Rendimento em fevereiro

Ola! Eu possuo dinheiro salvo na conta Nubank e em janeiro 2024 o rendimento foi de 0.86% do total depositado. Agora em fevereiro o rendimento foi aproximadamente de 0.56%.
Teve um dinheiro mexido na conta, mas isso é equivalente a 0.02% do dinheiro depositado na conta.
Entendo que tem menos dias em fevereiro mas nao consigo entender como teve uma queda de rendimento superior a 30%. Por gentileza, gostaria de uma explicacao sobre esse problema.
obs: nao tem giro de dinheiro na minha conta para first in first out explicar isso

2 curtidas

Olá @Lucas105 , seja bem-vindo à NuCommunity.

Olha, não sei dizer com certeza. Talvez se você entrar em contato com o atendimento do Nubank eles possam te dar uma resposta mais precisa.

Mas será que não tem a ver com a quantidade de dias úteis? Se não me engano, janeiro teve 22 dias úteis (já que dia 1º foi feriado nacional) e fevereiro, até agora, teve apenas
17 dias úteis agora (sem contar dia 13 que também foi feriado).

11 curtidas

O @MaxC já apontou que a diferença nos dias úteis é significativa, lembrando que fevereiro ainda não acabou.

Apenas pra complementar, no finalzinho de janeiro a Selic foi reduzida, afetando ainda mais o rendimento de fevereiro em comparação com janeiro.

20 curtidas

O rendimento das caixinhas dependem de vários fatores. Os 4 principais são:

  • Taxa SELIC;
    Se a taxa SELIC reduzir, o rendimento das caixinhas também reduz.

  • Montande depositado;
    Quanto mais depósitos, maior será o rendimento, já que terão a incidência dos juros compostos (sobre o valor principal depositado e sobre os valores recebidos dos juros).

  • Tempo de depósito;
    Quanto mais tempo um valor ficar depositado melhor, pois terá a redução de IOF (zera após 30 dias - para cada depósito) e IR (diminui ao longo dos anos).

  • Quantidade de dias úteis no mês;
    O rendimento é somente em dias úteis (sábados, domingos e feriados não são dias úteis).

OBSERVAÇÃO: o mês de Fevereiro teve o feriado de Carnaval e vários dias de ponto facultativo (não são dias úteis).

7 curtidas

Olá, tudo bem?!
Olha, creio q oq influenciou nessa “baixa de rendimento” foi a redução da taxa Selic pois todas as caixinhas têm como indexador o CDI que é 0,5% a mesmos q a Selic. Então, se a Selic cai, consequentemente, o CDI tbm e o seu rendimento será menor (equivalente a nova taxa Selic)

Tbm leva em conta que em Fevereiro não teve muitos dias úteis por conta dos feriados referentes ao carnaval

Olá @Lucas105. Seja bem vindo. Será que não é por causa dos feriados?:thinking:

5 curtidas

A Selic caiu e o cdi cai junto -0.10% menor que a selic

E ainda pega esse fevereiro de poucos dias uteis em comparacao com janeirao

Acho que o cdi ta 11.15%
Espera finalizar fevereiro e confirma para nós se no dia 01 de março ta próximo a sua soma.

Por que dia 01 de março de manhã o rendimento vai estar atualizado equivalente a fevereiro completo .

É um cálculo complexo, por isso milhões de pessoas preferem deixar na poupança mesmo, devido sua simplicidade. A esse respeito publiquei uma nova ideia de produto para o Nu algum tempo atrás:

1 curtida

Aguarde o final do mês e refaça os cálculos, considere apenas os dias úteis.

3 curtidas

Obrigado pessoal pelos comentarios. Gostaria de dividir algumas observacoes dos comentários:

  1. Taxa SELIC: calculei considerando os 0.5 reduzidos na taxa Selic, mas ainda esta um valor muito diferente.

  2. Montante depositado: ocorre depositos frequentes e sem retiradas altas, assim nem estou calculando o juro composto quando fiz os calculos.

Tempo de depósito:
IOF é zero a muito tempo

Quantidade de dias úteis no mês:
Irei refazer os calculos dia 1/3, mas por exemplo nesta segunda-feira (26/2) nao aconteceu rendimento.
Tambem, percebi que os rendimentos diarios foram 5% abaixo do mes de janeiro
Exemplo: janeiro 1 real por dia. Fevereiro 0.95 centavos.
Isso esta muito estranho sendo que existe os juros compostos + deposito - Taxa Selic

Calculando meus depositos, somei todos eles e existe uma diferenca de 6% com a soma do meu dinheiro na conta. Sei que existe deposito anterior mas nao esta na lista. Alguem sabe como consigo todo o extrato da conta com os rendimentos?

Obrigado pela ajuda

1 curtida

Ola @Edson_Bezerra. Eu nao entendi o comentario Nubank paternalista?

Eu deixo o dinheiro na conta do Nubank, e o banco me paga uma taxa de 100% do CDI e usa esse dinheiro para fazer mais dinheiro reinvestindo. Obs: Meu pai nunca pediu dinheiro emprestado de mim para reinvestir, na verdade me deu dinheiro para eu investir.

Acredito que a poupança se paga taxas e isso acaba sendo um retorno menor para mim. Mas obrigado pela dica

2 curtidas

@Lucas105,

Só pra entender, você falou que ocorrem depósitos frequentes, mas também falou que o IOF é zero há muito tempo. No caso, o último depósito tem mais de 30 dias?

Bom, de todo modo… não sei se os percentuais que você está colocando são bruto ou líquido, mas para fazer a conta com o líquido precisaria saber, de cada depósito, a faixa de imposto de renda em que se encontra, bem como o quanto do depósito é principal e o quanto é rendimento, pois o IR só incide sobre o rendimento.

Para descontarmos quaisquer efeitos de IOF e IR, importante sempre fazer essas considerações sobre o rendimento bruto.

No caso, com o CDI em 11,15% a.a., temos um rendimento diário de 0,0420% em cada dia útil.
Assim, quando fechar o mês, assumindo que tenha 19 dias úteis (estou assumindo que a quarta-feira de cinzas é dia útil para este fim, mas não tenho certeza) o rendimento bruto esperado será de 0,8002% no mês de fevereiro.

Até a data de hoje teriam se passado 16 dias úteis do mês (uma vez que o rendimento de hoje só cai amanhã). No caso, o rendimento bruto do mês até hoje (27/02) deve ter sido de 0,6734%. Veja se faz sentido no seu caso.

Sobre este ponto acima, lembro de já ter visto esclarecido em outro tópico que o rendimento que aparece na conta determinado dia é referente ao dia anterior, de modo que é esperado não ver rendimento na segunda, pois o dia anterior não rende. Por outro lado, no sábado, que é dia não útil, a gente deve ver o rendimento da sexta-feira…

8 curtidas

Sim e tudo pago de terça ate sábado
E cada novo deposito gera novo iof devolvido nos próximos 30 dias

E tbm a tabela de iR e aplicada individualmente a cada deposito.
Se vc deposita no mesmo dia todo mes,
De certo o iof do ultimo vai cair sempre nesse dia seu de depósito

E se vc ja tem iof do mes passado pra fechar dia 1 de março,e bom vc fazer a conta em março mesmo.

Se eu escrevi alguma informação errada podem corrigir

2 curtidas