Estamos aqui pensando sobre formas de juntar dinheiro e gostaríamos de ouvir vocês.
Como vocês fizeram para juntar dinheiro para alcançar aquele objetivo, tipo fazer uma viagem, casar, morar sozinho, reformar a casa? Que estratégia vocês utilizaram? Como se organizaram? Deixaram de gastar com alguma coisa? Começaram a fazer algum trabalho extra? Como se sentiram ao longo dessa jornada?
Eu, por exemplo, estou juntando dinheiro para casar. Basicamente coloquei um objetivo de quanto quero economizar por mês e estou buscando me manter dentro do orçamento. Às vezes é difícil, um pouco frustrante abrir mão de algumas coisas, mas o objetivo é maior, então vamos que vamos.
Se você tiver uma história para compartilhar, ficaremos muito felizes em ouvir!
Rapaz… Se você NÃO se casar, sua economia vai ser muito maior, te garanto!
Outra coisa: hoje você está “abrindo mão de algumas coisas”. Depois que você casar, você vai abrir mão é de TODAS as coisas.
.
.
.
.
.
Tô brincando…
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Ou não.
Bom, a minha estratégia é que dentro do meu Orçamento, eu já tenho Apropriado um valor X (Para Tesouro Direto/Reserva de Emergência) e um valor Y para (IPCA/Aposentadoria).
Nesse caso, os valores são como ‘‘dívidas’’ que TEM que ser pagas, eu trato dessa forma. Agora se for para algum bem material ou viagem, eu ainda prefiro recorrer ao cartão, com a oportunidade do pagamento sem juros, eu lido melhor com ‘‘Obrigações Mensais’’, a ideia do TEM que ser pagas. rs
Bem vindo a comunidade @vitorl, minha estratégia é cortar alguns gastos mensais ,mesmo apertando o laço, com um objetivo de mudar de estado espero que até 2023 eu consiga juntar esse montante
Eu cortei muito as minhas despesas supérfluas e hoje consigo poupar boa parte do meu salário.
Tenho poupado em Previdência, um pouco em renda fixa para despesas pontuais e de curto prazo e em renda variável a maior parte pois, a remuneração das aplicações financeiras tradicionais estão muito baixas.
Seja bem-vindo @vitorl
Estou reparando que cada dia está aparecendo mais nubankers na comu
Eu estou justamente nessa caminhada. Eu tenho objetivos de curto, médio e longo prazo.
Trabalhei por muitos anos sem guardar dinheiro, depois eu vi a besteira que fiz rs.
No momento, eu separo ‘‘x’’ reais para guardar na nuconta. Ainda não invisto em outras modalidades (como o pessoal que aplica no tesouro), pois estou começando a aprender sobre o assunto.
Minha primeira estratégia foi fazer trabalho extra, trabalhava com eventos e comecei a guardar dinheiro.
Agora eu foco em um emprego melhor. Recebendo um salário melhor e tendo controle dos gastos, fica mais fácil guardar dinheiro.
Ah, tem dia que acordo bem motivada e determinada, mas tem dias que jogo tudo pro ar e gasto como se não houvesse amanhã kkkkk ! Aos poucos a gente aprende a se controlar melhor!
Adoro casamentos, desde a linda cerimônia até as comidinhas rs. Tenho certeza que será um dia inesquecível!!
eu ainda sou dependente dos meus pais, mas tenho uns projetos bacanas, de viagem, congressos e etc… eu tento guardar dinheiro que recebo por serviços informais que faço. eu preciso inclusive, pagar um congresso que vou submeter artigo, abri a conta no Nu com esse objetivo, guardar para poupar e fazer render de pouco em pouco. ainda to longe, mas acho que vou conseguir… (se vcs quiserem ajudar a pobre universitária aq rs)
Agora sério…
Eu mantenho um estilo de vida pelo menos dois níveis abaixo do meu orçamento, o que me permite investir cerca de 40% dos meus rendimentos. Para exemplificar, eu jamais peço comida em casa - somente em ocasiões inabituais, como ao receber os amigos ou numa reunião de família. Além do aspecto econômico, isso também me ajuda a manter uma alimentação mais saudável. Este padrão de vida me traz uma certa liberdade para planejar e realizar qualquer projeto pessoal sem sacrifícios.
Outra estratégia importante é escolher o investimento adequado ao seu projeto. Ou seja, você não deve optar por uma aplicação de longo prazo se pretende fazer uma viagem daqui a dois anos, por exemplo.
Por fim, e talvez o investimento mais importante, é não descuidar da saúde. Nenhum projeto poderá ser concretizado se você não estiver bem física e psicologicamente.
Ola @vitorl então, eu recomendo vc assistir um canal no YouTube chamado MePoupe, conheci esse canal através de um amigo, é um canal de economia muito bom, a apresentadora do canal da dicas muito boas de como poupar dinheiro. Ela fala de tudo mas, acho que ela fala mais sobre tesouro direto. Eu comecei a poupar com renda fixa CDB depois parti para LCA, pois é isento de imposto de renda kkkkk. Atualmente estou mais “agressivo” e parti para renda variável, invisto em FII’s que tbm é iesento de imposto, e mais um ativo é a ação na Bovespa. Claro que antes de vc começar a plicar nessas modalidades, vale apena fazer uma pesquisa antes e estudar sobre o assunto. ops! tenho tbm um pouco aplicado em Fundos de investimento mas tbm , recomendo ver direitinho sobre isso e não cair no papo do seu gerente bancário.
Olá meu amigo, tenho em mente 30% da minha renda direcionada para investimentos, (AÇÕES E FIIS) ja tenho minha reserva de emergência formada na Nuconta e CDB do banco inter, estou no ciclo de investir e reinvestir, e em questão de controle agora que tenho um limite bom no Nubank consigo concentrar todas as minhas despesas nele, compro tudo no cartão (inclusive boletos) lógico que aquelas compras onde consigo desconto avista pago em dinheiro quando posso, e também utilizo o app Organizze para controlar meu orçamento e não sair da linha.
@Nina_B.P uma dica que te dou é começar a poupar, use apps como 52 semanas (comecei com ele) crie metas a partir dai você criará um gosto por querer guardar, logo terá desejo de começar a estudar para investir esse dinheiro que está guardando e isso vira um ciclo vicioso que vale muito a pena, acompanhe vídeos no YouTube como me poupe, economirna, Primo rico entre outros, (mas nunca siga recomendações apenas pegue ideias e faça seus próprios estudos).
Faca isso por alguns meses, dps volta aqui para contar pra gente o resultado
Oi @Nina_B.P, Um pensamento que eu tive para poupar foi imaginando o seguinte… as pessoas costumam juntar moedas de 1 Real, isso acabei achando que não estava certo porque, acaba incentivando a gastar notas para adquirir moedas. Então passei a juntar, em vez de moedas, a juntar notas de 100 Reais, pois é muito mais legal! Toda vez que vc adquirir uma nota de 100 Reais guarde essa nota, fica a dica. Não importa a forma que vc vai guardar pois vc esta começando a poupar e aos poucos vai ganhando conhecimento de como poupar melhor. Boa sorte e o importante é vc começar.
@Priscila sua estratégia esta ótima , pois o importante é guardar. Se der para aplicar essa sobra que vc guarda, melhor ainda pois corre juros mensais sobre a quantia que esta plicado. A NuConta, acredito que é um bom lugar para guardar, mas cuidado para não gastar kkkk.