Oi, pessoal. Boa tarde.
Desculpa a ignorância, mas há a possibilidade de receber um pagamento via cartão de crédito pelo nubank / nuconta?
Ex: Uma pessoa quer me pagar um valor mas ela só tem o cartão de crédito.
Olá @brunobnzt!
Seja bem vindo à NuCommunity!
O melhor jeito dessa pessoa te pagar por cartão de crédito, é ela criar uma conta em alguma carteira digital, como Mercado Pago, PicPay, entre outras. Com essas ferramentas te pagar por cartão é possível. Você baixar o app da mesma carteira digital e abrir uma conta, pode facilitar as coisas.
Só não pode ser cartão do NuBank mesmo, se não pode dar BO.
Usando as carteiras digitais, acredito que usar o Nubank não deve trazer nenhum problema, já que vão ser 2 transferências, uma do “cartão para a carteira digital” e outra da carteira digital para conta do Nubank. Se fosse direto, como pagar um boleto do Nubank com outro cartão, eu acredito que poderia dar algum problema.
Olá @brunobnzt seja bem-vindo a Nucommunity
Usar o NUbank para pagar um boleto do NuBank (independente se o boleto é seu ou de terceiros) pode ser considerado irregular, visto que pode ser considerado como “auto financiamento”.
EU não faria.
Sim, você está correto. Mas usando as carteiras digitais, pode não ter nenhum boleto envolvido. A pessoa pode receber na carteira digital e fazer uma TED pro Nubank por exemplo.
Então, mas de algum jeito acredito que consigam rastrear a origem, aí não importa a maneira secundária (se boleto, TED, DOC) a origem fica digamos “marcada” como sendo o CC NUBANK. Por mais que a pessoa tente “enganar” o sistema.
Como o @Alexandre_Niess falou, não há problema em fazer dessa forma. A pessoa irá transferir via cartão de crédito para a carteira digital do @brunobnzt e ele usa o dinheiro da forma que preferir, como enviar para a Conta do Nubank através de TED.
Só quem vai saber o emissor do cartão vai ser a carteira digital. O Nubank só vai receber uma transferência em espécie e nem vai saber que o pagamento foi enviado via cartão de crédito lá no começo.
Auto financiamento e você enviar dinheiro do seu cartão de crédito para a maquininha da sua empresa, por exemplo. Você recebe dinheiro de você mesmo.
Não é o caso, já que ele vai receber de outra pessoa.
Não questionei usar um cartão de crédito, mas sim usar o cartão de crédito do NuBank para depósito no próprio NuBank(via carteira digital).
Vamos lá, 3 casos que na minha visão são a mesma coisa…
→ Você usa seu CC do NuBank em qualquer carteira digital para pagar um boleto de depósito do próprio NuBank, e com esse dinheiro paga a fatura do seu próprio CC. Certo ou errado?
->Você usa seu CC do NuBank em qualquer carteira digital para pagar um boleto de depósito do NuBank de um amigo seu, seu amigo usa o dinheiro para pagar a fatura dele, e faz a mesma coisa, paga um boleto de depósito seu, e você paga a sua fatura do CC. Certo ou errado?
→ Você usa seu CC do NuBank em qualquer carteira digital para pagar um boleto de fatura do CC de seu próprio cartão NuBank. Certo ou errado?
Pra mim o problema não é usar ou não uma carteira digital, mas sim usar o cartão do NuBank para pagar um boleto do próprio NuBank via carteira digital.
E quanto ao auto financiamento, não quis dizer que era a mesma coisa, mas que a situação se enquadrava na mesma modalidade, tanto que coloquei entre aspas
E como falei no início, é uma coisa que EU não faria, mas cada um é cada um né
A pessoa pode te pagar usando alguma carteira digital, vai debitar o cartão dela e creditar sua conta, daí não tem nenhum problema.
Sim, isso é prática irregular.
