Rendimento líquido abaixo do normal

Olá comunidade.
Eu uso Nubank há um bom tempo. Depois que eu fiz umas movimentações grandes, eu percebi que o rendimento automático do saldo da minha conta está bem abaixo do esperado, mesmo levando em conta IR e IOF.

Eu estou usando um outro banco no momento, assim eu consigo deixar o meu saldo Nubank parado pra poder analisar sem ruído.

A situação é a seguinte.
Pegando o saldo (sem movimentos) da minha conta Nubank em dois dias seguidos, dia A e dia B, eu consigo ver o quanto que rendeu usando essa fórmula aqui:
(B - A) / A

Num site consultei a taxa de juros DI diária bruta, que está em:
0,045513% (0.00045513)

E líquida, isto é, reduzindo em 22,5% de IR, fica a taxa DI diária líquida:
0,045513% x 77,5% = 0,035273% (0.00035273)

O resultado daquela fórmula lá de cima pra descobrir quanto o saldo Nubank está rendendo, mesmo após reduzir em 22,5% de IR, e mesmo com todos os depósitos já rendendo depois de esperar os 30 dias de IOF, está em:
0,03096% (0.0003096)

Por que o saldo da minha conta Nubank não está rendendo a taxa DI diária líquida?
Para quem está indo a parte que falta?

Acho que você não pode usar esse raciocínio, posto que tanto B quanto A têm incidência de IR na parte que é rendimento.

Teria que saber, do montante, o quanto é principal e o quanto é rendimento pra fazer o cálculo do rendimento diário líquido, aplicando a retenção de IR tanto em A quanto em B.

Mas acho que isso só piora a sua constatação, pois se já existe retenção de IR em A, me parece que isto deveria aumentar o rendimento líquido diário em relação ao 0,035273%.

7 curtidas

Eu ja sou mais ogro,divido o rendimento de 2 mes passado por 21

E sei quanto tem que render dia util na minha conta
E da certo,oscila entre 16 ou 17 diario

E fica bem proximo ou + um tiquinho dos anteriores

1 curtida

Depois do que você disse, eu entendo agora que não dá pra calcular usando apenas o saldo da conta como eu estava fazendo, porque esse número é “poluído”. Imagino que ele é a combinação da soma dos depósitos com o rendimento líquido total dos depósitos.

No aplicativo dá pra obter essas informações:

  1. Saldo da conta (imagino ser a soma da lista de depósitos e soma dos rendimentos líquidos)
  2. Rendimentos brutos acumulados no mês
  3. Rendimentos líquidos acumulados no mês
  4. Valor de IR que foi retido do rend. bruto acumulado no mês

Então acho que dá pra chegar no número que importa, o principal (a soma da lista de depósitos) através da subtração de “rendimentos líquidos” do “saldo da conta”, isto é, subtrair o item 3 do item 1.

Eu fiz isso, usando essas linhas aqui:

principal_dia_A = saldo_dia_A - rendimento_liquido_dia_A

taxa_bruta = (rendimento_bruto_dia_B - rendimento_bruto_dia_A) / principal_dia_A
taxa_liquida = taxa_bruta * 0.775

… e aí taxa_liquida deu isso:
0,0302487% (0.000302487)

Então tem algo faltando. Era pra ter dado pelo menos aqueles (0,045513% x 77.5%) = 0,035273%

Não estou entendendo.

é uma boa ideia essa, dá pra comparar com os meses anteriores.

Se a informação são somente os rendimentos líquidos do mês, o resultado não vai ser o principal e, sim, o principal e mais os rendimentos líquidos acumulados até o último dia do mês anterior.

Entendo que o denominador aqui deveria ser o montante no dia A (principal + rendimentos brutos). Mas, outra vez, isso só vai piorar a conta.
Obs: estou entendendo que “rendimento_bruto_dia_x” seja o rendimento bruto acumulado no mês até o dia ‘x’, certo? De modo que “rendimento_bruto_dia_B - rendimento_bruto_dia_A” vai resultar no rendimento bruto entre o dia B e o dia A.

Mas precisa ter certeza:

  1. Você realmente não fez nenhuma movimentação envolvendo a conta ou o dinheiro guardado nos últimos 30 dias?
  2. Você confirmou que todos os seus depósitos na sua “Lista de Depósitos” têm mais de 30 dias? (lembrando que um depósito que passa de 720 dias vence e é reinvestido e volta como depósito novo)

Eu não tenho dinheiro na conta com mais de 30 dias pra fazer as minhas próprias contas aqui. Minha sugestão seria tentar fazer a conta usando um período maior, aplicando a taxa diária nos dias úteis pela fórmula de juros compostos, atentando para a data de alteração do CDI, pois pode ser que estejamos nos equivocando quanto à sincronicidade das informações que estamos tomando, o que acabaria dando um erro grande nos períodos pequenos.

Às vezes, uma conversinha com o chat lá no app ajuda a esclarecer também…

4 curtidas

Oi Fernando, fui ver e é essa a resposta. Tinha lá um depósito recente de R$ 10K que ainda não estava rendendo, vai render só daqui a alguns dias.

Esse depósito é incluído no saldo total da conta que eu estava usando pra chegar naquele “principal”, mas o depósito não gera rendimentos ainda.
Então o valor do principal que eu estava usando estava errado.

Quase todos os depósitos na lista estão rendendo, então eu fiz a soma dos que não estão rendendo e subtraí eles do saldo da conta, chegando num principal bem menor, que naquela fórmula lá…
((rendimento_bruto_B - rendimento_bruto_A) / principal) x (100% - 22,5%)
…dá um resultado com uma diferença de apenas centavos para a taxa DI diária líquida (ou seja, reduzida em 22,5%).

Concluindo, o rendimento Nubank está correto.
Muito obrigado pela ajuda.

3 curtidas

Feliz de termos elucidado esta! :clap:

4 curtidas