O bom da antecipação de parcelas no Nubank é o fato de que podemos parcelar no maior número de vezes uma compra dentro do limite sem juros e depois pagar com desconto antecipando as parcelas.
Para os mais conscientes ainda da pra economizar primeiro o dinheiro na Nuconta é faturar duas vezes. Uma com o rendimento e depois de uma compra com o desconto.
Certíssimo!
Eu fico pistoladaço quando me oferecem essas compras em 999x sem juros, pq eu sei com certeza que já estou pagando os juros do parcelamento mesmo que compre à vista.
Explicando pra quem não entendeu:
Nenhuma empresa vai oferecer uma compra parcelada pelo mesmo valor que ofereceria à vista, só pq o dinheiro perde valor quando recebido em 10 meses, em comparação a receber no dia. Se a empresa faz isso, ela já está vendendo, mesmo à vista no valor com juros que seria no prazo máximo. Se a empresa oferece varias vezes sem juros e se nega a te dar “desconto” à vista (desconto que nada mais é que o valor sem juros), a sua única alternativa é realmente parcelar no maior número de vezes possível, e deixar o dinheiro investido pra tentar obter um rendimento um pouquinho melhor pra compensar a taxa de juros sobre parcelamento, que normalmente é alta.
O ideal é sempre tentar conseguir esse “desconto” à vista, pq mesmo adiantando as parcelas e deixando o dinheiro em renda fixa, dificilmente vc chega nos juros ao mes de parcelamento. Mas se não for possível, a dica do op é a boa.
Espalhem esse conhecimento, porque as empresas só vão parar de embutir essas taxas quando todo mundo souber disso!
Parcelar uma compra nunca é grátis! É uma operação de crédito, e sempre terá juros. Espalhem isso pra que vocês consigam comprar à vista sem juros, e só paguem pelo crédito quando tiverem que parcelar, não paguem pelo crédito sempre!
mas se o valor eh o mesmo debito e credito nao vale a pena passar no credito e deixar o dinheiro rendendo na nuconta ate pagar a fatura?
passo o valor q for no credito sempre
nao tem sentido pagar no debito se o valor e o mesmo no credito. a nao ser q a fatura esteja muito proxima de encerrar ou se a pessoa nao quer comprometer o limite
Aí vc tem que ver se o desconto pela antecipação seria maior que o rendimento da nuconta ou não. Uma conta que eu ainda não fiz, se fizer, conta pra a gente.
haha próxima compra parcelada que eu fizer pensando em pagar à vista eu faço a conta então. Eu desconfio que o desconto seja muito pequeno pra me importar com isso, mas só desconfio, tem que botar na ponta do lápis mesmo.
minha faculdade não quis aumentar minha bolsa de desconto, então eu comecei a pagar a mensalidade parcelada e antecipo, assim, além do desconto da bolsa ainda tenho o desconto por antecipar as parcelas.
se a faculdade não quer me ajudar o nubank me ajuda
O ideal é sempre pagar à vista. Mas quando a loja não dá desconto e oferece parcelamento “sem juros”, eu prefiro parcelar o máximo que der.
Mas não uso a antecipação de parcelas, acho que ela só faz sentido se for necessário liberar limite para fazer uma compra maior, por exemplo.
Não sei se a taxa é a mesma pra todo mundo. No meu caso a taxa de desconto de antecipação do @nubank é de 5.07% ao ano enquanto a nuconta rende 6,4% ao ano.
Dessa forma é financeiramente melhor deixar o dinheiro que usaria pra antecipar rendendo na nuconta ou em um investimento que renda mais.
Mas esse é o valor sem impostos. Dependendo da sua alíquota de IR, o rendimento total líquido não é bem esses 6,4%. Inclusive, dependendo da SELIC, tá valendo mais a pena botar na poupança alguns meses, só pra evitar o IR, já que poupança tá em média 6% a.a. e nuconta tá 6,4 mas ainda desconta imposto sobre rendimento. Além disso, foi-se o tempo de selic dando 1% a.m. hj em dia tem mês que a selic dá ate menos de 0.5% a.m. então tem que ficar ligado.
Sim, quando eu disse “não paguem pelo crédito” quis dizer não paguem pela operação de crédito, ou seja, os juros embutidos no pretenso parcelamento “sem juros” Sempre que o valor debito e credito for o mesmo, vale a pena pagar no crédito.