Resgate da caixinha imposto

Queria tirar uma dúvida. Se eu resgatar uma parte do dinheiro da caixinha, como funciona a questão do imposto de renda?

5 curtidas

Olá, @Mariana_Navarro. Seja bem-vinda à NuCommunity! Somos clientes assim como você, dedicados a descomplicar as finanças. Sempre que tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar!

No caso da cobrança de impostos nas caixinhas, ela segue a seguinte regra:

Não é cobrada nenhuma taxa dos investimentos em RDB. Mas os impostos obrigatórios, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e Imposto de Renda, serão descontados do rendimento.

A incidência do IR é sobre os rendimentos do investimento e está ligada ao prazo da aplicação. Ou seja, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor será a alíquota de imposto cobrada. Veja as alíquotas:

  • Até 180 dias: 22,5%
  • De 181 a 360 dias: 20%
  • De 361 a 720 dias: 17,5%
  • Acima de 720 dias: 15%

O IOF também incide sobre os rendimentos, mas somente se houver resgate do dinheiro investido em menos de 30 dias após a aplicação. Depois desse período, ele passa a ser isento.

Consultei este site para as informações e recomendo a leitura, pois oferece mais conteúdos interessantes:

18 curtidas

@Anderson super didática a sua explicação, aprendi por aqui valeu :facepunch:t5: :facepunch:t5: :clap:t5: :clap:t5:

8 curtidas

Eu que aprendo muito contigo, @ClaudioSilvaDigital! :handshake: :purple_heart:

7 curtidas

Vale como pra qualquer outro investimento de renda fixa: IOF decrescente no período de 30 dias e IR decrescente ao longo de 2 anos.

5 curtidas

Existem opções com isenção.

7 curtidas

Verdade amigo bem lembrado.

4 curtidas

:point_up_2:t3:

Exatamente, @soares.jm.
No intuito de contribuir, vou deixar abaixo um artigo do blog do Nubank que trata da matéria.

2 curtidas

Muito obrigada pelos esclarecimentos. Uma outra dúvida: tenho 50 mil aplicado. Resgato 10 mil. Qual o imposto a ser descontado?

1 curtida