Resgate antecipado pagando 50% da CDI?

Olá, notei que nas últimas atualizações do app, surgiu uma opção de resgatar antecipadamente o dinheiro que havia sido colocado no cofrinho. O maior problema é que o resgate reduz o rendimento para 50% da CDI.

Para ser sincero, não estou nem um pouco satisfeito com essa opção. Afinal, se aceitamos guardar o dinheiro com resgate planejado para daqui a dois anos é porque não temos a intenção de sacar agora. Além disso, o mais interessante dessa opção nem era o rendimento ser um pouco maior, mas sim o fato do dinheiro estar travado, o que nos dava um pouco mais de segurança (contra roubos e contra nós mesmos e o desejo de gastar tudo com besteiras haha).

Talvez poderia até ocorrer um imprevisto e você precisar do dinheiro imediatamente. OK, que o usuário entrasse no chat e pedisse o resgate. Mas não faz sentido um botão “Resgatar” na cara de todos (que só está ali pra fazer seu rendimento cair).

Poxa, para ser franco, Nubank errou feio nessa mudança e espero sinceramente que eles repensem isso!

7 curtidas

As pessoas precisam ser responsáveis por seus atos e decisões.

Se alguém está passando por uma urgência que necessite resgatar o dinheiro, não me parece o melhor caminho burocratizar o fluxo e encaminhar a solicitação ao chat.

Quanto ao rendimento, me parece justo. Se a gente resgata um Tesouro Direto antecipadamente, estamos sujeito a marcação de mercado, que consequentemente pode vir atrelada a uma perda de rentabilidade. Então, nada de diferente do que já existe no mercado.

23 curtidas

Esse rendimento maior é ilusão , considerando que ao final do período após os descontos o rendimento fica bem próximo da poupança(comprovado pela ferramenta de simulação do nubank comparado ao desconto q de IR no final do resgate planejado). O dinheiro “preso” é interessante p quem não aguenta/ não consegue se controlar.

2 curtidas

Sim, concordo em parte!

Mas tem uma questão: investidores tomam suas decisões de investimento com base nas regras da plataforma que usam.

E na hora que fazemos o investimento no cofrinho, há uma clara mensagem indicando que o dinheiro não estará acessível até que o prazo seja atingido. Agora, depois de investir, há uma mudança nas regras? Poxa! Que essas mudanças sejam válidas apenas para novos investimentos.

Agora imagine uma situação hipotética (mas não improvável): vc está na fila do mercado, um sujeito atrás de vc vê te digitando a senha do seu cartão e comunica com um comparsa. Na saída do mercado, um outro sujeito pega seu celular desbloqueado e corre!

Opa, o modo rua te protege de ter sua conta limpa, mas pra se vingar o sujeito vê a opção de resgatar todos os seus investimentos… imagine a estrago isso faria para quem aplicava 90% do q tinha no cofrinho?

5 curtidas

Imagino que no modo Rua, logo deve liberar tambem Investimentos, Cartões e Empréstimo, para ficarmos mais seguros quando sairmos da rede segura. Aí vai dificultar para os golpistas, etc.

14 curtidas

E é por isso que não se aplica 90% do seu patrimônio num único local.

Entendo seu ponto, acho um questionamento válido. Inclusive fica a dúvida se o Modo Rua também não seria capaz de bloquear o resgate desse investimento fora da rede segura :thinking:

Saberia responder essa dúvida @Tatiana_Sampaio?

16 curtidas

Boa tarde,

Antes de explicar para você e outros que podem ver este comentário. Os investimentos no Geral da categoria Renda fixa são aplicados na modalidade pós fixado, pre fixado e híbrido (pós+pré), ok.

O investidor iniciante que optou por investir pela primeira vez, passa por um teste de suitability (teste do investidor) onde você verá se é qualificado para qual investimento.

Feito o teste, você tem uma explicação sobre qual são os riscos que podem surgir no perfil definido no teste que você respondeu; conservador, moderado ou arrojado.

Depois disso, quando você aplica seu dinheiro em um CDB ou RDB tem uma explicação no ícone (?) do que se trata, assim como tem na parte de investimentos um (?) e mini textos explicando sobre.

Então, você ao ler já está ciente dos fatos com investimento de que ao aplicar estará com esse risco de resgatar até o final do investimento.

Portanto, existe vários públicos utilizando o aplicativo como pessoas deficientes, pessoas não investidoras, pessoas investidoras, sub categoria de pessoas investidoras na Renda variável, sub categoria de investidores em Renda fixa…Enfim.

Depois dessas categorias, o aplicativo é modelado pelo melhor modelo de comunicação (não estou falando de visual), Ux writer. Para instruir o desconhecido que tem interesse em investir como funciona.

Mesmo assim com comunicação aparente, dispositivos que estão em fase de criação (modo Rua) e o Nuensina, existem clientes que não dão valor ao seu dinheiro sem ao menos antes pesquisar sobre o assunto.

E para reduzir o número de reclamações, do tipo “Não fui eu que apliquei esse dinheiro” e afins (99% de chances que foi a pessoa, filho(a) e não lembra) que surgiu essa função de resgatar os 50% dos investimentos.

Esse é um alerta para que dá próxima vez, ele busque informações. E com certeza vai, pq o brasileiro só se educa, quando toca no bolso dele.

Finalizando, seu ponto sobre o modo rua e os investimentos são plausíveis e deve ser analisado para proteger seus investimentos. Não sei se já tem acesso, mas posso demostrar que está em fase de aplicação.


Como Feedback, aproveitando a @Tatiana_Sampaio nesse tópico de “desativar o modo rua” não achei legal, pq é fácil desativar sem precisar de um código do app ou facial para encerrar.

Porém por ter colocado a rede wi-fi segura do local, acredito que não deveria mesmo assim ter como encerrar sem ter um código do app ou facial pq posso ser roubado em casa tbm.

Dito isso, ainda vou além. Em casa tenho 2 redes de internet, pq trabalhamos em casa e o tal da operadora no Brasil ser um caos. Poderia ter uma opção de colocar mais redes Wi-fi de segurança.

Agradeço a atenção de todos, bom final de semana. :rocket::rocket:

6 curtidas

haha meu exemplo foi péssimo… quis dizer “90% do que tinha no nubank”… mas enfim, a solução q o @Kleber_Vieira1 citou resolveria parte do problema…

2 curtidas

Do ponto de vista técnico faz sentido mesmo! Imagino que muita gente deva ter aplicado errado e dar uma opção mais facilitada para o resgate ajudaria muito para elas. O problema é que isso prejudica quem propositalmente fez uma aplicação pensando a longo prazo.

2 curtidas

Não notei essa mudança e concordo que isso facilita muito a vida de quem não tem disciplina, ou como no outro exemplo, em caso de um golpe (roubo, sequestro, etc).
Pro caso das compras por impulso, essa matéria aqui pode ajudar um pouco:
Conheça hacks financeiros que te ajudam a economizar dinheiro

:ballot_box_with_check: Concordo

cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém , mesmo que fosse um pouco mais burocrático acionar o atendimento, ainda era melhor que dessa forma

4 curtidas

Muito bom o ponto de vista e interação, lendo sua interação percebe-se o trabalho que teve em deixar claro seu ponto. Parabéns! :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5: :purple_heart: :purple_heart:

3 curtidas

Isso não me parece fazer muito sentido.
Subjetividade não costuma trazer bons resultados em finanças.

4 curtidas

isso é verdade!

1 curtida