Resgate parcial de investimentos: valor bruto e líquido

Pois é, no Nubank você recebe o valor solicitado - a taxa

2 curtidas

Exatamente. Esse é o ponto. Em outros lugares você pede o valor e recebe o valor solicitado, no Nubank você recebe o valor líquido, sempre uma certa quantia a menos do que solicitou. Eles levam em conta que você solicitou o valor bruto.

4 curtidas

Acabei de resgatar R$1,00 do meu fundo Nu reserva da Caixinha e recebi valor liquido.

Ex. de valores:

Total do Fundo: R$ 110,00 (valor bruto)
Total do Fundo: R$ 105,00 (valor liquido)
Retirada parcial: R$ 1,00 (valor liquido)

O valor retirado foi exatamente 1 real.

Lembrando que o valor liquido é sem o IR e pode encontra-lo abaixo do valor Bruto na sua caixinha. Se for isso, mas se não for, me explique de onde está falando esse resgate se é nas caixinhas, se é RDB…

Não consegui ler toda a mensagem

2 curtidas

R$ 1? É o limite mínimo de saque. Fiz aqui agora de R$ 500 pra vc ver:



Recebi R$ 494,29. Solicitei R$ 500

4 curtidas

A gente tá falando das Caixinhas de Fundo de Investimento Nu Reserva. As de RDB sai o valor solicitado.

1 curtida

Parece que está confundindo as caixinhas com os fundos, no meu exemplo eu uso o fundo de investimento Nu Reserva Imediata, mas gostaria que funcionasse da mesma forma para qualquer investimento

Não uso as caixinhas e não sei como funciona

1 curtida

A caixinha é só uma separação do dinheiro. Quando você cria uma ou vai investir mais nela, ele te dá a opção de escolher entre RDB (liquidez imediata ou com vencimento), e Fundo de Investimento Nu Reserva Imediata.

Aí quando escolhe o Nu Reserva Imediata como rendimento da Caixinha, funciona igual o Fundo de Investimento, você solicita o valor bruto e cai na conta o valor líquido.

No meu caso ali em cima, eu teria que solicitar R$ 505,76 pra receber R$ 500.

1 curtida

Essa situação é bastante confusa, o iniciante já vai achar que a Nubank cobra corretagem aí até em fundos, sendo que essa diferença se deve aos impostos que pagamos normalmente.

1 curtida

Se você fazer as contas, vai perceber que dessa forma vc vai pagar mais imposto pq vai cobrar imposto de imposto. Joga na calculadora aí e veja vc mesmo. O entendimento é simples.

1 curtida

Você simplesmente vai pagar um imposto maior por que vai sacar um valor maior, o que é natural. Mas o imposto continua sendo o mesmo, a porcentagem é fixa, o valor resgatado é que vai mudar

1 curtida

O meu teste foi no Fundo Nu Reserva da caixinha que resgatei.


Lembrando que o valor menor pode ser por causa do come-cotas que é cobrado em MAIO e NOVEMBRO. Então, qualquer aplicação nesse mês ou resgate no mesmo mês ele acrescenta o come-cotas de maio. As caixinhas de fundo utilizam o metódo LIFO, se não me engano e pode alterar na retirada, quando tem novos depósitos em um mesmo mês que também é cobrado o come-cotas


Isso só serve para novo aporte? Não. Qualquer fundo de renda fixa (atualmente) como o Fundo Nu reserva, tem acréscimo de come-cotas (maio e novembro) e IR ao resgatar. Se resgatou antes do mês de come-cotas, automaticamente a retirada já adiciona o come-cotas no desconto.


Como saber se foi lesado? Vê quantas cotas você tinha antes de resgatar e quantas cotas tem agora. Quando diminui as cotas, devido ao come-cotas de maio, o valor também diminui no resgate.

Se por acaso for isso, significa que os dados de valor liquido está errado. Não, significa que você foi lesado pelo Nubank, mas as informações estão incompletas. Recomendo entrar em contato com o Nubank e informar sobre o erro de informação.

2 curtidas

O come-cotas é cobrado no último dia útil de maio e novembro e não tem nada a ver com os saques.

No seu caso o valor saiu igual o que você pediu porque foi R$ 1,00, que é um valor muito baixo e o valor mínimo de saque de investimentos no Nubank.

Todos os saques que faço desde quando as Caixinhas e o Fundos Nu Reserva foram criados saem da mesma forma. E na captura de tela que anexei mostra o aviso do Nubank na tela de conclusão de saque informando que o valor recebido é menor que o valor solicitado por conta da cobrança de impostos.

Esses impostos são cobrados em todas operações de saque, independente de ser maio ou novembro.

2 curtidas

Como informei acima, a mensagem aparece justamente para a aplicação de come-cotas que é descontado no resgate, independente se vai ser cobrado final do mês ou não. Pois, se não, os investidores de fundos quando chegasse no mês de maio ou novembro iria resgatar antecipadamente, antes de ser aplicado o come-cotas.

Entendo a sua situação e a minha explicaçã, independente se teve come-cotas ou não, o valor informado está errado e deve ser atribuído alguma atualização para corrigi-lo. O que eu quero saber de você é se teve a diminuição de cotas, como pedi para verificar? E de qualquer forma, recomendo o atendimento do Nu para explicar essa oscilação e dizer que estas informações estão “confusas”.

1 curtida

Segue o raciocínio.
Se vc faz um saque de 1.000 e vai pagar 100 de imposto, se vc tirar esses 100 do valor aplicado vc vai estar sacando, na pratica, 1.100 então vai pagar imposto sobre 1.100 e não sobre apenas 1.000. Deu pra entender?

Vai pagar imposto em cima dos 100 reais que já é pra pagar imposto dos 1.000.

1 curtida

Eu entendi, mas é melhor pagar uns trocados a mais do que receber menos do que pediu, se você resgatou 1000 pra pagar um boleto, você vai precisar desses 1000, não 900 nem 999, pois o boleto é de 1000

Eu não costumo deixar dinheiro parado na conta, tento sempre investir o que sobrou do salário, e é um saco ter que ficar cuidando pra sacar sempre um valor a mais…

2 curtidas