RECLAMEAQUI: Ranking de qualidade de atendimento

Abaixo um comparativo de qualidade de atendimento das 22 principais instituições financeiras do Brasil.

  • Os dados relacionados a satisfação dos clientes foram obtidos através do site ReclameAqui baseado nos dados históricos dos últimos 12 meses;
  • Os dados relacionados a quantidade de clientes de cada instituição foram obtidos a partir dos dados disponibilizados pelo Banco Central do 4T23;
  • Os dados foram exibidos utilizando um mapa de calor para facilitar a identificação dos dados;
  • Somente 02 instituições receberam o selo “RA1000”, que indica a melhor nota de avaliação do ReclameAqui.

Alguns indicadores:

Indicadores:
Atendimento mais rápido: C6
Melhor reputação: Agibank e Nubank
Pior reputação: Caixa Econômica Federal e Original
Mais clientes: Caixa Econômica Federal
Menos clientes: Sofisa
Maior média de avaliação: Sofisa
Menor média de avaliação: Caixa Econômica Federal
Maior taxa de resolução: Agibank
Menor taxa de resolução: Caixa Econômica Federal
Maior tempo de espera: BV
Menor tempo de espera: C6

Bom proveito!

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O Reclame Aqui faz um ótimo trabalho no que tange o direito do consumidor, com pesquisas interessantes nesse campo.

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As porcentagens do Nubank tão consideravelmente boas com uma ótima satisfação em resolução, mesmo com as reclamações altas segue invicto buscando resolver. Parabéns!:clap:

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Fiquei curioso pra saber onde foram parar 4.751 reclamações da CEF que não foram respondidas, mas tampouco seguem aguardando.

A bem da verdade, a CEF deveria ser removida deste ranking, visto que a instituição, ao que parece, optou por não adotar o ReclameAqui como um canal de interação.

E agora fiquei curioso também pra saber se o consumidor.gov.br tem métricas públicas, e se os resultados de alguma forma espelham esses do RA.

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Acho que no site tem, mas não vi nessa tabela é uma comparação entre clientes em reclamações.
não adianta ver apenas a quantidade de reclamações , é claro que um banco com mais clientes vai ter amis reclamações rs.

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@FernandoLacerda tambem fiquei curioso com a discrepancia de alguns numeros. Mas enfim, os dados nao foram criados por mim e estao disponiveis para consulta diretamente no site.

Quanto ao consumidor.gov.br, tambem acho que seria muito bom ter outras fontes de informacao alem do ReclameAqui. Quem sabe um dia…

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@Everton_J_da_Silva pensei em incluir uma coluna neste comparativo incluindo o numero de clientes atuais do banco mas como este dado nao existe de forma transparente para todos os bancos citados, preferi nao incluir.
E acho que o importante deste comparativo nao é o quantitativo de reclamacoes, ate porque isso eh relativo, mas sim, a taxa de resolucao, tempo de espera, etc.

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Empresas que não optam pelo o Reclame Aqui geralmente fico em alerta, porque é um canal extremamente importantíssimo para nós clientes sermos ouvidos se o SAC não for satisfatório.

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@Everton_J_da_Silva Atualizei a postagem inicial incluindo o número de clientes de cada instituição a partir de dados do BCB e inclui uma coluna adicional que exibe uma relação de reclamação / cliente.

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Concordo :clap:

Também :thinking:

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Muito bom! Sempre é bom avaliar com base em resultados tangíveis os serviços prestados.

O papel da Caixa no Brasil ainda é muito importante, mas sua atuação vista de fora chega a ser cômica :joy:

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@JoaoMelo Vista de fora, vista de dentro, vista do meio, kkk

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Obrigado pelo esforço de trazer este tópico pra gente :purple_heart:

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É possível visualizar esses dados lá no consumidor.gov.br da para consolidar e obter um comparativo semelhante.

O Nubank deu uma caída em 2020 quando houve um salto na quantidade de clientes, mas recuperou bem ao longo do tempo.

A CAIXA tem um péssimo atendimento, mas no BACEN o negócio é levado mais sério.

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Porém não soluciona. :-1:

Nubank eu já esperava. :purple_heart:
Agibank? Confesso que estou passada! :scream:

Em choque! :scream: Por essa eu não esperava. Agibank? :joy:


Que legal você trazer esse ranking pra gente. :clap::star_struck:

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O site Reclame Aqui é uma ótima referência para pesquisar ANTES de efetuar uma compra ou contratar um serviço.

Porém, a métrica definida pelo RA é majoritariamente em função da reclamada responder, ou não, a reclamação.
Mesmo sendo trabalhoso, porém muito mais eficaz filtrar as reclamações por tipo, data, solução, etc.

Um exemplo que infelizmente está se tornando clássico; o Magalu tem uma pontuação RA1000, 8,3 de 10, porém quando analisado os casos de atraso, não entrega, extravio, não reembolso, etc. essa métrica não trás nenhum fundamento válido.

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Esse é o ponto mais relevante para usar o Reclame Aqui!

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@LuizGSF A métrica RA1000 obedece uma série de critérios para ser concedida.
Fonte: Como funciona - Reclame Aqui

Portanto, discordo da sua afirmação abaixo:

Pois vários outros critérios são observados.

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Nenhuma surpresa pra mim…

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Surpreende um total de zero pessoas :rofl:

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