Fala, @aajunior00. Esse tema de bloqueio de contas é algo bem polêmico e rende boas discussões por aqui.
Como o Nubank afirma, o número de casos de bloqueios é bem restrito, representando uma pequena porcentagem do total das operações.
Essa quantia de 5.000,00 é considerada como referência por causa de uma regulamentação do Banco Central, que exige das instituições financeiras um melhor reconhecimento dos clientes que movimentam dessa quantia para cima dentro do mês.
Acho que uma vez realizado o procedimento de “atualização cadastral” devido a ultrapassar os 5.000,00, bloqueios não devem ocorrer a não ser que seja algo muito excepcional.
Normalmente os tópicos que as pessoas abrem para reclamar dos bloqueios apresentam informações vazias. Em geral os bloqueios acontecem por algum descumprimento contratual, como pagar a fatura do cartão com o próprio cartão via carteiras digitais, ou cobrança de terceiros via boleto de depósito pessoal da conta PF.
Eu particularmente desencanaria com essa questão do bloqueio, tendo noção de que estou utilizando adequadamente a conta. Mas claro que todos estamos suscetíveis a passar por esse contratempo, seja aqui no Nubank ou qualquer outra instituição financeira.
Você pode mandar um e-mail, ligar na central de atendimento ou utilizar o chat do app para expor sua situação e buscar esclarecimentos oficiais. Não custa nada e talvez lhe traga mais segurança.