Quantas senhas você consegue lembrar?

Opa, NuCommunity! Proteger suas senhas é importante para impedir que hackers acessem informações pessoais e financeiras, como contas bancárias e de compras. Senhas fracas podem ser facilmente quebradas por cibercriminosos, o que pode levar ao roubo de identidade ou de dinheiro. Assim, usar um gestor de senhas fortes pode ser uma boa pedida.

Sabemos que não podemos repetir senhas, por isso, cada novo cadastro deve ser criado com uma senha nova e forte. Alguns exemplos de ataques que cibercriminosos usam para roubar senhas são: Phishing, Engenharia social, Ataque de força bruta e Keyloggers. Nesse sentido, uma dica é acessar o site Have I Been Pwned? e consultar se seu endereço de e-mail sofreu uma violação de dados, pois a plataforma permite checar se os seus dados pessoais foram vazados na Internet (que pode incluir a senha).

Algumas dicas para se proteger são:

• Criar senhas fortes, que sejam difíceis de adivinhar;
  • Não usar senhas fracas ou repetidas;
  • Não usar informações pessoais, como nome da mãe, data de aniversário, entre outras, para criar senhas;
  • Usar um cofre de senhas;
  • Corrigir e atualizar regularmente o software.

Não sei vocês, mas fico igual a Nazaré Confusa quando a missão é ter que lembrar aquela senha que criei para a plataforma Y há 2 anos. Vocês também? Foi pensando em facilitar minha vida que passei a usar um gerenciador de senhas.

IMG_0997

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que armazena e protege credenciais de acesso, como senhas e números de cartão de crédito. O objetivo é facilitar o acesso a essas informações, evitando a necessidade de memorizar senhas complexas. Funcionam como cofres virtuais criptografados que protegem as informações armazenadas com criptografia, o que torna mais difícil que criminosos tenham acesso a elas. Existem atualmente muitas opções no mercado e aqui você pode conferir 28 opções de softwares. Para esse tópico, gostaria de apresentar rapidamente quatro gerenciadores que estão facilmente presentes em nossa rotina: 1) Gerenciador de senhas do Google, 2) App Senhas da Apple, 3) Gerador de senhas do Microsoft Edge e 4) Gestor de senhas Bitwarden. Para entender como cada opção funciona, é só clicar no título para expandir o texto abaixo.

Gerenciador de senhas do Google

O Gerenciador de senhas do Google salva suas senhas com segurança para você fazer login mais rápido. Faça login em sites e apps com qualquer dispositivo, sem precisar lembrar ou reutilizar senhas. O Gerenciador de senhas do Google está integrado ao Chrome (em todas as plataformas) e a todos os apps Android. O Google assegura que estão sempre procurando por vazamentos de dados e, caso encontre uma senha comprometida, promete informar e ajudar a resolver o problema. O Gerenciador de senhas do Google salva suas senhas com segurança em um só lugar, para que elas possam ser usadas em qualquer dispositivo quando você precisar. Basta sincronizar sua Conta do Google no Chrome, Android ou iOS. Para entender mais, clica aqui.

Gerador de senhas da Microsoft

Receba uma sugestão de senha altamente segura no Microsoft Edge quando estiver criando uma nova conta ou alterando sua senha atual. Como funciona o Gerador de Senhas? Quando você abre uma página da Web que contém um formulário de inscrição ou um campo de alteração de senha, o Microsoft Edge ativa o Gerador de Senhas. Quando você seleciona o campo de senha, o Gerador de Senhas sugere uma senha forte em um menu suspenso. Você só precisa selecionar a senha sugerida e enviá-la para o site. É isso. A senha sugerida agora é salva no seu navegador e será preenchida automaticamente na próxima vez que você acessar o site. Ele também estará disponível em todos os seus dispositivos onde você estiver conectado e sincronizando senhas. A minha palavra-passe está disponível em todos os dispositivos? Sim: o Microsoft Edge preenche automaticamente sua senha em todos os dispositivos em que você está conectado e sincroniza senhas. Para entender melhor, clica aqui.

Gerenciador de senha da Apple

Todas as suas credenciais em um só lugar. Encontre senhas, verificações e alertas de segurança armazenados e protegidos no app Senhas. Sincronização segura entre aparelhos e apps. Acesse o app Senhas no iPhone, iPad e Mac. No Windows, use o app iCloud para Windows. Todas as senhas são sincronizadas com segurança entre seus aparelhos e, se você usar o Preenchimento Automático, elas serão adicionadas na hora ao app Senhas. Com criptografia de ponta a ponta e sincronização contínua, o app Senhas armazena em segurança todas as suas credenciais. Ele ajuda você a filtrar e organizar as contas por categorias como criadas recentemente, tipo de credencial ou compartilhamento em grupo. Assim fica mais rápido encontrar o que procura. Para entender mais, clica aqui.

