O novo portal funcionará como um agregador de sistemas, exibindo o mapa de todos os serviços digitais. Dentre as novidades, o portal e-CAC deixará de existir!
Nesta segunda-feira, dia 4 de março, a Receita Federal lança um novo portal, que reunirá todos os serviços oferecidos aos cidadãos e empresários, visando unificar e melhorar a experiência dos usuários em relação à interação digital com o órgão.
A plataforma será implementada em fases e, na sua última etapa, substituirá o atual Centro de Atendimento Virtual, o Portal e-CAC. O e-CAC seguirá funcionando normalmente até que todos os serviços sejam adaptados à tecnologia do novo Portal de Serviços.
Nesta primeira etapa, o novo portal funcionará como um agregador de sistemas, exibindo o mapa de todos os serviços digitais, organizados por segmentos de interesse como “Cidadão”, “Responsáveis por Negócios”, “Empresas no Simples Nacional”, “MEIs” e outros. Os usuários poderão navegar por meio de ícones, menu lateral ou ferramenta de busca. Também estarão disponíveis funcionalidades para avaliação do Portal e eventual relato de erro de sistema, com orientações sobre como proceder.
O Novo Portal de Serviços é resultado de um longo de trabalho de pesquisas e entrevistas com diferentes perfis de usuários, que forneceram diagnósticos precisos sobre a experiência atual frente aos serviços da Receita Federal, além de percepções e ideias valiosas para a construção da nova plataforma.
O que poderia ter era tipo uma declaração automática, isso sim, informando quanto deve, quanto a receber, quais os bens no nome, o que entrou e saiu das contas e etc.
Apesar que melhorou muito a questão da declaração pré-prenchida, creio que o objetivo seja verificar se suas movimentações bancária está compatível ou se tem algum rendimento faltando, mesmo que no fundo sabemos que a Receita sabe é quase tudo sobre nós, não necessariamente seria tudo. Tem um artigo que explica sobre isso que acho interessante.
Com certeza fica muito mais fácil para o cidadão ter um único lugar onde encontrar todos os serviços. Muito bom! Segue o link direto para o portal: Portal de Serviços Digitais da Receita Federal