Recebi ligação número oficial do Nubank, mas era golpe


Hoje por volta das 14h recebi uma ligação do número 4020-0185, numero oficinal de um dos canais de atendimento do Nubank. E por incrível que pareça era um golpe kk
Ao atender entrou uma mensagem automática falando que era da central de segurança e estava informando que foi aprovado a compra de 1mil reais no meu cartão na loja MercadoLivre. Isso foi tudo o que pude escutar pois logo desliguei ao perceber que era golpe

Daí entrei no app e não tinha nenhuma compra. Também acionei o chat e nem eles souberam explicar mas que iriam reportar o ocorrido.

Espero que o Nubank aplique mais segurança em seus números de contato. Pois ainda não entendi como um golpista conseguiu usar o mesmo número oficial do Nubank para ligar para os clientes do Nubank? Da a impressão de ser alguém que trabalha ou trabalhou no banco né.

Resumindo, quando recebemos alguma ligação do número oficial do canal de atendimento da central do Nubank 4020-0185, então é golpe. Pois este número só é usado para o cliente ligar. E não receber

3 curtidas

Isso não seria culpa do Nubank (até porque não faria sentindo eles fazerem isso). E sim uma tática conhecida como Spoofing, onde os golpistas camuflam o número para se passar pelo Nubank.

23 curtidas

Esse técnica utilizada por criminosos chama-se spoofing e independe de qualquer ação preventiva do banco, vez que pode ser aplicada em qualquer número.
O NU tem emitido alertas e avisos no App sobre falsas ligações.

19 curtidas

Exatamente, é algo a se cobrar com as operadoras para ter uma rigidez maior em seus sistemas, o Nubank tenta combater, mas é impossível sozinho

Existe o Alô protegido que visa combater isso, mas nesse momento apenas está disponível para dispositivos Android, é questão de aguardar esperar, porque o Nubank em si do lado deles tão tentando de toda forma possível emitindo alertas no App, e-mails e publicidade com frequência nas redes sociais, mas não tem como controlar algo que tá fora do alcance deles :pray:

19 curtidas

Os colegas já explicaram que se trata de spoofing.

Apenas pra complementar, a Anatel também fala disso na pagina oficial:
Golpes atuais mais comuns — Agência Nacional de Telecomunicações (www.gov.br)

Segue o trecho correspondente:

Infelizmente ainda vemos muito isso, os golpistas estão abusando dessa técnica pra dar justamente esse falso ar de legitimidade ao golpe. O jeito é, como cidadãos, cobrar que a Anatel e as teles, o quanto antes, implementem o tal protocolo de autenticação que deve eliminar, ou, pelo menos, dificultar o uso desta técnica.

19 curtidas

Boa. Já da pra vc trabalhar no Nubank em. Nem os atendentes souberam explicar direito o que aconteceu. Agora já sei. SPOOFING

12 curtidas

Isso! E olhe que esse golpe já é antigo, viu. Enquanto não tiver uma cobrança massiva de quem devia tá tratando disso com a máxima prioridade possível, porque te falar, já passou da hora. :sweat_smile:

13 curtidas

Vi mesmo sobre esta função. Pensei que já estava disponível para todos. Que pena q ainda não. Mas já sei que Nubank é devagar pra lançar novas funções mesmo

6 curtidas

Aproveitando o tema, fui buscar como anda o status da implementação do tal do STIR/SHAKEN e me deparei com essa notícia aqui:
STIR/SHAKEN: operadoras avançam; testes estão previstos para 1T24 (mobiletime.com.br)

Me parece que ainda teremos alguns meses de golpistas se aproveitando do spoofing por aí.

O jeito é seguir o lema do clã McLeod: “Hold Fast!” (segura firme!!)

11 curtidas

Preciso de alguns anos de mercado pra conseguir chegar perto dos requisitos mínimos que exigem nas vagas. :rofl:

Desconheço os motivos reais que esteja limitado a um sistema, só que enquanto isso, tenho usado Aplicativos como é o Whoscall ou TrueCaller pra identificar chamadas de golpes.

13 curtidas

Só mais alguns meses :face_with_spiral_eyes::sweat:

12 curtidas

Deve ser analisado que o nubank nunca faz esse tipo de abordagem. :handshake:

4 curtidas

Nubank ultimamente tem mandado mensagem no próprio app pelo menos eu tenho recebido, informando de falsa central. Pego e saiu comunicando toda minha família inclusive minha vó que mora distante, tenho maior medo dela cair nesses golpes.

5 curtidas

Eu sempre costumo partir da máxima: “Se ligou dizendo que é do Nubank, é golpe”, e aí desligo. Se a ligação fazer algum sentido, faço contato com o Nubank pelo app. Se não fazer sentido, aí nem faço esse contato com o Nubank.

Essa mesma metodologia aplico para outros bancos também e ligações de empresa de celular (:rofl::rofl::rofl:)

3 curtidas

Corretíssimo, a melhor forma de combater é o conhecimento :clap:

4 curtidas

Boas-vindas à NuCommunity, @BigMammut97! Obrigado por compartilhar com a gente :pray:

3 curtidas