As porcentagens do Nubank tão consideravelmente boas com uma ótima satisfação em resolução, mesmo com as reclamações altas segue invicto buscando resolver. Parabéns!
Fiquei curioso pra saber onde foram parar 4.751 reclamações da CEF que não foram respondidas, mas tampouco seguem aguardando.
A bem da verdade, a CEF deveria ser removida deste ranking, visto que a instituição, ao que parece, optou por não adotar o ReclameAqui como um canal de interação.
E agora fiquei curioso também pra saber se o consumidor.gov.br tem métricas públicas, e se os resultados de alguma forma espelham esses do RA.
Acho que no site tem, mas não vi nessa tabela é uma comparação entre clientes em reclamações.
não adianta ver apenas a quantidade de reclamações , é claro que um banco com mais clientes vai ter amis reclamações rs.
@FernandoLacerda tambem fiquei curioso com a discrepancia de alguns numeros. Mas enfim, os dados nao foram criados por mim e estao disponiveis para consulta diretamente no site.
Quanto ao consumidor.gov.br, tambem acho que seria muito bom ter outras fontes de informacao alem do ReclameAqui. Quem sabe um dia…
@Everton_J_da_Silva pensei em incluir uma coluna neste comparativo incluindo o numero de clientes atuais do banco mas como este dado nao existe de forma transparente para todos os bancos citados, preferi nao incluir.
E acho que o importante deste comparativo nao é o quantitativo de reclamacoes, ate porque isso eh relativo, mas sim, a taxa de resolucao, tempo de espera, etc.
Empresas que não optam pelo o Reclame Aqui geralmente fico em alerta, porque é um canal extremamente importantíssimo para nós clientes sermos ouvidos se o SAC não for satisfatório.
@Everton_J_da_Silva Atualizei a postagem inicial incluindo o número de clientes de cada instituição a partir de dados do BCB e inclui uma coluna adicional que exibe uma relação de reclamação / cliente.
O site Reclame Aqui é uma ótima referência para pesquisar ANTES de efetuar uma compra ou contratar um serviço.
Porém, a métrica definida pelo RA é majoritariamente em função da reclamada responder, ou não, a reclamação.
Mesmo sendo trabalhoso, porém muito mais eficaz filtrar as reclamações por tipo, data, solução, etc.
Um exemplo que infelizmente está se tornando clássico; o Magalu tem uma pontuação RA1000, 8,3 de 10, porém quando analisado os casos de atraso, não entrega, extravio, não reembolso, etc. essa métrica não trás nenhum fundamento válido.