Com a queda da SELIC a Nuconta esta ficando menos interessante com seu rendimento de 100% do CDI e com vários outros fazendo igual. Quando o nosso Nubank passará a oferecer alguma opção com rendimentos maiores? LCA? LCI? CDI acima do padrão de 100%? Pré fixados?
Creio que assim como eu já encontrei outras opções, gradualmente outros também o farão mais cedo ou tarde.
Acredito que a questão é que a SELIC está sendo reduzida, não tem muito o que fazer em termos de renda fixa. Você até consegue aplicações com 110% do CDI, ou até mais, mas isso implica em sacrifício de liquidez (você tem que deixar seu dinheiro lá aplicado por 5 anos, por exemplo!) o que difere da proposta do Nubank que é uma conta remunerada, com liquidez máxima. Acho muito pouco provável você obter mais que 100% do CDI sem sacrificar liquidez.
Por outro lado, você pode sair da renda fixa se estiver querendo melhorar seu rendimento. Acredito que a perspectiva é boa no Brasil para a iniciativa privada. Você pode começar com fundos de ações, ou quem sabe até pensar em abrir um negócio próprio. A queda da SELIC implica em crédito mais barato para a iniciativa privada, por exemplo. Reduzir a taxa SELIC é uma forma de estimular a economia através de incentivo à iniciativa privada. Só vão aumentar novamente a SELIC se a inflação fugir do controle (o que inclusive já aconteceu antes no Brasil).
Renda fixa atualmente não é um “investimento”, mas sim um lugar seguro para ter seu dinheiro rendendo mais do que a poupança e ter a possibilidade de retirar a qualquer momento, o que é a proposta da NuConta.
Se quer rendimento mesmo, não tem jeito, ações de boas empresas no longo prazo, negócio próprio e renda extra.
A queda da SELIC atinge todas as aplicações de renda fixa de forma semelhante, portanto, nesse aspecto nada muda. Mas de fato outros players estão oferecendo opções com rendimento ligeiramente melhor.
Não mencionei a palavra “investimento”. O que se quer com liquidez é uma correção que pelo menos não saia perdendo para a poupança, nem para a poupança antiga. Com 100% do CDI já perdemos para a poupança antiga já em 5,4% ao ano. Eu, assim como outros, aceitariam sacrificar parte da liquidez em troca de rendimentos um pouco melhores. Ninguém vai ficar rico com dinheiro em renda fixa e nisso o governo pode estar certo em tentar estimular a movimentação desses fundos imobilizados.
Contudo um fundo de emergência precisa render o suficiente para não perder o poder de compra em quaisquer áreas alvo. Se se poupa para uma cirurgia, por exemplo, não é desejável que ao alcançar o montante se perceba que o reajuste do valor da cirurgia pretendida provocou a necessidade de um tempo de aportes muito superior.
Acho que quanto a isso você não precisa se preocupar. O governo só está baixando a SELIC porque a inflação está baixa. Acredito que 100% do CDI sempre vai superar a inflação, mesmo que por uma margem pequena.
Quanto à poupança antiga, acho que não vale a pena nem pensar sobre ela. É algo que não existe mais. Se você pegar um dinheiro agora, não tem como aplicar na poupança antiga.
Acho que agora entendi. Você queria que o Nubank oferecesse esse tipo de produto também, é isso? Produtos com menos liquidez e taxa de rendimento maior?
Sim. O Nubank também poderia oferecer opções com mais rendimentos e menos liquidez.
Quanto a inflação, não basta supera-la, os planos de saúde, por exemplo, frequentemente são reajustados em valores superiores a qualquer metodologia de medição da inflação.
Fora o fato de que não se pode mais aportar desde 2012, quem tem poupança antiga já perdeu tanta oportunidade de investimento, que não faz o menor sentido sequer mencioná-la em qualquer comparativo atual.
Quando se pretendia fazer uma pessoa encerrar uma poupança antiga e passar a optar por renda fixa com a mesma segurança do FGC e rendimentos mais vantajosos as coisas mudam. Faz sentido sim. Ninguém é obrigado a adivinhar, mas, um pouco mais de imaginação sempre ajuda.
Existem boas opções de renda fixa melhores que a poupança antiga no mercado. O que me incomoda é que nenhuma dessas opções esta no Nubank. Que é onde escolhi passar a receber meus pagamentos. Antes por praticidade e rentabilidade. Hoje, só pelo bom atendimento.
Agora com a SELIC em 5%, e CDI em 4,9%. Passa a fazer uma diferença ainda mais significativa entre pagar 100% do CDI, como muitos já fazem, ou passar a pagar 100% da SELIC (meta) e ser pioneiro nisso.