Queda SELIC vs Nuconta

Com a queda da SELIC a Nuconta esta ficando menos interessante com seu rendimento de 100% do CDI e com vários outros fazendo igual. Quando o nosso Nubank passará a oferecer alguma opção com rendimentos maiores? LCA? LCI? CDI acima do padrão de 100%? Pré fixados?
Creio que assim como eu já encontrei outras opções, gradualmente outros também o farão mais cedo ou tarde.

7 curtidas

Acredito que a questão é que a SELIC está sendo reduzida, não tem muito o que fazer em termos de renda fixa. Você até consegue aplicações com 110% do CDI, ou até mais, mas isso implica em sacrifício de liquidez (você tem que deixar seu dinheiro lá aplicado por 5 anos, por exemplo!) o que difere da proposta do Nubank que é uma conta remunerada, com liquidez máxima. Acho muito pouco provável você obter mais que 100% do CDI sem sacrificar liquidez.
Por outro lado, você pode sair da renda fixa se estiver querendo melhorar seu rendimento. Acredito que a perspectiva é boa no Brasil para a iniciativa privada. Você pode começar com fundos de ações, ou quem sabe até pensar em abrir um negócio próprio. A queda da SELIC implica em crédito mais barato para a iniciativa privada, por exemplo. Reduzir a taxa SELIC é uma forma de estimular a economia através de incentivo à iniciativa privada. Só vão aumentar novamente a SELIC se a inflação fugir do controle (o que inclusive já aconteceu antes no Brasil).

4 curtidas

Renda fixa atualmente não é um “investimento”, mas sim um lugar seguro para ter seu dinheiro rendendo mais do que a poupança e ter a possibilidade de retirar a qualquer momento, o que é a proposta da NuConta.

Se quer rendimento mesmo, não tem jeito, ações de boas empresas no longo prazo, negócio próprio e renda extra.

3 curtidas

A queda da SELIC atinge todas as aplicações de renda fixa de forma semelhante, portanto, nesse aspecto nada muda. Mas de fato outros players estão oferecendo opções com rendimento ligeiramente melhor.

5 curtidas

Não mencionei a palavra “investimento”. O que se quer com liquidez é uma correção que pelo menos não saia perdendo para a poupança, nem para a poupança antiga. Com 100% do CDI já perdemos para a poupança antiga já em 5,4% ao ano. Eu, assim como outros, aceitariam sacrificar parte da liquidez em troca de rendimentos um pouco melhores. Ninguém vai ficar rico com dinheiro em renda fixa e nisso o governo pode estar certo em tentar estimular a movimentação desses fundos imobilizados.

1 curtida

Contudo um fundo de emergência precisa render o suficiente para não perder o poder de compra em quaisquer áreas alvo. Se se poupa para uma cirurgia, por exemplo, não é desejável que ao alcançar o montante se perceba que o reajuste do valor da cirurgia pretendida provocou a necessidade de um tempo de aportes muito superior.

1 curtida

Acho que quanto a isso você não precisa se preocupar. O governo só está baixando a SELIC porque a inflação está baixa. Acredito que 100% do CDI sempre vai superar a inflação, mesmo que por uma margem pequena.

Quanto à poupança antiga, acho que não vale a pena nem pensar sobre ela. É algo que não existe mais. Se você pegar um dinheiro agora, não tem como aplicar na poupança antiga.

Acho que agora entendi. Você queria que o Nubank oferecesse esse tipo de produto também, é isso? Produtos com menos liquidez e taxa de rendimento maior?

4 curtidas

Sim. O Nubank também poderia oferecer opções com mais rendimentos e menos liquidez.
Quanto a inflação, não basta supera-la, os planos de saúde, por exemplo, frequentemente são reajustados em valores superiores a qualquer metodologia de medição da inflação.

1 curtida

Fora o fato de que não se pode mais aportar desde 2012, quem tem poupança antiga já perdeu tanta oportunidade de investimento, que não faz o menor sentido sequer mencioná-la em qualquer comparativo atual.

1 curtida

Quando se pretendia fazer uma pessoa encerrar uma poupança antiga e passar a optar por renda fixa com a mesma segurança do FGC e rendimentos mais vantajosos as coisas mudam. Faz sentido sim. Ninguém é obrigado a adivinhar, mas, um pouco mais de imaginação sempre ajuda.

Existem boas opções de renda fixa melhores que a poupança antiga no mercado. O que me incomoda é que nenhuma dessas opções esta no Nubank. Que é onde escolhi passar a receber meus pagamentos. Antes por praticidade e rentabilidade. Hoje, só pelo bom atendimento.

Agora com a SELIC em 5%, e CDI em 4,9%. Passa a fazer uma diferença ainda mais significativa entre pagar 100% do CDI, como muitos já fazem, ou passar a pagar 100% da SELIC (meta) e ser pioneiro nisso.