Rendimento das Criptomoedas

Há alguns meses, comecei a comprar criptomoedas no Nubank (mais especificamente ether, da rede Ethereum). No entanto, sempre comprei valores irrisórios (até 10 reais, no máximo), já que, em um primeiro momento, o meu objetivo era apenas o de aprender como tudo isso funciona na prática. Contudo, mesmo seguindo o método de “comprar na baixa e venda na alta”, sempre tive rendimento negativo, sempre perdia alguns centavos, nunca dava lucro.

Sem mais me estender, gostaria de saber o porquê de eu sempre ter tido prejuízo? Será que é pelo fato de eu estar investindo valores insignificantes (baixos)? Será que se eu investir um valor mais alto poderei ter algum lucro? Se sim, qual seria o valor mínimo/ideal para investir tendo possibilidades reais de ganho?

P.S.: gosto do ETH porque um ex-namorado meu investia e se dava bem, tinha lucros, só que ele investia por meio da Binance (não sei se esse fato faz diferença). No entanto, como terminamos brigados, fico sem graça de ligar para ele e fazer essas perguntas. :wink:

Agradeço aos que souberem responder minhas dúvidas.

Mari

2 curtidas

@marianna1, você precisa ficar atenta às taxas que estão sendo cobradas nas suas transações. O Nubank normalmente cobra taxas maiores para operações abaixo de R$ 20.
Às vezes, mesmo vendendo em uma cotação de venda maior que a de compra você sai no prejuízo em razão das taxas (cobradas na compra e na venda).

Tenha em mente, ainda, que esse sonho de todo investidor de comprar na baixa e vender na alta é muito difícil fazer com consistência, e requer uma boa dose de análise e outra de sorte.

Mais sobre as taxas cripto aqui: :point_down:

15 curtidas

Obrigada, mas o fato é que, independente da cobrança das taxas, sempre me dá prejuízo (rendimento negativo) de alguns centavos.

Quando digo que sempre me dá rendimento negativo estou desconsiderando a cobrança de taxas. Isto é, mesmo se não me cobrassem 1 centavo sequer de taxa, ainda assim sempre me dá prejuízo, nunca lucro (rendimento positivo).

1 curtida

Neste caso você está efetivamente vendendo a preços abaixo dos que comprou. Provavelmente spread e slippage. Slippage a gente não consegue ver de antemão, é um risco que a gente aceita. O spread bem que o Nubank poderia informar com melhor transparência…

Em tempo:
Spread - diferença entre os preços de compra e venda
Slippage - variação de preço do ativo durante o processamento da operação

6 curtidas

Acredito que não, Fernando, pois o prejuízo (rendimento negativo) já é verificável antes mesmo de eu vender o ativo.

Sabe aquela setinha verde apontando para cima (indicando o lucro do investimento até o momento), ou seja, o quanto o dinheiro rendeu? Então, a minha setinha de Crypto sempre aparece em vermelho e para baixo, indicando perda, mesmo antes da venda.

1 curtida

Se o rendimento está negativo então vc não está vendendo na alta, tem que esperar subir mais.

3 curtidas

Só tem Prejuizo quem vende na Baixa, em períodos como esse de bullmarket so toma Prejuizo quem quer, outra dica é não se apegar nas criptos, tipo ETH, é uma otima cripto tem fundamentos e deve subir muito, mas tem que ter paciência, não da para por 20 reais hoje e esperar ter lucro na próxima semana, e tem outras criptos além do ETH que estão com forte alta, eu já dobrei o valor que investir na Solana desde outrubro passado, Avax também é uma ótima rede, Optmism, mas invista com cuidado, invista um valor que não vai precisar ter que retirar com pouco tempo, pois é preciso ter paciência, o mercado se movimenta aos poucos, eu nunca tomei prejuízo, possa ser que tome um dia, mas até agora fiz o dever de casa, o mercado tende a subir bastante nos próximos meses mas é preciso estar bem posicionado e ter paciência, o mercado cripto pode ser muito bom mas ele nao perdoa os afoitos, tome muito cuidado, não vai fazer besteiras pois pode se frustrar e achar que o mercado cripto só toma dinheiro, não é jogo do tigrinho, se você souber o que esta fazendo o retorno vem, não é garantido mas quanto mais você estudar mais se antenar e tiver por dentro do mercado, maiores são as chances de dar certo, boa sorte ai, invista com moderação, e pare de vender ma baixa :rofl:

2 curtidas

Não sei se é o que está acontecendo com você, mas percebi que aqui para mim essa setinha de rendimento positivo ou negativo tem problemas e não funciona muito bem. Como as criptos possuem uma variação constante, no meu app pelo menos, esse indicador e os dados do “meu saldo” e o “resumo do período” não se apresentam de forma corretamente atualizada, como se fosse um erro. Tem semanas que vendo algumas ordens com valor acima do comprado em 5% de lucro total (considerando 1.6% de taxa para compra e venda), o resultado na minha carteira é positivo, em comparação do valor que comprei, mas percebo que a setinha e outros gráficos/resumos no app indicam prejuízo. Já percebi que o app da Nubank possui outros erros bem grosseiros de gramática e problemas com tempo de resposta…
Enfim, mantenha uma planilha atualizada ao seu lado e confirme o valor que efetivamente está caindo na sua conta.

2 curtidas

Sou hiper novato aqui, comprei 1700 solana, 1700 etherum…vendi já no segundo dia e comprei 3400 na biticoin cash…vou ter que declarar esses valores?,pois hoje que vi que São da mesma categoria…total da quase 7 mil entre compras…

1 curtida