RDB ou Conta de Pagamentos?

Bom, sabemos que há duas opções de depósitos em nossa querida conta do Nubank.

Qual você utiliza e por quê?

  • RDB
  • Conta de Pagamentos

0 votantes

Utilizo o depósito tradicional (conta de pagamentos) porque o considero mais seguro que o RDB, uma vez que o valor depositado não passa a integrar o patrimônio do Nubank. Em outras palavras, caso a instituição quebre, em tese meu dinheiro estará a salvo e não dependerei da garantia do FGC para reavê-lo. Não que eu acredite nessa hipótese de quebra, mas né… :man_shrugging:t2:

Se o retorno é o mesmo, vamos de menor risco. Ao menos em teoria, um maior risco pressupõe um retorno também maior. Também em teoria, se o Nubank se beneficia por ter maior liberdade com os recursos obtidos via RDB, poderia muito bem retribuir com uma taxa maior de remuneração para os depósitos efetuados sob essa modalidade, ou não?

6 curtidas

Eu deixo em RDB justamente pela comodidade de ter o FGC. Também não acredito na hipótese de quebra, mas gosto da ideia de estar contribuindo para a concessão de novos produtos financeiros como empréstimo, crédito, seguro, etc.

11 curtidas

Conta de Pagamentos. Mesmo rendimento, menor risco.

5 curtidas

Também deixo em RDB por causa disso.

Antes eu deixava em Conta de Pagamentos por causa dos motivos apresentados pelo @lualmeida, mas depois de um tempo resolvi mudar.

4 curtidas

Você disse ao contrário. E o RDB que tem o FGC não a conta de pagamentos

1 curtida

Idem.

2 curtidas

Você que entendeu errado. Pelo que escrevi, entende-se que o RDB possui a garantia do FGC. Quando falei sobre não depender do FGC em hipótese de quebra, tem a ver com o fato de o depósito via Conta de Pagamentos não contar com essa garantia, uma vez que essa modalidade DISPENSA tal garantia. E o motivo é simples: Tesouro Nacional > FGC.

3 curtidas

Creio que você se confundiu.

RDB tem FGC, Conta de Pagamentos não. Mas essa segunda nem necessita, pois são títulos públicos. Mais segurança sem depender do FGC para tal.

2 curtidas

Muito inteligente e ainda é da minha terrinha, tbm pens da mesma forma. Parabéns, pela sacada!

1 curtida

Recebi recentemente o seguinte comunicado do Nubank em um e-mail que falava sobre o rendimento da conta e fazia propaganda das caixinhas…

É importante você saber que, a partir de 13 de outubro de 2022 seus novos depósitos passarão a ser feitos em RDB (Recibo de Depósito Bancário) emitidos pelo Nubank e com proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Se quiser saber mais sobre RDB ou como mudar a configuração dos seus depósitos, clique aqui.

Achei estranho, afinal algum tempo atrás já não haviam feito essa mudança de tornar a opção de depósito em RDB o padrão da conta, e quem quisesse manter a forma original dos depósitos (conta de pagamento) que mexesse nas configurações manualmente? (alguém poderia confirmar?)

E será que estão pensando em remover a opção de desativar o RDB? :face_with_raised_eyebrow: (pelo comunicado, aparentemente ainda poderemos mudar a configuração dos depósitos, mas sei lá… o q acham?)

1 curtida

Tomara que não tirem a opção, não gosto de ver o relacionamento “Nu Financeira” lá no registrato :joy:

1 curtida

:joy: :joy: :joy: :joy:
Pô, para além dessa da Nu Financeira no registrato, se removerem a opção de desativar o RDB vão também acabar com o barato que é a possibilidade de investir indiretamente no Tesouro Direto. Se não me engano o PicPay fez uma manobra semelhante há pouco tempo, nessa de vincular o rendimento da conta a um título da própria instituição.

1 curtida

Interessante, não havia pensado em investimento indireto no Tesouro… olha Nubank você não me arrasa não hein?

1 curtida