Olá tudo bem? Essa semana tive um problema em um site por ter feito uma compra mesmo eu cancelando essa compra na data. E virou moda das empresas colocar uma renovação automática em tudo. Sugestão Nubank é que quando a compra for efetivada, que recebamos uma mensagem no celular fazendo a seguinte pergunta Você fez essa compra sim ou não? se não quer cancela e pronto, fica bem mais simples. Na correria do dia-a-dia nem sempre se lembra de tudo assim como desfazer uma renovação automática. Obrigado.
O Nubank tem suporte para o protocolo 3DS2.
Porem a funcionalide depende de implantação no site onde a compra foi feita.
Vale lembrar que não há obrigatoriedade do site ter o suporte, nem obrigação de confirmar todas as transações em sites suportados.
A confirmação ou não é decidida no momento da transação.
Lembre-se que o 3DS2 não se aplica para serviços de assinatura, cabe ao usuario contratante cancelar a mesma.
E caso a atualização automatica esteja ativa, uma cobrança pode ser feita no novo cartao.
É obrigação do usuario realizar o cancelamento da assinatura junto ao prestador, dependendo do contrato, esta fica sujeita a protesto/negativação caso o debito não seja realizado na data prevista.
Exemplos
- Spotify, Netflx: o não pagamento acarreta em suspensão do serviço e posterior cancelamento sem risco de inadimplencia
- Recarga pre-pago - A recarga não é efetuada, a linha segue o fluxo de inatividade da operadora, sem risco de inadimplencia
- TV por assinatura, Plano Celular Controle - A mensalidade não é paga, segue o fluxo de cancelamento por indimplencia, debitos do periodo são devidos e ficam sujeitos a negativação, Multa por fidelidade pode ser cobrada, se houver.
Para alguns sites isso já funciona, mas no meu caso, só consigo receber a notificação se eu estiver logado com o App no momento da compra.
Meu Antivirus é a versão Premium
Meus dominios registrados.
Todos geram cobranças periodicas
O que eu faço junto a estes e demais serviços é verificar apos a efetivação se o mesmo habilitou cobrança recorrente, caso tenha feito, eu desativo.
Assim evito surpresas na renovação com reajustes.
É obrigação do serviço informar que uma nova cobrança está programada para o dia DD/MM/AAAA, mas nem sempre o fazem.
Com a recorrencia desativada o serviço não está autorizado realizar uma nova cobrança, e fica obrigado a entrar em contato informando sobre o vencimento do serviço com uma proposta de renovação ou cancelar no vencimento.
Se houver cobrança em meu cartao com a recorrencia desativada, eu contesto, pois tenho como provar que pedi a desativação (Email de confirmação, PrintScreen)