Quem tem direito à Restituição do Imposto de Renda e como ela é realizada.
A restituição do Imposto de Renda é feita para quem teve a cobrança de impostos mais do que necessária. O trabalhador que teve imposto de renda retido na fonte acima do necessário pode receber a restituição. Saiba como!
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda pode sofrer alterações, conforme o bom humor do governo(sic).
Com isso, muitas dúvidas podem surgir nas próximas etapas, como: quem tem direito à restituição do Imposto de Renda e como ela será realizada.
Para ajudar, confira o artigo com todas as informações e garanta sua restituição corretamente.
O que é a restituição do Imposto de Renda?
A restituição do Imposto de Renda é feita às pessoas que tiveram o seu imposto retido na fonte. Ou seja, o valor da contribuição é descontado automaticamente da remuneração de quem recebe mais de R$ 1.903,66 (o valor base pode mudar a casa ano). Esse desconto é de, no mínimo, 7,5% do salário líquido do trabalhador.
Se a Receita Federal constatar que a cobrança de impostos foi superior à necessária, o cidadão é recompensado com a restituição do Imposto de Renda.
Portanto, se você é brasileiro e teve uma renda anual acima do teto estabelecido pela Receita Federal, é obrigado a declarar o seu IR. A boa notícia é que existe a possibilidade de ter parte desse valor restituído pela Receita Federal, caso você tenha excedido em sua contribuição.
O artigo no link explica com mais detalhes e visa “suavizar” a dentada do leão no traseiro dos brasileiros (sic - gargalhadas).
→ Matéria completa no link abaixo!
Fonte: Remessa Online (Quem tem direito à Restituição do Imposto de Renda e como ela é realizada Quem tem direito à Restituição do Imposto de Renda e como ela é realizada)