Reconhecimento Facil para cada boleto DDA a ser pago?

Olá, gostaria de saber se todo boleto DDA (registrado no meu CPF e visível no app via serviço do próprio NuBank) tem como ser golpe?

Se sim, poderiam me explicar como?

Eu paguei 6 boletos hoje num intervalo de menos de 15 minutos e tive que fazer o reconhecimento facial de todos.

A pergunta é: Esse reconhecimento facial realmente funciona? Porque se funciona, porque pedir todo vez que faço algo?

Fiz 2 PIX (Claro e ENEL) em menos de 20 minutos após o primeiro reconhecimento facial, e pediu para cada PIX também.

Ou seja, 8 reconhecimentos faciais em menos de 20 minutos. Ele funciona mesmo?

Todo o procedimento é feito com o GPS ativado, então, o NuBank não consegue pegar essa informação tão básica para todo e qualquer desenvolvedor mobile?

DNA tecnológico me ajuda?

Olá @Gilberto_Albino como vai?

Olha, eu acabei de pagar um boleto aqui e não pediu reconhecimento facial não. Será que você está com o “Modo Rua” ativado e ultrapassou o limite de transações fora da rede wi-fi segura?

13 curtidas

Eu não ativei o modo rua, porque não saio com o celular que tem os apps financeiros na rua jamais. Mas o detalhe é que todos os pagamentos foram feitos no mesmo lugar, nem me movi e o pior é DDA (já está registrado no meu CPF não tem como ser golpe)

Cuidado com essa informação,

se alguem tem seu CPF pode muito bem emitir um boleto em seu CPF mas para algo que vc não adquiririu, como uma assinatura de linha celular ou outras coisas.

2 curtidas

@Everton_J_da_Silva entendo que possa até haver golpes, mas não ofenda minha inteligência!

Para “pagar” um boleto DDA, tirando o fato que nele está especificado quem vai receber, e eu obviamente saberia que não se trata de algo que eu “sei” que devo pagar, veja as etapas até chegar no Reconhecimento Facial:

  1. Abrir o App no celular
  2. Colocar a digital (nessa etapa, caso fosse PIX, possivelmente quem estaria com uma arma me ameçando de morte ainda não teria arrancado meu polegar “ainda” porque ele ia precisar)
  3. Pressiona “Pagar”
  4. Pressiona “Buscador de Boletos”
  5. Pressiona “Este Mês”
  6. Pressiona o “Boleto desejado” (Nesta etapa já há, como exemplo um dos que paguei "BANCO C6 S.A. (vence em 40 dias) R$ 642,13 (31 DEZ 23)
  7. Leitura do boleto aberto com TODAS as informações de quem vai receber
  8. Pressiona “Agendar ou Pagar”
  9. Leitura da tela que abre “Confira os dados do seu boleto”
  10. Pressiona “Escolher forma de pagamento”
  11. Pressiona Saldo na Conta
  12. Leitura da tela que abre “Revise os detalhes do seu pagamento” (DE NOVO)
  13. Pressiona “Pagar”
  14. Abre a tela “Digite sua senha de 4 dígitos” (Nesse momento, caso PIX, o assaltante ainda nao arrancou os dedos nem furou os olhos)
  15. SÓ NESTA 15 etapa (Popular como “Você esperimentou um jeito rápido e fácil de pagar” é que o pagamento precisa ser confirmado por reconhecimento facial.
    Continua…
  16. Feito o reconhecimento
  17. Volta para a etapa 12
  18. Volta para a etapa 13
  19. Compartilhar Comprovante.

Suponhamentos, que possa haver golpes com DDA, você acha mesmo que após 15 etapas uma pessoa determinada a dar o golpe em si mesma ainda precisaria de reconhecimento facial?

Beleza, mas vamos considerar o caso de 1 boleto, mas 6 (SEIS)? Poxa, infelizmente a pessoa que paga 6 boletos que ela não sabe do que se trata em menos de 20 (VINTE) MINUTOS deve procurar urgentemente um psiquiatra porque sofre de algum disturbio mental.

