RDB, vencimento, IR regressivo

Bom dia, fiquei com uma dúvida sobre o RDB, vi que ao vencimento do mesmo ele se torna um RDB diario. Como fica a regressividade da tabela do IR?
Ela reinicia? Ou segue valendo o tempo já investido?
Se ela reiniciar pode até ser menos vantajoso optar por estes RDBs com uma pequena % a mais.
Grato.

1 curtida

Oi @Cristian_Gohl. Acredito que seja reinado a cada depósito. Ou seja, cada depósito segue a tabela, se você saca o dinheiro, ele ver os dias dos depósitos (de acordo com o valor sacodo) e aplica a tabela.

10 curtidas

Mas eu pergunto sem sacar. Terminou o prazo ele vai mudar de RDB. E se eu deixar ainda lá. A tabela reinicia? Ou segue? Mesmo com a mudança de RDB.

3 curtidas

Acho que este trecho do artigo abaixo deve ajudar a responder. Pela minha leitura, não reinicia.

"
Importante: Por enquanto, não é possível resgatar os valores antes da data de vencimento escolhida. Por isso, é importante se planejar bem antes de selecionar essa opção.

Após o vencimento, o dinheiro será mantido dentro da mesma Caixinha, porém no RDB Diário, que pode ser resgatado a qualquer momento e cai na conta em até um dia útil.
"

9 curtidas

@Cristian_Gohl, a operação é efetivamente o resgate do título RDB Planejado e um novo investimento no título RDB Diário.

No resgate do planejado o IR é recolhido sobre o rendimento, e o líquido que sobrar vai para o RDB Diário, que começa a contar tudo do zero.

EDIT: Vale salientar que mesmo o RDB Imediato e o RDB Diário têm vencimento em cerca de 2 anos, quando acontece evento similar (resgate, replicação automática, reiniciando a contagem)

9 curtidas

Então é algo pra levar em conta.

Gosto de entender como as coisas funcionam.

Muito obrigado pela resposta efetiva.

3 curtidas