Rendimentos Dinheiro Separado

Lembro que a pouco tempo atrás havia a opção de verificar o rendimento mensal obtido pelo dinheiro separado da conta, atualmente não consigo encontrar mais essa opção, apenas os rendimentos do dinheiro na caixinha. Me vem ainda a dúvida se esse dinheiro realmente está rendendo à 100%CDI, já que não consigo verificar quanto foi obtido, alguém pode me ajudar? A opção realmente foi removida do aplicativo? O dinheiro separado, continua com rendimentos?

5 curtidas

Pelo que entendi, o separado não rende mais, ele é como se fosse uma segunda conta corrente, para a gente “não ver” o dinheiro de imediato, ajudando a não gastar e possivelmente pagar contas que esta já planejadas. Pelo que entendi, agora o rendimento de 100% do CDI ou mais é somente pelas caixinhas, neste mesmo padrão que tinhamos no guardei. Posso estar enganado, mas foi o que entendi do comunicado que veio no app.

6 curtidas

Não é que ele não rende mais, ele segue exatamente as mesmas regras da NuConta: tem a carência de 30 dias para fazer jus aos rendimentos (100% do CDI).

Se há movimentação na conta (e isto afeta também o dinheiro separado, pois não há separação entre os depósitos, a separação é apenas um artifício para a gente não usar o dinheiro separado sem querer), os pagamentos, transferências e saques feitos saem do depósito mais antigo.

A depender da frequência e do volume dessas movimentações, os depósitos feitos nunca chegam a completar 30 dias, e o dinheiro não rende.

20 curtidas

Boooa @FernandoLacerda , muito bem esclarecido! Obrigado!! :pray:

5 curtidas

De qualquer forma é muito ruim deixar o dinheiro na nuconta agora, estou utilizando a caixinha de Reserva de Emergência como saldo disponível, se geral fizesse isso acho que seria ruim para a Nubank, mas é meio improvável que as pessoas nunca deixem alguns dias o valor parado na nuconta…

6 curtidas

Pois é. Faço exatamente o mesmo :wink:

9 curtidas

Então, eu tenho a mesma dúvida. Na Caixinha eu tenho o rendimento exibido de forma total, como faço para ver a evolução mensal do rendimento da caixinha?

Antigamente quando não eram as caixinhas e sim o “porquinho” tinha como ver mês à mês o valor que rendeu.

Alguém pode explicar melhor?

1 curtida

É isso infelizmente não tem jeito, ainda mais porque agora nem mostra o rendimento líquido, ficou mais problemático visualizar isso.

Até dá pra você acompanhar por fora certinho, mas a sugestão ia ficar complexa… então o jeito é acompanhar o saldo como temos mesmo.

Não, a forma de acessar está diferente, vc pode ir na tela inicial do aplicativo > clicar em “Conta” > vai até Histórico e clica no pequeno gráfico que fica ao lado das setas ( para cima e para baixo) ou tbm ( o caminho mais longo) clicando no ícone de ajuda (?) > Conta > rendimentos da conta > Como e quanto rende a conta do Nubank? vai até o final , lá tem o link para acessar a tela de rendimentos como era antes. Espero que tenha ficado claro. :grimacing:

Sim, depósitos antigos continuam rendendo todos os dias.

7 curtidas

É desse jeito mesmo, eu fiz e deu certo, apareceu os rendimentos da mesma forma de antes, pelo o que eu entendi continua rendendo, só mudou a forma de acessar essas informações no aplicativo.

4 curtidas

Para ver a evolução mensal, eu clico em “Total em investimentos” e abaixo do valor do cofrinho tem a opção padrão “Últimos 12 meses”.

Clico nela, escolho “Personalizado” e coloco o mesmo mês nos dois campos para ver o rendimento mensal. Quando reabrir o app estará em “Últimos 12 meses” novamente. :expressionless:

Também sinto falta da simplicidade de antes para ver isso.

Quanto mais prático melhor… deixar essas coisas a um simples click facilita muito para as pessoas…

2 curtidas

Calma lá. O que sai é referente ao depósito mais antigo? Eu jurava que era do mais novo. Mas entendi, sai do antigo pois ele já “rende” e deixa o novo sem mexer para que ele complete os 30 dias intactos. É isso?

A menos que tenha mudado, na NuConta (e no dinheiro separado) é assim.

Já para as Caixinhas, a regra é diferente. Nas Caixinhas a regra é tirar do depósito que vai causar menor retenção de imposto. Na maioria dos casos vai ser o mais recente, não por conta da alíquota (que é menor no mais antigo), mas por ter acumulado menos rendimento.

5 curtidas

Entendi ou não :laughing:. Mas, de toda forma, quando não está na caixinha, o nubank automaticamente faz as retiradas do capital inicial ao invés dos rendimentos, certo? Já que assim não incidirá o imposto sobre a retirada precoce.
Exemplo:

Tenho R$100,00 investidos há 60 dias, que renderam R$10 reais.
Tenho R$110 reais no total
Hoje deposito mais 40 reais, ficando com 150 reais no total.
Amanhã eu compro algo, que custou 50 reais, nesse caso:

A) Os 50 reais vão sair dos 100 investidos há 60 dias, tornando-o 50 “originais”
B) Os 50 reais vão sair dos 40 reais mais recentes + 10 reais dos 100 iniciais
C) Os 50 reais vão sair dos 40 reais mais recentes + 10 reais do rendimento (são mais recentes que os 100 originais)

???

Minha cabeça entrou em parafuso.

Considerando que este dinheiro está na NuConta, na verdade é a resposta D :joy:

D) Vão sair R$ 51,04 do depósito mais antigo que está com R$ 110 (ou seja, considerados os rendimentos).

Sobre a parte correspondente aos rendimentos, terá a retenção de IR de 22,5% (por ser um depósito de 60 dias). Ou seja, dos R$ 51,04 que ele vai retirar, R$ 46,40 são parte do principal, e R$ 4,64 são rendimento. Desses R$ 4,64, serão retidos R$ 1,04 de IR, sobrando R$ 3,60 líquidos que, somados aos R$ 46,40 do principal dão os R$ 50 da compra.

Após a operação, o depósito de R$ 100 vai continuar sendo o mais antigo, com 60 dias, e estará com um total de R$ 58,96, sendo que, destes, R$ 53,60 serão o principal e R$ 5,36 serão rendimento.

3 curtidas

Eu venho notado que o dinheiro separado está rendendo bem menos do que deveria, sei que tivemos uma queda na taxa Selic, mas mesmo assim o valor caiu muito de um mês para outro, e fazendo as contas ainda está abaixo dos 100% do CDI. Estou pensando seriamente em migrar para as caixinhas.

1 curtida

@FabioHenrique, se você movimenta a conta, isso afeta o rendimento do dinheiro separado. Expliquei esse fenômeno aqui:


A Caixinha tem os depósitos efetivamente separados da conta, além de uma priorização diferente dos depósitos na hora de um resgate. Se o que você está observando é resultado de movimentação na conta, a Caixinha resolve esse problema. :+1:

6 curtidas

Entendi. É eu achava que o dinheiro separado era de fato separado rs. Assim como quando foi lançado com o nome porquinho e não tinha relação com a movimentação do saldo.

1 curtida

O trem é complicado!! :laughing:
De toda forma, o sistema é pensado para que tenhamos a maior vantagem possível, é isso, @FernandoLacerda ?