Eu entendo as questões de segurança, mas eu fiz isso para 6 boletos e todos fui obrigado a fazer o mesmo procedimento de reconhecimento facial.

Pela lógica, ou o Nubank acha que sou muito burro, ou ele está mUUUUUUUito preocupado com minha segurança.

Eu duvido muito que esses procedimentos sejam tão saudáveis ao ponto de confirmar a “opinião” que alguém vai sofrer um golpe via DDA no App do Nubank após 18 etapas (para o caso de 1 único boleto).

Não quis ofender sua inteligência, só disse que sim pode existir golpe com boleto em seu CPF.
não faço a minima ideia desse processo todo que vc está passando para pagar boletos, pois aqui nunca sofri com isso, só pede reconhecimento facil quando não estou em uma rede segura.

talvez vc estivese com o 4g ligado e o wifi desligado e não viu, não sei,

5 curtidas

Uma vez eles pediram dois reconhecimentos consecutivos e eu já achei uma importunação, imagina seis. Entrei em contato com o atendimento e reclamei. Se você está usando o mesmo aparelho a mesma internet e pagando boleto registrado no seu nome não vejo porque exigir esse tipo de reconhecimento.

É verdade.

Não é normal mesmo @Gilberto_Albino. Me parece ser um erro do aplicativo viu? Sugiro que você reporte ao time do Nubank em um dos canais de atendimento.

P.s. ri muito na etapa 14, mas com respeito.

6 curtidas

Eu entrei em contato pelo atendimento e só me disseram que é para minha segurança.
Eu paguei 20 contas entre ontem e hoje, e tive que fazer o reconhecimento em todas.
Perdi 20 minutos ao todo kkkk.
Pode parecer tolice, mas veja, eles sabem que nem me mexi dentro de casa, e é o mesmo local de pagamento SEMPRE.
Eu penso que um Banco com tanto dinheiro, tem condições de contratar os programadores/desenvolvedores vamos colocar assim “melhorzinhos” do Brasil para trabalhar para eles.
Eu digo isso, porque eu trabalho com tecnologia há mais de 22 anos e fico abismado com isso.
Essa verificação Geolocalização e recorrencia de tempo entre um pagamento e outro é tão básico que não consigo entender porque precisei fazer 20 reconhecimentos faciais em 20 pagamentos diferentes.
E veja bem, no caso eles TEM o nome e de quem vai receber, deveriam ter um WhiteList para os casos dos PIX’s que fiz para a receita federal, por exemplo.
Tudo bem que a Receita Federal do Brasil é um assaltante disfarçado de órgão público, mas o Nubank poderia verificar alguns tipos de documentos, bem como a recorrencia dos pagamentos para o mesmo destinatario.
Os 6 boletos que paguei estou pagando há 12 meses (são acordos) o que piora a experiencia.
Ou seja, querem melhorar a segurança, mas prejudicam a experiencia.
Foi o que disse pro atendente hoje de manha, vou enviar um PIX mensal pro Mercado Pago e fazer os pagamentos por lá.
O que só levaria 10 minutos, levou 30 minutos com essas medidas exageradas de segurança.
Mês que vem vou gravar tudo e publicar no Youtube para ver se o Banco entra em contato comigo.

Já fiz isso várias vezes, e só respondem que é para “minha segurança”.

Mas sobre o golpe, REALMENTE, após 18 etapas a pessoa tem que estar muito disposta a cair em um golpe, não acha?

Vc ficaria surpreso com oq já apareceu aqui na comunidade :sweat_smile: Já vi pessoa reclamando q queria fazer pix e o app não deixava por causa dessa tela aqui:

Mas realmente não é normal tds esses passos… Já tem mto tempo q utilizei essa função, mas lembro de só terem me pedido a senha de 4 digitos

7 curtidas

Cômico. :joy: :joy: :joy:

1 curtida

Não entendi muito bem o seu raciocínio. O fluxo para pagamento de um boleto verdadeiro e um fraudulento pode ser o mesmo. O golpe acontece antes, por meio de engenharia social e outras técnicas.

De roda forma, essas sucetivas solicitações de reconhecimento não são normais. As vezes vale a pena verificar com o SAC.

10 curtidas