Quem sente culpa de gastar dinheiro?

Oi, comunilindos!

Eu queria falar com vocês sobre um assunto que provavelmente já afetou todos nós: culpa. Mais especificamente, a culpa de gastar dinheiro.

Sabe aquela sensação que a gente tem às vezes de que não devia estar gastando com algo? Que devia guardar aquele dinheiro, ou investir, em vez de gastar?

Vou dar o meu exemplo: eu amo de paixão sair pra tomar um café da manhã bacana no fim de semana, mas fico tão ansiosa na hora da conta que acabo o rolê me sentindo mal.

Como vocês lidam com isso?

E, pra quem não sente essa culpa, como fazem pra equilibrar?

Me contem nos comentários! Beijos

23 curtidas

Euu :raising_hand_woman:t3:

Eu sempre falo: vou guardar esse dinheiro aqui. Mas acabo sempre gastando com lanche. Na hora de comer é bom, mas depois que acaba me dá mtaa pena rsrs :cry:

8 curtidas

Uma maneira interessante de lidar com isso é tentar mudar sua perspectiva na hora de investir. Se você pensar que está “comprando” um investimento, talvez isso te ajude psicologicamente a satisfazer o desejo de consumo. Tem bastante gente que pensa que investir é “guardar”, quando tem vontade de gastar. Quem nunca teve um pensamento do tipo “ah, eu trabalhei tão duro essa semana, eu mereço um agradinho”. Se você pensar que está “comprando” um investimento, talvez isso satisfaça seu desejo de gastar. Não funciona pra todo mundo, mas vale a pena tentar.

:joy: sensacional Nanna :rofl:

11 curtidas

Quem não gosta de gastar dinheiro com algo satisfatório pra vc, porém, É sempre uma DR entre eu e minhas finanças, eles sempre ganham!!

Onde vivem essas pessoas que não sentem culpa? kakakaka

3 curtidas

Ultimamente eu sempre sinto culpa nos lugares que eu estou, pois não consigo aproveitar ao máximo, pensando se isso era necessário ou não.

A Verdade é que gastos com lazer, são necessários, por mais que fujam disso, se fizer com culpa, o ‘‘lazer’’ passa a não existir mais.

Eu falo isso, mas não consigo por em prática.

6 curtidas

Eu tenho esse sentimento também.
Como tenho uma filha de 3 anos, costumo poupar hoje para pagar, principalmente, os estudos dela, caso ela não estude em uma faculdade pública ou para o caso de precisar montar uma clínica, sala ou algo para ela trabalhar após se formar.

Porém, estou me policiando e me apegando ao argumento de que se eu trabalho é para poder proporcionar bem-estar para mim e para minha família.

De que adianta me matar no trabalho e passar vontade?? Não faz sentido. É para isso que trabalho, para ter o que quiser.

A única coisa que eu nunca regrei, nem quando tinha um salário menor foi: comer bem e beber bem. Não interessa o preço. Se eu tiver vontade, entro, peço e como!

5 curtidas

Eu geralmente costumo guardar o do investimento e separo o do rolê

3 curtidas

Estou aprendendo aos poucos. Eu sofria demaiiis quando gastava. Terapia ajudou muito a entender que lazer é necessário e importante pro bem estar. Eu comecei a seguir a sugestão do Boletinhos de separar por porcentagem o dinheiro das contas, o pra guardar e pra gastar com lazer. Tá dando super certo! Mas não vou mentir que vez ou outra perco a linha. :stuck_out_tongue_winking_eye:

4 curtidas

REAAL! Deixa de ser lazer e se torna estresse e ansiedade.

1 curtida

Invisto uma boa parte, gasto o restante no que é necessário e lazer.

Mas sempre tem aquele fim de semana que me pergunto se vale ou não a pena gastar mais e geralmente esse questionamento me faz não aceitar diversos convites para sair de casa.

1 curtida

Separa seu orçamento em percentual e estipula quanto você vai ter pra gastar com o que quiser. Assim não terá culpa. Afinal, somos humanos e precisamos de nos sentir bem.

