Reserva de emergência para imprevistos

A reserva de emergência deve ser construída com equivalente acumulado de 6 a 12 meses do seu custo de vida mensal. Uma reserva de emergência é essencial para cobrir despesas como imprevistos. O dinheiro da reserva de emergência deve ser investido em um investimento com baixo risco, como de renda fixa, e também deve ter liquidez diária ou imediata.

10 curtidas

Nem sempre sobra para fazer um reserva de emergência. Mas é uma ferramenta ótima para pessoas prudentes.

6 curtidas

Renda fixa tem o risco baixo, mas ainda sim existe risco.

Vou comentar algo polêmico agora, quem lembra cerca de um ano. Americanas com rombo financeiro de 40bi em seu balanço patrimonial, ações caíram do valor, recup judicial e tudo maise já não é novidade.

O fundo Nu Reversa Imediata tem a premissa ter render pouco mais que o CDI com risco baixo e rentabilidade essa que se cumpri com maestria nos dias atuais. Mas me lembro bem ver as caixinhas no vermelho, caixinha que deveria ter investimentos de baixo risco e tem mesmo, Americanas era considerada uma ação de baixo risco, tudo negativo, que dó que dava de ver, minha carteira tb nem se fala, tudo sangrando.

Quem não tirou o dinheiro do fundo na epoca (eu) percebeu que, com poucos meses se estabilizou. Mas houve quem precisou do dinheiro e teve que pegar no negativo, prejuízo! Imagina? Virada do ano e tals, então convenhamos, o Risco Fixo exite.

Polêmica, ter um investimento em renda fixa que possui ações? E aliás, o Fundo Nu Reserva Imediata não tem proteção FGV e precisa 2x por ano “contruir com Come Cotas”, então tem como ser mais conservador que isso? Sabemos que tem e já esta claro;

Minha opinião é, mesmo que seja Renda Fixa para medio, curto ou longo prazo ainda existe riscos, precisa avaliar bem e como sempre falamos por aqui, diversificar mesmo que seja renda fixa, ou :Perda Fixa" como Luis Barsi menciona :rofl:

1 curtida

@Edson_Bezerra para sobrar dinheiro para montarmos nossa reserva de emergência, primeiramente devemos economizar em nossos gastos.

@FernandoMV o tesouro selic é o investimento de renda fixa mais seguro do mercado financeiro. Eu tenho absoluta certeza que o risco do tesouro selic é muito mais baixo do que o de ações.

1 curtida

Tentando refazer a minha, pois precisei utilizar e agora estou começando do zero de novo! :grimacing::pray:t3:

8 curtidas

@ThiagoMoura pelo menos você está tentando refazer a sua reserva de emergência xará, muitos nem tentam.

Sim tiago, entendo por você mesmo dizer que é conservador.

Mas não se apoie integralmente em algo que aparenta ter risco baixo que será isento de risco, se você coloca seu dinheiro em um Pré Fixado por exemplo, daqui um ano inflação sobe, da pra imaginar se vai ter lucro ou prejuízo?

Primeira vez que eu fiz meu pedil de investidor deu como Conservador, meses depois precisei refazer o teste por querer investir com um risco maior, agora Arrojado o app indida não aportar em resda fixa pois eu posso me frustar, imagina que disse justamente isso pra mim, kkkkkk.

O Perfil Conservador, Moderado e Arrojado não quer dizer que um é melhor que o outro, apenas que você não se frustrará caso algo dê errado, conservador quer segurança tranquilidade, eu tambem sou assim, mas existe Ações que tem muito baixo risco também, e está tudo bem.

Importante é que ambos estamos buscando o mesmo resultado, o principal, rentabilidade. :money_mouth_face:

3 curtidas

@FernandoMV meu perfil de investidor é moderado. Também já investi em ações, mas toda vez que eu investi dinheiro em ações eu perdi. Entendo que cada um de nós tem um perfil de investidor diferente um do outro. Alguns preferem investir em renda fixa, já outros preferem renda variável.

2 curtidas

@FernandoMV em minha opinião o investimento em ações na serve para
reserva de emergência. Só devo aplicar em ações o dinheiro que não vai me fazer falta.

Vc havia dito em outro post conversador, agora é moderado, até semana que vem vai virar Trade.

Brinqueiraaaaa, apenas para descontrair :crazy_face:

3 curtidas

@FernandoMV Sem problemas. :sweat_smile:

2 curtidas

Oloco, to acompanhando você em alguns cálculos ai na comunidade, casa de 1mi, que emergência é essa que precisa de uma reserva dessa?

Mais brincadeira :laughing:, relax

1 curtida

@FernandoMV eu queria viver de renda passiva se eu chegasse a acumular esse montante algum dia. Mas sei que não é fácil chegar lá.

1 curtida

Poxa man, estou neste caminho tb viu.

Não sei se vou encher a paciência contando, não sei nem se é o lugar, mas de uma forma resumida.

Trabalhei em uma empresa consolidada por anos, tinha estabilidade e vivia tranquilo até que a empresa faliu e sai sem acerto, logo montei um negócio com minha esposa pois eu não queria mais CLT, estava indo muito bem até que veio a pandemia, e é isso.

A pouco mais de um ano estava no negativo, (vou ser mais sincero, sempre devendo essa era a verdade) mas estudei sobre o assunto de investimento, o tempo todo, e estou assim até hoje, eu e minha esposa colocamos uma meta até o fim deste ano conseguir levantar um vlr “x” que parecia inalcançável, montei um gráfico na planilha com um valorzinho mixuruca, repensei e mudei o gráfico, “pq não?” mudei para um dígito terrível e certo de que seria difícil de conseguir, mas deu certo conseguimos.l :innocent:

De forma passiva conseguimos uma espécie de 13° à mais, cada um, e me orgulho disso.

Lembro que quando comecei ano passado, não tinha dinheiro sobrando, então cada minuto que eu tinha de sobra eu respondia o Ysense e ganhava $10 dollars a cada 20, 30 ou 40d quando conseguia responder, tudo que eu fazia e faço, o que me gera fora renda principal eu invisto, foram os primeiros valores que comecei.

Efeito bola de neve a bolinha começa pequeninhia, você ganha centavos no início, mas eu dei tanto valor a estes centavos meu amigo.

Olha, teremos nossa renda passiva, pode acreditar.

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” Henry Ford.

5 curtidas

@FernandoMV parabéns por pensar assim. Ótimo comentário.

2 curtidas

Tenho outro ponto de vista em relação a isso.

Nenhum ativo de renda variável pode ser considerado de baixo risco. Afinal, renda variável tem a oscilação como ponto principal.

O problema do fundo do Nubank não foram as ações em si e sim as Debêntures da Americanas. As debêntures são renda fixa, mas de alto risco.

Por fim, eu tenho uma grande posição em renda fixa de altíssimo risco, conheço os risco e aceitei todos. Tenho Debêntures, CRI, CRA, LCI, CDB, CCB e até COE. Tudo depende do famoso “apetite” ao risco.

2 curtidas

Como eu disse, polêmico :zipper_mouth_face:

Polemico em relação a que? Esse fundo só poderia investir em renda fixa e mesmo sendo de alto risco, debêntures são renda fixa. E pelas regras, a posição era pequena e aceitavel dado as normas para a constituição desse tipo de fundo. Não vi onde está a polêmica.

Eu estou fazendo a minha é de 24 meses mesmo, passei por umas que não quero nunca mais passar na vida, minha reserva e meus objetivos estão todos nas caixinhas do nubank, tá ótimo assim e estou seguindo a vida feliz

2 curtidas