Gestor de senhas Bitwarden

O Bitwarden é um gestor de senhas gratuito e de código aberto que armazena informações sensíveis - como credenciais de sítios Web - num cofre encriptado. O serviço está disponível em interface Web, aplicações de ambiente de trabalho, plug-ins de browser, aplicações móveis e interface de linha de comandos. O Bitwarden oferece um serviço alojado na nuvem e também tem a capacidade de implementar soluções de software no local. Algumas características do produto:

• Desbloqueio biométrico.
  • Sincronização na nuvem.
  • Encriptação de ponta a ponta dos dados no cofre.
  • Histórico para ver as palavras-passe anteriores.
  • Partilha segura de itens do cofre com outros utilizadores Bitwarden.
  • Preenchimento automático de informações de login para páginas da Web e outros aplicativos.
  • Gerador de palavras-passe.
  • Ferramenta de teste de força da senha.
  • Autenticação multi-fator através de aplicações de autenticação, e-mail, Duo, YubiKey, e FIDO U2F.
  • Relatório de vazamento de dados e verificação de senha exposta via Have I Been Pwned?.

Para entender mais, clica aqui.

Vocês costumam usar algum gerenciador de senhas? Compartilhem suas dicas!

26 curtidas

Ótimo tópico, Elves! Gosto de usar muito todos os produtos Bitwarden, até autenticador soube esses dias que tem, mas ainda não usei porque tô aguardando integrarem na nuvem, mesmo assim o gerenciador é maravilhoso!

Uma dica bônus é sempre que criar uma senha e inserir no gerenciador, tente colocar 1 caractere a mais nessa senha, mas não coloque esse caractere no gerenciador de senha, dessa forma se por algum motivo ocorrer vazamento e as senhas sejam comprometidas, não vão conseguir acessar porque falta um caractere que só você sabe.

Pode ser uma letra do nome e até letra inicial de cada site que abrir uma conta (exemplo: a sua senha do Facebook + letra inicial do Facebook (F)), já ajudaria.

16 curtidas

Eu uso o gerenciador do Google desde que ele existe, só não tenho salvo lá minhas senhas de bancos e cartões, essas são todas na minha mente.

10 curtidas

Que dica legal, @ranielreis! Nunca havia pensado nessa possibilidade. Obrigado pela dica de mestre!

Aeee, @gpaulinno! Muito bom! A pergunta que deixo é: de quantas senhas você consegue lembrar? Acho que só consigo me lembrar de três! haha

11 curtidas

A grande vantagem hoje em dia é que os OS estão bem integrados e além de gerenciar as senhas eles ainda criam e sugerem senhas fortes, depois disso eu não decoro mais minhas senha com exceção das mais antigas. Atualmente uso o Passwords do IOS

14 curtidas

Concordo, @Rafael_Ricardo! Os sistemas estão mesmo bem integrados com essas funcionalidade de geração e armazenamento de senhas. Também uso o gerenciador nativo do iOS e, particularmente curto muito duas funções, além das já mencionadas: 1) as notificações de segurança que me alertam caso alguma de minhas senhas seja comprometida em algum vazamento de dados; e, 2) o gerenciamento/compatibilidade com os códigos de verificação (2º fator).

10 curtidas

Depois do gerenciador de senha desaprendi o que é decorar 150 senhas, agora só decoro uma que é do gerenciador e às vezes ainda consigo esquecer. :joy:

11 curtidas

Esse era o meu mal, por não decorar muitas senhas acabava repetindo a mesma senha em mil plataformas. Hoje não mais, tudo como manda o figurino! rsrs

13 curtidas

Cara, precisamente não sei, mas entre os bancos que uso e cartões, são mais de 20 senhas (se eu errar foi pra menos). Essas estão todas no HD da minha memória.

11 curtidas

Cara, agora fiquei surpreso! Nunca me propus a memorizar senhas, pois sempre deleguei essa tarefa a esses apps gerenciadores… mas agora fiquei curioso pra saber quantas senhas eu conseguiria memorizar. Vou fazer esse teste comigo mesmo! :sweat_smile:

8 curtidas

E antigamente era até mais fácil, não tinham muitas redes sociais, hoje em dia só de banco são 3, repetir senha nunca é a opção pensando em segurança, então felizmente criaram os gerenciadores. :purple_heart:

10 curtidas

Vale anotar no bloco de notas do celular ou naquela agenda física que a família tem acesso? :eyes:

9 curtidas

O bloco de nota não anoto porque se pegar um vírus e vasculhar o celular vão achar com facilidade, os gerenciadores tem criptografia e de tempos em tempos pedem a senha, já anotar fisicamente já perdi muita senha assim, não lembro até hoje a senha da minha primeira conta no Hotmail, anotei e esqueci onde guardei em casa (já faz 15 anos). :joy:

9 curtidas

Excelente tópico, @Elves ! :clap:

Eu hoje sou extremamente dependente dos gerenciadores de senhas. Tem diversas senhas minhas que eu nunca nem vi na vida, nem mesmo na hora de gerar; já gero enxergando só asterisco e normalmente uso o próprio digitador do gerenciador de senhas.

