Hoje por volta das 14h recebi uma ligação do número 4020-0185, numero oficinal de um dos canais de atendimento do Nubank. E por incrível que pareça era um golpe kk
Ao atender entrou uma mensagem automática falando que era da central de segurança e estava informando que foi aprovado a compra de 1mil reais no meu cartão na loja MercadoLivre. Isso foi tudo o que pude escutar pois logo desliguei ao perceber que era golpe
Daí entrei no app e não tinha nenhuma compra. Também acionei o chat e nem eles souberam explicar mas que iriam reportar o ocorrido.
Espero que o Nubank aplique mais segurança em seus números de contato. Pois ainda não entendi como um golpista conseguiu usar o mesmo número oficial do Nubank para ligar para os clientes do Nubank? Da a impressão de ser alguém que trabalha ou trabalhou no banco né.
Resumindo, quando recebemos alguma ligação do número oficial do canal de atendimento da central do Nubank 4020-0185, então é golpe. Pois este número só é usado para o cliente ligar. E não receber
Isso não seria culpa do Nubank (até porque não faria sentindo eles fazerem isso). E sim uma tática conhecida como Spoofing, onde os golpistas camuflam o número para se passar pelo Nubank.
Esse técnica utilizada por criminosos chama-se spoofing e independe de qualquer ação preventiva do banco, vez que pode ser aplicada em qualquer número.
O NU tem emitido alertas e avisos no App sobre falsas ligações.
Exatamente, é algo a se cobrar com as operadoras para ter uma rigidez maior em seus sistemas, o Nubank tenta combater, mas é impossível sozinho
Existe o Alô protegido que visa combater isso, mas nesse momento apenas está disponível para dispositivos Android, é questão de aguardar esperar, porque o Nubank em si do lado deles tão tentando de toda forma possível emitindo alertas no App, e-mails e publicidade com frequência nas redes sociais, mas não tem como controlar algo que tá fora do alcance deles
Infelizmente ainda vemos muito isso, os golpistas estão abusando dessa técnica pra dar justamente esse falso ar de legitimidade ao golpe. O jeito é, como cidadãos, cobrar que a Anatel e as teles, o quanto antes, implementem o tal protocolo de autenticação que deve eliminar, ou, pelo menos, dificultar o uso desta técnica.
Isso! E olhe que esse golpe já é antigo, viu. Enquanto não tiver uma cobrança massiva de quem devia tá tratando disso com a máxima prioridade possível, porque te falar, já passou da hora.
Vi mesmo sobre esta função. Pensei que já estava disponível para todos. Que pena q ainda não. Mas já sei que Nubank é devagar pra lançar novas funções mesmo
Preciso de alguns anos de mercado pra conseguir chegar perto dos requisitos mínimos que exigem nas vagas.
Desconheço os motivos reais que esteja limitado a um sistema, só que enquanto isso, tenho usado Aplicativos como é o Whoscall ou TrueCaller pra identificar chamadas de golpes.
Nubank ultimamente tem mandado mensagem no próprio app pelo menos eu tenho recebido, informando de falsa central. Pego e saiu comunicando toda minha família inclusive minha vó que mora distante, tenho maior medo dela cair nesses golpes.
Eu sempre costumo partir da máxima: “Se ligou dizendo que é do Nubank, é golpe”, e aí desligo. Se a ligação fazer algum sentido, faço contato com o Nubank pelo app. Se não fazer sentido, aí nem faço esse contato com o Nubank.
Essa mesma metodologia aplico para outros bancos também e ligações de empresa de celular ()
Depois que a picona do Nubank se mostrou simpática aos negacionistas do “Brasil Paralelo”, pra mim foi a gota d’água. Além de nada fazerem para protegerem os clientes dos golpistas, a mulher me vem com essa…já deu. Bye Nubank!