Renda tributável IRPF para previdência privada

Tenho uma dúvida a respeito da renda tributável para quem tem a previdência privada.

Por exemplo, uma pessoa que ganha 10 mil e tem um dependente e alguns descontos.

Dos 10 mil, será descontado o INSS e mais o dependente, logo o salário final para calcular o imposto de rende vai ser de 9.058,44 (acho que é isso).

A renda tributável vai ser os 10 mil ou os 9.058,44?

Caso seja os 10 mil ou os 9 mil, fazer o calculo para previdência complementar.

@Vittoria_Cunha ou @ree, podem resolver essa?

9 curtidas

Uma pessoa da área de contabilidade pode ajudar mais aqui, essas minúcias sobre declaração de impostos foge da minha formação, desculpe não poder ajudar :slightly_frowning_face:

11 curtidas

Se é previdência privada consulte o Informe de Rendimentos que eles geram, pode te indicar um caminho, eu poderia ajudar mais na parte de declarar Bolsa pois faço o meu, mas essa parte de contabilidade é pra quem é da área.

8 curtidas

Todo desconto, todo abatimento é calculado sobre o valor bruto do que vc ganha. Então, acho (apenas achômetro), o valor a ser considerado pelo cálculo será o maior, R$10.000,00.

A dedução referente à previdência é feita somente na Declaração de Ajuste Anual.
Mensalmente, somente as deduções referentes a faixa salarial e dependendes são consideradas para cálculo da retenção na fonte.
A renda tributável é o total bruto.
A base de cálculo do imposto devido é a diferença entre renda tributável e deduções.

2 curtidas

Pessoal, o valor considerado é o valor bruto. Fui atrás da informação com vários contadores e o valor é o valor bruto.

Desejava saber, pelo seguinte motivo, para chegar nos 12% de contribuição na previdência privada, precisava dessa informação.

2 curtidas