Real vs Nominal

Quanto os seus investimentos estão rendendo no ano de 2023?

Sabia que mesmo ganhando, você pode estar perdendo? :exploding_head:

Essa é a diferença entre rendimento real e o rendimento nominal, talvez você não conheça mas é bem simples.

Rendimento nominal é o que a gente vê no gráfico de rentabilidade da nossa corretora, o quanto nossas aplicações estão rendendo naquele momento.

Mas essa rentabilidade é um pouco “enganosa” pois desconsidera o famigerado IPCA, o nosso querido índice de inflação.

Quando você inclui o IPCA no cálculo, a história muda um pouco.

Dependendo do quanto a sua carteira estiver rendendo, ao aplicar o IPCA na conta, você pode está perdendo o poder de compra, mesmo com uma sensação de lucro.

Sempre leve o IPCA em consideração ao calcular rentabilidade.

Olhando para 2023, como andam seus investimento?
Esta ganhando ou perdendo do IPCA?

19 curtidas

Por isso que sempre meus investimentos sempre estão positivos :face_with_peeking_eye:

9 curtidas

Muito bom você alertar a galera sobre isso.
Eu felizmente estou com meu dinheiro rendendo 10% acima da inflação mesmo estando alocado majoritariamente em bolsa e ela em laterizaçao quase eterna kk.

6 curtidas

image

Meus investimentos ultimamente estão assim.

9 curtidas

Post muito necessário! Muito obrigado pelo conteúdo, @soares.jm! Tenho uma notícia ótima: a curva dos meus investimentos estão acima da curva do IPCA! Um viva! :partying_face:

10 curtidas

Parabéns pelo conteúdo :clap:t5::clap:t5::clap:t5:

Graças a Deus ganhando :fire::rocket:

8 curtidas

Tópico interessantíssimo @soares.jm! A diferença dos números foram grandes viu. :flushed:

10 curtidas