Renovação automática com cartão deletado

Boa tarde, pessoal. Fiquei com uma dúvida aqui. Tinha uma assinatura num site que expirou essa semana, o cartão que utilizei foi um cartão virtual, porém eu deletei esse cartão faz um certo tempo e msm assim foi aprovado a assinatura automática no site essa semana. Isso não deveria acontecer, certo?

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Se você deletou o cartão virtual e depois criou um novo, a cobrança recorrente (automática) será efetuada no novo cartão.

Para cancelar a cobrança, você precisa entrar em contato com a empresa (site) e efetuar o cancelamento através deles.

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Então, o engraçado é que antes dessa aprovação eu tinha recebido umas 4 msg pop-up no app do nubank, dizendo que a renovação automática tinha sido cancelada justamente pelo fato de eu ter deletado o cartão virtual antigo e que era para eu atualizar minhas informações no site para a compra ser aprovada, aí eu fiquei tranquilo. Como que do nada eles aprovaram?

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Se vc excluiu um cartão e fez outro e a plataforma faz parte do sistema de atualização automática da Mastercard, os dados do cartão são atualizados, se a função estiver ativa, talvez o sistema de atualização automática tenha atualizado quando percebeu que vc não fez.
Por isso o mais indicado é retirar o cartão como forma de pagamento do site ou cancelar a assinatura

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Sim, mas o que não entendi até agora é como que o sistema estava cancelando a renovação e dizendo q eu teria q atualizar minhas informações no site e do nada aprova. Na minha modesta opinião isso é um erro que não deveria ter acontecido, eu nem me lembro dos sites que já me cadastrei. Então eu tô correndo o risco de ter várias assinaturas aprovadas novamente?

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O Nubank não tem como emitir esse tipo de informação de cancelamento, pois somente o estabelecimento pode fazê-lo. Provavelmente, a mensagem do Nubank estava apenas alertando sobre essa possibilidade.

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Ocorreu exatamente o mesmo comigo, entrei em contato com o Nubank e eles me informaram que estava ativo um tal de ‘Atualizador Automático de cartões da MasterCard’.

Não tinha conhecimento dessa função e não sei qual é a necessidade disso ser ativo por padrão. Deveria ser algo opcional, e ser mais transparente, pois só fui descobrir depois que tive um problema. Durante o atendimento com o Nubank, o atendente desativou essa função.

Recomendo vocês entrarem em contato com o Nubank e pedir para desativarem.

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Pois é meu amigo, deveria ser opcional e transparente mesmo, aí renova sem a gente saber e a gente é o errado na história, vai entender kkkk. Mas a nubank disse que vc teria que pagar a fatura msm assim? O que você fez?
Já entrei em contato com a nubank, mas até agr nada.

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Nesses casos não delete seu cartão visando coibir cobranças, e sim cancele o serviço diretamente. Dessa forma você vai evitar problemas como esse no futuro!

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O site deve ter efetuado a cobrança e como o cartão tinha sido excluído a cobrança não era autorizada, assim o Nubank enviou a msg para que vc fizesse a atualização.

Mas além do sistema do Nubank, tem o sistema da Mastercard, que só deve ter identificado a troca da numeração quando o site tentou efetuar a cobrança e aí a Mastercard efetuou a atualização e por isso possibilitou a cobrança.

Concordo, tanto vc, quanto o Nubank, poderiam ter evitado que isso acontecesse.
Se vc não queria ser cobrado deveria ter desativado a recorrência ou retirado o cartão como forma de pagamento, mas por negligência vc apenas excluiu o cartão para não ser cobrado futuramente.
Embora eu pense que o Nubank realmente devesse ser mais claro quanto a esta função, a informação sobre ela existe no contrato do cartão de crédito, mas como vc não deve ter lido, vc não sabia da existência dela, em razão dessa negligência vc assumiu o risco de ser surpreendido com isso e outras coisas.

Se eu não estou enganado, é possível pedir a lista de serviços em que o cartão está cadastrado pelo chat (vi alguém mencionando essa possibilidade aqui na comunidade) e sim, é possível a cobrança de outras assinaturas, por isso se vc não quer cobranças recorrentes ou assinaturas deve realizar o cancelamento no próprio site.

Como disse acima, a existência dela é informada no contrato do cartão de crédito. A instituição disponibiliza o contrato? Sim. As pessoas leem? Muitas não.

Não deveria ser ativada por padrão? Talvez.
Basta que o usuário entre contato para ela ser desativada, para isso ele deve ter conhecimento da função e pra isso basta que ele leia o contrato.

Vcs não os únicos a terem problemas com isso, e a história é basicamente a mesma.
Desconhecimento da existência da função (pois nem leu o contrato), pensar que excluindo o cartão não ia ter cobranças no futuro e não cancelar as cobranças recorrentes/assinaturas no próprio site.

A instituição foi transparente, pode-se até discutir o grau da transparência, mas ela foi, já que disponibilizou a informação no contrato do cartão que é o documento básico da relação usuário e instituição. Ela não deixou de ser transparente por vc não ter lido o contrato.

De resto é como o @Alexandre_Niess disse.

Primeiro vc deve tentar o cancelamento (e estorno) pelo próprio site.

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Entendo que é disponibilizado no contrato. Porém deveria ser uma função mais simples e clara, como por exemplo um botão para ativar e desativar no aplicativo.

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Exatamente. É até uma situação desconfortável, pois a obrigação de pagar ainda existe, conforme os termos de uso do serviço. Seu nome pode ficar bloqueado por fraude. O correto é realizar o cancelamento da assinatura.


Concordo.

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