Resolvendo o problema dos limites (ou tentando)

Não conheço muito bem as regras do mercado financeiro, ou como um banco faz análise de risco para liberação de crédito mas, com toda certeza, isso afeta até o roxinho.

Sei que existem regras, uma delas é que o cartão não pode comprometer mais do que 30% ou 40% da renda da pessoa (ou algo assim) após esse limite é risco que o banco tem que analizar e etc.

Eu sou um dos muito aqui no fórum que reclama (aqui ou no twitter) sobre o limite, em 2 anos por aqui meu limite saiu de 400 para 1000 reais, e por isso fiquei pensando comigo o que poderia ser feito para dar mais poder de compra pra todo mundo sem aumentar o risco da financeira. E, dentro da minha falta de conhecimento, eu me peguei pensando: porque não fazem um limite de parcela, ao invés de um limite total. Vou explicar melhor.

Imagine que o Nubank te conceda R$ 400,00 de limite de parcela mensal. Isso significa com vc pode comprar algo de até R$ 4.800,00 reais desde que você parcele em 12x porque é o seu limite de parcela mensal. No meu caso eu tenho um orçamento mensal de R$ 500,00 para o cartão de crédito sem que comprometa meu planejamento mensal. Além de ter um poder de compra muito maior ( ao invez dos R$ 1000,00 atuais eu teria R$ R$ 6.000,00), o risco de inadimplência seria muito menor porque eu nunca faria uma dívida maior do que eu posso pagar e etc.

Enfim, como disse pensei nisso no ápice da minha ignorância de como funciona o mercado financeiro ou se é legal esse modelo, mas isso resolveria e muito o problema de crédito atual. O Nubank bate muito no peito em relação a ser diferentão, de sempre inovar e de ir na contramão. Serial algo bem diferente e inovador.

3 curtidas

Antigamente havia algo parecido no Hipercard, um limite para compras parceladas e outro para compras à vista, em outros cartões também, mas aos poucos foram acabando com esse modelo.

1 curtida

Já vi isso num das Americanas, mas depois de um tempo ficou no “padrão”, acho que era como um teste.

1 curtida

O modo como você gerencia o uso do seu cartão é o ideal, se toda fossem como você, a ideia sem dúvida nenhuma daria muito certo.
Mas essa ideia do limite da parcela já foi usada no passado e a realidade do brasileiro é outra, nós somos o povo mais inadimplente do mundo. O Hiper(como dito pelo @ree) tinha esse tipo de limite, mas isso nem de longe resolveu a inadimplência de seus clientes e olhe que ficar inadimplente no cartão Hiper, era talvez o pior erro financeiro do mundo (devido as taxas).
Eis os 7 principais motivos da inadimplência no Brasil, perceba que o Parcelamento está em penúltimo lugar, agora veja de quem são o primeiro e o segundo lugar!

  1. Desemprego. …
  2. Ausência de educação financeira. …
  3. Diminuição da renda. …
  4. Falta de planejamento financeiro. …
  5. Salário atrasado. …
  6. Parcelamentos. …
  7. Crédito fácil.

Fonte: Os 7 principais motivos da inadimplência financeira e como evitá-los - Zenvia

3 curtidas