Rendimento caixinha

Tudo bem, pessoal? Alguém pode me informar se os rendimentos da caixinha foram reduzidos no mês de dezembro? Pergunto isso pois tenho aproximadamente 60k guardado na caixinha e rendeu apenas R$271 no mês de dezembro.

2 curtidas

Olá, @Bruno_01,

Dois fatores influenciam uma rentabilidade menor em dezembro: a redução do CDI a partir do dia 14, de 12,15% para 11,65%, e a quantidade reduzida de dias úteis no mês em razão dos feriados.

Mas mesmo com essas reduções, era esperado que um investimento rendendo a 100% do CDI crescesse 0,8945% o que, em uma aplicação de R$ 60 mil seriam cerca de R$ 536 (rendimento bruto).

Hipóteses:

  1. Se você se refere à caixinha que veio do antigo porquinho (dinheiro guardado/separado), o rendimento dela é afetado pelas movimentações da conta;
  2. Você pode ter tido um depósito antigo nessa caixinha que venceu e foi reaplicado. Se você está olhando rendimento líquido, ocorrem duas coisas:
    • o IOF pode estar levando parte significativa do rendimento, e isso vai sumir naturalmente assim que passarem os 30 dias iniciais;
    • o IR voltou para a maior alíquota, visto ser um depósito novo, e saiu de 15% para 22,5%.

É o que eu consigo ajudar sem invadir a sua privacidade. Vale o contato com o atendimento do Nubank pelo chat para mais esclarecimentos.

24 curtidas

Entendi.
Muito obrigado pelo esclarecimento.

13 curtidas