Receber mais de 5000 por mês, pode correr risco de bloqueio?

Nessa semana vim vendo alguns casos dizendo que tem que avisar sobre saque com valor muito alto ligando para nubank ou via chat. Quero saber se sacar mais de 10000 reais vindo de uma outra empresa, corre risco de bloqueio de conta. Este é só exemplo, mas é para tirar todas as dúvidas.

Detalhe: O Nubank está aceitando pagar os darfs com código de barras. só tem que prestar atenção ao digitar os números.

2 curtidas

Fala, @aajunior00. Esse tema de bloqueio de contas é algo bem polêmico e rende boas discussões por aqui.

Como o Nubank afirma, o número de casos de bloqueios é bem restrito, representando uma pequena porcentagem do total das operações.

Essa quantia de 5.000,00 é considerada como referência por causa de uma regulamentação do Banco Central, que exige das instituições financeiras um melhor reconhecimento dos clientes que movimentam dessa quantia para cima dentro do mês.

Acho que uma vez realizado o procedimento de “atualização cadastral” devido a ultrapassar os 5.000,00, bloqueios não devem ocorrer a não ser que seja algo muito excepcional.

Normalmente os tópicos que as pessoas abrem para reclamar dos bloqueios apresentam informações vazias. Em geral os bloqueios acontecem por algum descumprimento contratual, como pagar a fatura do cartão com o próprio cartão via carteiras digitais, ou cobrança de terceiros via boleto de depósito pessoal da conta PF.

Eu particularmente desencanaria com essa questão do bloqueio, tendo noção de que estou utilizando adequadamente a conta. Mas claro que todos estamos suscetíveis a passar por esse contratempo, seja aqui no Nubank ou qualquer outra instituição financeira.

Você pode mandar um e-mail, ligar na central de atendimento ou utilizar o chat do app para expor sua situação e buscar esclarecimentos oficiais. Não custa nada e talvez lhe traga mais segurança.

4 curtidas

Respondendo a sua dúvida sobre o saque, só pode ser feito em uma caixa eletrônico da rede 24 horas e tem uma tarifa de saque no valor de R$6,50. Além disso tem um limite diário de R$2000,00 a cada 24 horas. Dependendo do horário o valor pode ser reduzido.

Sobre o valor, se esse for uma movimentação normal do seu uso diário/mensal, não haverá problemas. Se for um valor fora do comum, será bloqueado já na entrada do valor até que possa declarar de onde o valor está vindo e o motivo.

Em casos como de transferências da sua conta para outro banco, independente do valor, quando o sistema identifica que é uma movimentação anormal, é feito o bloqueio preventivo imediatamente, sendo necessário realizar o contato via chat para uma confirmação de segurança e o desbloqueio corre em tempo real.

1 curtida

Se você normalmente já movimenta valores dessa magnitude na sua conta, não vejo problema, mas suponhamos que de repente você precisa movimentar 20 mil numa lapada só, aí já séria interesante avisar ao Nubank com antecedência.
Na dúvida, contate o Nubank.

Segundo o Nubank, o que é levado em consideração é um padrão que considera toda a base de clientes, não um padrão individual como os colegas sugerem. Abaixo segue minha referência:

O chamado “padrão” se refere a comportamentos baseados em toda a nossa base de clientes.

Fonte: Blog Nubank.

Talvez por esse motivo haja um sem-número de relatos de pessoas que sofreram algum tipo de golpe e o sistema de segurança acabou não bloqueando a transferência, mesmo sendo em um valor acima da média da vítima. Enfim, o melhor é desencanar sobre essa questão do algoritmo. Como o próprio Nubank diz…

Quem não passou por uma situação dessa, pode ficar tranquilo: os casos de bloqueio são muito raros (menos de 0,1% ao mês) e você não precisa fazer nada para se prevenir de um bloqueio, basta usar sua conta do Nubank como faria normalmente.

O que valeria a pena debater seria a forma como o Nubank lida com os casos de bloqueio (apenas por e-mail). Isso com certeza deixa o cliente numa situação ruim, dada a situação embaraçosa. Talvez possibilitar outros canais de atendimento e uma forma mais efetiva de o cliente acompanhar seu caso resolvesse o problema.

2 curtidas

Certo!

Por e-mail não é quando há bloqueio por movimentação, e sim pelo chat.

Sobre o valor de toda a base não é assim que se percebe diariamente. Tem pessoas que fazem uma transferência de R$1.000,00 e é bloqueada como também quem faz R$10.000,00 e também é bloqueada pelo sistema de segurança.

Não vou nem posso entrar em muitos detalhes, já que não é possível, mas respeito seu posicionamento e ponto de vista. :purple_heart:

Poder pode, mas se a transação fugir muito dos valores movimentados habitualmente pode ser que uma verificação de segurança seja necessária.

1 curtida

Por isso que eu disse:

Eu sempre movimento valores relativamente altos, não tenho problemas pq sempre informo com antecedência quando vou transacionar um valor que considero incomum quando comparado com a média do que movimento mensalmente.

1 curtida

Não sei se é necessário informar movimentações que consideramos atípicas sempre. Ao menos nunca vi isso comunicado de forma oficial. De qualquer sorte, na dúvida, né…?

1 curtida

:point_down::point_down::point_down::point_down::point_down::point_down::point_down:

Também acredito que não haja necessidade. Por exemplo, recentemente fiz movimentações altas de entrada e saída, dentro do mesmo mês (vendi um carro e comprei uma moto). Teria que informar essas movimentações, tendo em vista que são atípicas? Acredito não ter lógica, já que é tudo declarado no meu imposto de renda.

Fis um empréstimo de uma seguradora no valor de 5.000 ,da algum problema eu recebe este valor na minha conta do nulbak…

Se for um valor fora do habitual que você movimenta e bom entrar em contato com chat e informa. Assim evita possíveis bloqueios temporários

Já informei ,esse valor é pra mim está recebendo amanhã, to com medo do nulbak não aceita… ea primeira vez que recebo esse valor…