A outra variação desta prática é usar cartoes de amigos e parentes. Tambem pode é considerado irregular e pode ter a mesma penalidade de usar o próprio cartao.
Existe ainda a possbilidade de o lojista com CNPJ usar o seu cartao PF ou parentes e amigos para a prática, o resultado é o mesmo, bloqueio do cartao e maquininha.
Por liberalidade a credenciadora ou emissor do cartao pode advertir o cliente que a prática é irregular e que a repetição da mesma é passivel de rescisão contratual.
É critério da instituição advertir ou rescindir o contrato imediatamente, assim não há obrigação desta etapa, visto que está previsto em contrato a proibição da prática.
A etapa de advertencia é uma tentativa opcional de ajustamento de conduta afim de evitar medidas mais severas.
Para você conseguir receber esse valor de um cartão de crédito, sem utilizar máquina de cartão, é através de carteiras digitais como foi mencionado.
Você pode fazer isso pelo Picpay. A pessoa que irá te pagar instala o app e cadastra o cartão de crédito dela. Você baixa, instala e faz o seu cadastro. Então a pessoa envia o valor do picpay dela para o seu. Até R$800 é gratuito. Depois que o valor estiver no seu app, é só transferir do app para conta corrente. Não há cobrança de taxa pela transferência.
Você também pode utilizar o Iti do Itaú. Ele é gratuito até R$1000 por dia utilizando cartões Itaucard e R$500 para cartões de outros bancos.
Mas o colega menciono logo acima que isso é irregular que pode bloquear o cartão de crédito. Não entendi.
Eu não li tudo que está acima, mas não tem nenhum problema não. Porque o dinheiro que irá entrar na sua conta está vindo de uma transferência via TED.
Exatamente. Mas esse não é o caso, já que outra pessoa irá pagar o criador do tópico, não ele mesmo. Ele receberá um dinheiro oriundo de um pagamento via cartão de crédito, e não há nada de errado nisso. Ele não irá usar essa “manha” pra postegar o pagamento da fatura, por exemplo.
Essas três situações que você citou vão contra as regras de uso do Nubank, mas nenhuma é igual a situação desse tópico. Perceba que nessa situação não há boleto envolvido.
Bom, eu não consigo enxergar o problema nesse tipo de operação descrita no tópico e usaria tranquilamente o PicPay para receber um dinheiro de alguém via cartão de crédito e passaria para minha Conta do Nubank. Mas reconheço que pode ter algo que eu estou deixando passar.
Para não haver dúvida, é melhor questionar o próprio Nubank sobre isso.
Assim como o @lucas.andrade, eu não acho que essa operação seja irregular e faria tranquilamente. Mas como a galera está dividida, eu aconselho você a questionar o Nubank sobre essa prática.
Exatamente. Não tem como o Nubank saber como esse dinheiro foi juntado na carteira digital antes de ter sido enviado via TED para o Nubank.
Tranquilamente… eu uso o picpay há pelo menos 2 anos e já fiz isso dezenas de vezes.
Já precisei pagar a minha cunhada, mandei pelo picpay e ela transferiu para nuconta dela. Já recebi dinheiro da minha namorada, transferi para minha nuconta. Já recebi de amigos que “racharam” uma despesa no final de semana, já recebi da minha sogra, enfim… eu já fiz esse tipo de movimentação inúmeras vezes com várias pessoas diferentes, tanto recebendo, quanto enviando.
O que você não pode fazer e vai contra as regras do nubank, é vc usar o SEU cartão de crédito para enviar dinheiro para a SUA conta. Isso não é permitido e vc pode ter o cartao cancelado.
Agora receber pagamento de outras pessoas, eu já uso há anos.
O Samsung pay é igual ao picpay ?
Os dois são carteiras digitais??
Eu também entendo da mesma forma.
Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay são carteiras digitais sim, mas funcionam para outro fim.
As carteiras digitais que o pessoal comentou aqui no tópico são aplicativos tipo o PicPay, Mercado Pago e Iti.