4 curtidas

Queria que tivesse isso, no Aplicativo.

5 curtidas

Há um tempo atrás me tornei essa pessoa: a que sente culpa ao gastar dinheiro. Isso é uma merda!! Já cheguei ao nível de deixar de adquirir coisas que estou realmente precisando para não ter comigo a sensação de culpa ao consumir. Sempre pensando nas finanças, dividas, quanto gastei a mais, etc. E principalmente, um bloqueio em gastar com os ‘‘agrados’’ do dia a dia. Comprar um sorvete, doces, sair… coisas que gosto. Minhas finanças me fazendo enxergar tudo como ‘‘futilidade’’.
Mas atualmente, através de um vídeo no Youtube sobre organização financeira, peguei um dica de que essas pessoas precisam fazer um planejamento separando já o valor do que vai gastar com besteiras/comidas. O tal do ‘‘seja feliz’’. 10% do seu dinheiro já deve ser planejado para você gastar com o que quiser, sem precisar mexer nos seus rendimentos ou emergência. Espero que isso me ajude kkk futuramente estarei colocando em pratica.
Quem quiser ver o vídeo é o: PRIMO RICO - COMO FAZER UM ORÇAMENTO SIMPLES E PRATICO PARA SOBRAR DINHEIRO.

5 curtidas

Eu sinto essa culpa em pelo menos 70% das compras que faço junto com minha esposa.
:roll_eyes::roll_eyes::roll_eyes:

2 curtidas

É como eu disse, o medo de gastar faz a gente pensar de mais e nos privar das aventuras da vida, dos amigos e família.

O ideal é ter um orçamento que não corte o lazer, afinal devemos nos permitir a dizer sim a vida e não perder oportunidades, pois no fim dinheiro é uma ferramenta e momentos não voltam…

Também estou tentando mudar isso drasticamente.

2 curtidas

Arrasou!!! Disse tudo. Exatamente isto.

1 curtida

A gente tem que encarar isso, é difícil mas quanto mais economizamos no presente mais compras podemos fazer no futuro sem se preocupar com dívidas e aquela angustia de cair logo o salário e pagar o boleto.
A paz de espírito que a gente sente sabendo que qualquer problema que aconteça, temos um dinheirinho ali reservado é algo que não desejo perder.
Quando eu vou comprar alguma coisa eu não olho o desconto, o valor e sim a quantidade de horas que eu teria que trabalhar para pagar por aquilo, assim a gente consegue comparar o valor do nosso esforço diante de obter aquilo e pensar bem se vale a pena.

E iFood? Terrivel, me faz gastar horrores, mas coloquei em mente que só vou usar quando aparecer cupom e valer muito a pena.

Verdade !! Estou começando a estudar bem os FIIs e é muito bom ter aquelas várias opções e poder ver as fotos dos imóveis que vamos investir.

O Reality Show da Nathalia Arcuri que está passando na Band é ótimo pra gente entender bem o que o descontrole financeiro faz com nossa vida, temos que saber medir um pouco nosso padrão de vida para a realidade atual, e para subirmos ele só investindo em nós e no nosso dinheiro.

2 curtidas

Só sinto culpa quando pago mais caro!:scream:

Eu já atingi um certo nível de independência financeira que me permite alguns excessos. No entanto, decidi parar de acumular coisas e comecei a buscar por experiências. Ou seja, aquele café ou jantar especial, aquela viagem ou show inesquecível, passaram a ser gastos prioritários e do tipo que jamais me causarão qualquer culpa.

Costumo dizer que o segredo para tudo na vida é o equilíbrio e nas finanças não creio que seja diferente. Se você economiza regularmente, não terá dificuldades quando pintar aquela vontade de cometer alguma loucura.

5 curtidas

Pois é, eu estou assim também.

Eu costumava sentir uma certa culpa ao gastar, mas hoje, com um filho pequeno, acabo gastando mais pra proporcionar um conforto para minha família e deixo a culpa um pouco de lado. :wink:

2 curtidas