Por muito tempo usei o keepass no computador e o keepass2Android no celular. Hoje ainda uso para algumas senhas, mas tenho migrado para o do navegador. Eu sentia mais segurança nestes outros pelo fato de funcionarem offline, mas tenho aceitado migrar para esses que armazenam em nuvem, pois são muito mais práticos. Quanto a um possível roubo de dados, eu me protejo sempre que possível optando pela autenticação multifator.

Assim como o colega @gpaulinno, eu tenho algumas senhas que eu considero estratégicas e essas têm que ficar só na minha cabeça mesmo. Mas no meu caso não chega nem perto de 20, está mais perto de meia dúzia.

Essa dica bônus do @ranielreis foi sensacional. Anotadíssima! :clap:

A minha dica aqui vai ser: se você usa a área de transferência (copia e cola) para extrair a senha do gerenciador e depois colar no campo de digitação, lembre-se de, após a utilização da senha, copiar qualquer outro texto aleatório para tirar a senha da área de transferência. Vale ficar atento no celular, também, pois tem gente que mantém o histórico da área de transferência habilitado. Depois de usar copia e cola com a senha, vale dar uma limpada nesse histórico também.

E, para descontrair… quero ver quem pega a referência: :point_down:

10 curtidas

Exatamente isso. Os gerenciadores que usei no passado, bem no passado, não permitiam usar uma função que é colocar a senha automaticamente no app ou site, só permitiam se pagasse a assinatura equivalente a um rim, a versão free sempre é muito limitada, então as pessoas acabam usando o gerenciador dessa forma que você falou, copiando e colando a senha, o que é um perigo e elimina a segurança quase que completamente. Por isso que eu há décadas adotei o Google como meu gerenciador.

Aqui você lembrou bem e é bem complicado, pois a pessoa acaba tendo que lembrar sempre várias vezes no dia de apagar a área de transferência, o que torna-se mais difícil do que decorar a senha propriamente dito :sweat_smile:

Outro motivo além dos preços altíssimos para usar um gerenciador com todas as funções, o que torna realmente suas senhas seguras, é que eles (pelo menos uns seis que testei), contém bugs mesmo na versão paga, casa um dos que testei continha algum bugs no uso no smartphone ou web.

9 curtidas

Inclusive, aproveitando sua dica. Existem gerenciadores de senha com o recurso nativo, seria o caso do Bitwarden que deixa configurar tanto no PC ou celular para limpar a senha copiada da área de transferências automaticamente, já que às vezes fica salvo no seu histórico e até que substitua por novas colagens pode demorar um pouco.

10 curtidas

Ótimo post! @Elves

Manter nossas senhas seguras é realmente essencial hoje em dia, ainda mais com tantos ataques cibernéticos por aí. Eu já utilizo um gerenciador de senhas e é uma mão na roda! Além de aumentar a segurança, facilita demais o dia a dia, especialmente quando temos várias contas para gerenciar.

Adorei as dicas que você trouxe, especialmente sobre o Have I Been Pwned? — já usei e é super útil para checar possíveis vazamentos. Acho que muita gente ainda subestima a importância de senhas fortes e únicas.

Uma pergunta: você já experimentou o Bitwarden?

Sempre vejo ótimos comentários sobre ele, mas ainda não testei. Qual deles é seu favorito?

7 curtidas

Só peca por não ter autenticação multi fator.

Uso o da Microsoft, é excelente.

Com a autorização multi fator, podemos desativar o uso de senhas e isso deixa a conta mais segura.

Olhem isso!

Eles não desistem!

8 curtidas

Também sou quase completamente dependente do meu gerenciador de senhas e, assim como você, muitas delas nunca vi. rsrs

Sim, também acho muito legal o uso do segundo fator. Uso o da Apple mesmo e lá eles chamam de “Códigos”. É legal ver a combinação de 6 dígitos (que mudam a cada 30 segundos) está lá segura no Senhas da Apple me protegendo. Sempre que a plataforma permite, costumo ativar o segundo fator. Inclusive, vale lembrar que a NuCommunity permite a ativação e a minha conta já está ativada, e a de vocês? Será que valeria um tutorial de como ativar a autenticação aqui na comunidade, @ranielreis?

Isso aqui é realmente uma mão na roda! No App Senha da Apple também tem e se chama “Chaves-senha”. Com essa função eu nem preciso usar mais a senha, é só autenticar meu iPhone usando o FaceID e pronto, entrei! Você também usa, @Rafael_Ricardo?

7 curtidas