vindas a comunidade.

Olha, até onde eu sei, a opção que o app do NU da é para as que estiverem ativas no seu aparelho.

Se seu aparelho tem PIN e Biometria o app vai aceitar ser liberada por elas.

Vale lembrar que para concluir uma transação você precisa usar a senha do cartão.

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Obrigado, @Mauricio_Martiniano.
Então, realmente as funcionalidades do app batem com o que você falou.
Porém eu fiz o mesmo teste com Apps de outros bancos e eles não solicitaram a senha numérica.
Eu coloquei a mão em cima da câmera do iPhone, após duas tentarivas o app Nubank pede a senha. Realizando esse processo nos outros apps, após a segunda tentativa aparece uma mensagem do celular dizendo “Rosto não reconhecido” e o app direciona para login manual pela credencial cadastrada nele. Acho que seria interessante se o Nubank fizesse o mesmo.

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Verdade, eu não tinha simulado dessa maneira.

É uma ótima sugestão de melhoria.

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Gostei também da sugestão de melhoria, @coppolaop. :clap::clap::clap:

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