Ouvi falar da colaboração que existe entre o NuBank, o Serasa Limpa Nome e a plataforma Acordo Certo, que parecem ser excelentes.
No entanto, rolam relatos pelo TikTok de pessoas que afirmam que o NuBank espera muito tempo antes de negativar seu nome no Serasa, deixando vir juros imensos sobre a dívida, e quando você tem a oportuidade de fazer alguma negociação utilizando as parcerias mencionadas, sua dívida é 10 vezes maior que no começo, ou até mais.
Alguém aqui já passou por essa experiência, ou tem essa informação? Quanto tempo leva, desde a inadimplência, para que uma negociação se torne possível por meio do Serasa Limpa Nome ou da plataforma Acordo Certo?
Boas-vindas à NuCommunity, @Bruno_Oliveira39!
Apesar dos relatos pelas redes sociais como Tiktok, o indicado seria consultar essa disponibilidade no chat, já que as condições variam de cliente pra cliente, não é algo padronizado
11 curtidas
Após o vencimento da dívida, o credor pode solicitar a negativação, mas existe um prazo mínimo para que o consumidor possa negociar a dívida antes da inclusão no cadastro de inadimplentes. Esse prazo é de no mínimo 10 dias e sempre será informado no comunicado de negativação.
Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o Serasa: 10 mitos e verdades sobre dívidas
Os atendentes do nubank não fornecem um prazo para negativarem a conta… Mesmo conversando com eles sobre o assunto.
O prazo mínimo pode ser 10 dias, mas o máximo se estende até o infinito.
Olá @Bruno_Oliveira39. Seja bem vindo a comunidade de clientes nubank.
4 curtidas
A lei 8.078/90 (CDC) não estabelece um prazo mínimo para inclusão nos órgão de proteção ao crédito (Serasa, SPC, etc), podendo ser efetuado no dia seguinte ao vencimento.
Porém na prática, esses órgãos, à pedido do credor, notificam o devedor, estipulando um prazo para solução do débito, junto ao credor e, após decorrido, efetivam a inclusão no respectivo cadastro de inadimplentes,
Quanto a afirmação destacada em sua frase, em termos financeiros , não faz diferença quanto tempo decorre até a efetiva inclusão, vez que os juros e demais despesas oriundas da inadimplência serão, in tese, devidos à partir da data da inadimplência.
5 curtidas
Boa noite, Luiz. Obrigado pelas informações.
Mas faz diferença o tempo que decorre, porque a pessoa poderia fazer uma negociação no Serasa ou no Acordo Certo no começo da inadimplência, mas como acaba tendo de esperar muitos meses para que isso se torne possível, quando vai fazer essa negociação a dívida já está muito maior, por causa dos juros.
É verdade que parece estranho alguém reclamar que um banco demora muito pra te negativar. Mas a questão é que as renegociações possíveis quando se está negativado são muito melhores que as que você pode fazer diretamente com o banco a qualquer momento. Para alguém que está numa situação em que as renegociações apresentadas pelo banco não ajudam, ser negativado parece melhor, pois terá acesso a acordos melhores. Ou teria, se ela fosse negativada antes da dívida ficar 10 vezes pior.
Obrigado a todos pelas boas vindas!
1 curtida
Não. Essa percepção está equivocada.
Quando o devedor está negativado, o poder de negociação fica muito reduzido, vez que o crédito disponível para o devedor no Mercado se extingue.
O que ocorre, de fato, é quando a dívida se aproxima dos 5 anos de inadimplência, circunstância em que o órgãos de proteção ao crédito não mais poderão informar ao Mercado acerca do débito, as “ofertas” e “descontos” ficam mais “generosos”, em razão do risco da dívida não poder mais ser cobrada por via judicial, erroneamente denominada por alguns como “caducidade”.
Sempre é salutar compreender que o Score considera entre outros fatores, o tempo que uma dívida ficou inadimplida.
Logo, não basta estar com o “nome limpo”, tem de haver regularidade e pontualidade no pagamento.
7 curtidas
Inadimplência devia ser encarado como caso eventual por qualquer pessoa de bom senso, mas muita gente faz disso uma prática corriqueira. Existem pessoas que fazem dívidas pensando nesses futuros acordos, é triste ver que existe gente com esse tipo de mentalidade.
2 curtidas
Não existe poder de negociação nenhum pra qualquer pessoa que esteja com uma dívida séria, esteja negativada ou não. A questão são quais acordos são disponibilizados para ela. Os acordos são mais “generosos” mesmo antes dos cinco anos. É claro que não é bom ficar negativado. Mas em alguns casos pagar a dívida se torna mais possível assim do que de outra forma.
Edson, é melhor tomar cuidado antes de julgar as pessoas, visto que eu não dei nenhum contexto sobre a situação.
De qualquer forma, agradeço pelas respostas. Um bom dia a todos.
4 curtidas
Não é julgar, são 60 milhões de inadimplentes no país que não me deixam mentir. Não se pode dizer que todos estão inadimplentes por causa de alguma crise.
2 curtidas
Mesmo assim creio que não podemos colocar todos na mesma cesta
7 curtidas
Olha, o TikTok não é o melhor lugar para se manter informado de NADA, muito menos de informações sobre o seu banco. Procure sempre fontes confiáveis e desconfie de informações vindas de redes sociais.
1 curtida
@Edson_Bezerra Concordo que a inadimplência de alguns brasileiros, é por pura irresponsabilidade; mas há o outro lado da moeda. Nós vivemos em um país, onde o salário mínimo mal dá para sobreviver, e isso ocasiona no uso de cartões de crédito para compras que com dinheiro vivo, não seria possível. Por isso, tem se tornado parte da vida de quase todas as famílias. Acontece, que os juros abusivos dos bancos e a oferta tentadora de crédito, levam os clientes a pagarem horrores de dinheiro todos os meses, e isso vira uma bola de neve, paga e usa de novo, paga e uso de novo, até que uma hora surge um problema maior, e a pessoa opta por não pagar o cartão, para resolver o outro problema.
1 curtida