Rentabilidade da Nuconta ou Tesouro Direto?

Vamos falar de rentabilidade, reserva de emergência e meta?

Atualmente, com a Selic caindo cada vez mais, montar uma reserva de emergência tem se tornado uma tarefa minuciosa, dependendo muito dos seus objetivos a médio e longo prazo.

O Tesouro Direto tem uma rentabilidade maior que a poupança, e por mais que deixar dinheiro na Nuconta seja uma comodidade, será que vale a pena apenas deixar na Nuconta como reserva de emergência?

Depende.

Depende dos seus objetivos e metas, desde que sejam alcançáveis. Se você quer apenas ver seu dinheiro rendendo dia após dia, mesmo que pouquinho (melhor pouco por dia do que pagar taxas pra usar serviços básicos), tudo bem. Mas se você quer alcançar um objetivo um pouco mais rápido, poupando uma quantia todos os meses, o Tesouro Direto pode ser a opção de investimento de baixo risco melhor pra você.

Com os TEDs ilimitados e sem taxas da NuBank, fica mais fácil você investir no Tesouro Direto, seja através do portal do Tesouro Direto ou por uma corretora de valores.

Quais as suas metas pra 2020?

12 curtidas

Há vários títulos para objetivos diversos no Tesouro Direto.
Uma comparação geral não faz sentido.

Já para a reserva de emergência, a NuConta será melhor sob qualquer aspecto.
Você pode, até com certa facilidade, ter prejuízo no Tesouro Direto, o que jamais acontecerá na NuConta.

6 curtidas

No momento tenho os dois!

2 curtidas

Não vejo como sendo um melhor q outro de maneira geral e sim de acordo com a necessidade do momento, por exemplo pra uma situação de poder retirar em emergência no mesmo dia o Nubank seria a opção perfeita.

3 curtidas

Tesouro é baixo risco e bom! Ipca+ é interessante, pois corrige pela inflação e tem mais uma taxa pré fixada de juros. Tem outras opções, depende do objetivo final do investimento. :grinning::purple_heart:

3 curtidas

É verdade, fiz o IPCA e Selic

2 curtidas

Concordo completamente, investir numa LFT (Letras Financeiras do Tesouro) que é o investimento pós-fixado do Tesouro Direto pode até ser pior do que deixa na Nubank, como é um dinheiro de emergência, como já citado, você precisa de praticidade, que é o que a Nubank oferece (rendimento diário fácil e movimentação de dinheiro simples).

Agora se você quer outros investimentos com outros rentabilidades ai sim compensa outros títulos do Tesouro Direto ou outros investimentos em corretoras.

1 curtida

Que tipo de prejuízo podemos ter no Tesouro Direto?

Olá, @Alicia_Souza. Dê uma olhadinha novamente no texto :nerd_face:
Tesouro Direto para um objetivo além (de rentabilidade por rentabilidade), pode ser uma opção mais vantajosa, sim. Citei sobre você querer apenas rentabilidade, e você ter um Objetivo alcançável, uma Meta.

A questão de precisar do dinheiro e poder tê-lo de imediato, é uma variável dependendo do que exige sua emergência.

Muito obrigado pelo seu comentário :purple_heart:

2 curtidas

@lucaspinhal Por essa razão, eu citei sobre se ter um objetivo além, de médio a longo prazo, no qual investir em um título do Tesouro Direto pode ser mais vantajoso. Há tesouros prefixados com rentabilidade superior a 4,4% ao ano, o que rende atualmente a Nuconta.

Agora, se você quer ter seu dinheiro bem guardado e rendendo, apenas, também não tem problema em deixar na Nuconta. :nerd_face:

Isso mesmo, @LucasGFerreira :nerd_face:

Baixo risco e alguns títulos com rentabilidade acima do que rende atualmente a Nuconta. Importante o que você disse sobre o objetivo final do investimento.

Obrigado pelo seu comentário

1 curtida

Com certeza! :smile:

Certinho, compreendo

1 curtida

Boa! :nerd_face:

Com exceção do Tesouro Selic, em todos os outros títulos você pode ter prejuízo se resgatar antes do vencimento, devido a marcação a mercado.

:shushing_face:

O IOF pode ser nulo após os 30 dias, já o IR é descontado sobre a rentabilidade e não sobre a quantidade de dinheiro investido. Quanto mais tempo, menor é o IR.

Nesse tópico, eu levantei apenas o Tesouro Direto por ser o investimento de risco mais baixo, desde que você possa deixar até o vencimento, o risco de perda sobre o rendimento é nulo. E mesmo que resgate depois dos primeiros 30 dias, a possibilidade de perda também é nula. Por isso pra todo investimento tem que ter um planejamento.

@LuckPass você investe direto pelo tesouro ou utiliza alguma corretora?

Só é possível investir no TD através de uma corretora. Você pode usar até mesmo a dos bancos tradicionais, pois não há mais cobrança de taxa de custódia.

entendi, blz!

1 curtida

@LucasGFerreira pelo site do Tesouro Direto ou por uma corretora de valores, ambas as opções são válidas pra investir no tesouro. A vantagem de uma corretora, é que lá estão outros investimentos em um só lugar, então tem essa facilidade :nerd_face: