Rendimento negativo nas caixinhas!

Perfeito!

Depois que fizeram a “lambança” tiraram pelo jeito.
Não só estava disponível como também era a opção principal da caixinha, tendo a opção de alterar para RDB.

3 curtidas

Possivelmente por conta da linguagem.

14 curtidas

Apenas nos fundos DI que tem em sua descrição FIRF “Nome” Simples é dispensada a assinatura do termo de adesão e ciência de risco, e o distribuidor, da verificação da adequação do investimento no fundo ao perfil do cliente (suitability), se o investidor não possuir outros investimentos no mercado de capitais.
Eles devem manter 95% do patrimônio aplicado em títulos públicos federais ou papéis de instituições financeiras com risco de crédito equivalente ao do governo.
No printscreen abaixo, o app avisa se está de acordo (ou não) ao seu perfil conforme API.

5 curtidas

Como funciona então?

Como disse, não é de todo verdade porque no app não há possibilidade de aplicar no fundo pela caixinha Reserva de Emergência, embora de fato haja essa indicação em outros canais.

5 curtidas

eu tomei um preju de 500,00 e ja retirei no mesmo dia, passei para CDB pré fixado, sem sustos.

1 curtida

Resgate é resgate. Desvalorização da cota diminui o PL sem aparecer como resgate.

Não há pq eles mudaram, antes dava e era a opção padrão.

1 curtida

E como e onde é que aparece a desvalorização?

No valor da cota e no patrimônio líquido.

2 curtidas

LAMEA7, uma das debêntures da Americanas investidas pelo fundo caiu 75% de 11 a 17/01.

Se me permite, tenha cuidado com o conceito de que CDB Pré é sem sustos.
O maior risco presente no CDB prefixado são as mudanças no cenário econômico durante o investimento. Os CDBs com tempos muito longos e sem chance de resgate podem sofrer com as diversas mudanças financeiras. A inflação faz reduzir o ganho real do CDB prefixado, assim como uma mudança na taxa básica de juros do país (Taxa Selic Meta).
Geralmente os CDBs pré não tem liquidez diária então vc pode ficar “presa” por um bom período.
Veja só, supondo que vc comprou um CDB Pré 10% c/liquidez após 1 ano e:

  1. Neste período a inflação foi de 12% aa => vc teve rendimento real negativo;
  2. Neste período o Copom subiu a Tx Selic Meta para 11% => mesma coisa.

Então, os CDBs pré não são indicados para formação de reserva de emergência ou similares pelos riscos que estão embutidos. Eles são como “apostas” em cenários macroeconômicos. Tem q ter mais experiência para usar adequadamente.
Para fins de reserva de emergência os veículos de investimento mais indicados são os títulos do Tesouro Nacional pós fixados e atrelados à taxa básica de juros (LFT = Tesouro Selic) ou CDBs de bancos com grau de investimento, pós fixados atrelados ao CDI e que possuam liquidez imediata ou diária.

8 curtidas

Só ajudando a esclarecer, esses dados da CVM, na coluna Resgate no Dia indicam, efetivamente, operações de resgate. Tem uma coluna mais à direita (não apareceu no recorte feito pelo colega) com o número total de cotistas.

Dá pra ver que do dia 12 ao dia 16 o número de cotistas aparece reduzido de 1.326.050 para 1.257.653 (perdeu 68.397 cotistas líquido), o que é uma redução de mais de 5%, a meu ver bastante significativa. Infelizmente houve uma reação grande aí, não vou julgar se foi ou não exagerada ou precipitada.

É verdade que exagero e precipitação se combatem com informação, e pra funcionar depende de todos: da instituição em passar a informação de forma clara, e do usuário em acolher a informação fornecida.

EDIT: coloco aqui abaixo o link direto para os dados diários no site da CVM
Informações Diárias - Fundo Nu Reserva Imediata - CVM

14 curtidas

Grato pelos esclarecimentos, @avinicius e @FernandoLacerda! :+1:
Estou aprendendo mais sobre fundos nos últimos dias do que em anos como investidor.

14 curtidas

O mesmo vale pra mim! :wink:

10 curtidas

Excelente observação amigo!!!

1 curtida

Pode me ajudar?

Vou descrever um caso sobre retirada do investimento para melhor entendimento :slight_smile:

O cliente faz um investimento dia 02/01/2023 mas ocorreu um probleminha e tem que retirar o investimento do fundo dia 20/01/2023, com rendimento negativo sobre o investimento como ocorre no Nu Reserva imediata.

Executando essa retirada ele vai ser taxado mesmo com rendimento negativo? Como exemplo o IOF dos 30 dias iniciais.

IOF e IR incidirão apenas se houver rendimento positivo.

10 curtidas

Mais significativo ainda foram os resgates, gerou uma captação líquida negativa de ~466 mi em dois dias, ~18% do PL.

1 curtida

Para quem gosta de entender os acontecimentos de maneira mais aprofundada, trago aqui um vídeo do Thiago Nigro, onde ele explica de maneira detalhada o que veio ocorrendo com as Lojas Americanas até chegar no cenário que já conhecemos.

Inclusive, no vídeo ele fala sobre o “Nu Reserva Imediata” e o que ele pensa em relação à Reserva de Emergência. Para quem, assim como eu, gosta de entender à fundo esse tipo de acontecimento, vale a pena tirar um tempinho para assistir! :slightly_smiling_face:

18 curtidas

Acabei de assistir @ThiagoMoura, ele explicou muito bem! :clap:

12 curtidas