Olá Comunidade NCN!!! Tudo certo por aí?
Hoje é dia de trazermos um resumão da sessão de perguntas e respostas que tivemos com o nosso Gerente Geral de Nucoin, @Fernando_C.
Separamos em tópicos para os assuntos ficarem mais segmentados e fáceis de serem encontrados. Preparados?
Bora lá!
Funcionalidades / Roadmap
Resumo
- Quando libera o Nucoin pra galera?
- “Liberamos para uma parte pequena da nossa base essa semana, fase de testes. Nosso objetivo é ter a base toda com acesso ao longo do primeiro semestre.”
- Vai ser possível enviar Nucoins para outra conta do Nubank ou ela fica “fixa” apenas na sua conta?
- “Futuramente será possível sim - nossa expectativa é permitir essa funcionalidade ao longo do segundo semestre.”
- Por enquanto só aparece no app a opção de Comprar Nucoins (função ainda não habilitada, mas que já aparece na página). Eventualmente poderemos vender os Nucoins ou converter eles em valores?
- “Sim - assim que disponibilizarmos compra, também disponibilizaremos a venda para os clientes. Estimativa é que a funcionalidade esteja disponível no primeiro semestre.”
- Qual o valor de Cada Nucoin?
- “Este valor vai ser definido pela oferta e demanda dos clientes e não pelo Nubank. Ainda não temos uma definição do valor inicial.”
- O Nucoin também será negociado em outras plataformas de criptomoedas?
- “Inicialmente não, somente no app do Nubank.”
- Quais são as possíveis aplicações que se vislumbra para a Nucoin no futuro? (o que se espera que possa trazer utilidade e, consequentemente, valor para o token?)
- “Por enquanto, nosso foco total está em casos de uso de fidelidade - como criar um ecossistema super forte de marcas e clientes em que possamos recompensar a fidelidade.”
Benefícios
Resumo
- Não entendi muito bem o funcionamento do congelamento de Nucoins. Poderiam explicar melhor? A gente só consegue aproveitar e subir de nível congelando?
- “Ao receber seus Nucoins você terá duas opções: manter eles disponíveis na sua carteira para serem vendidos a qualquer momento (devemos lançar essa opção ainda no primeiro semestre) ou congelar por 6 meses para destravar o nível e benefícios correspondentes durante aquele período.”
- Qual a relação do Nucoin com o Ultravioleta?
- “São programas separados e complementares. Clientes que já tenham o Ultravioleta poderão ganhar Nucoins assim como os outros clientes então na prática acumulariam os benefícios dos dois programas.”
- Quais são as expectativas futuras de integração entre o Nucoin e o Nunos?
- “Por enquanto, ambos os programas estão operando de maneira completamente segregada. É claro que os times se conversam para explorar sinergias (exemplo: benefícios que podem ser interessantes para ambos), mas não há planos de unir os programas ainda.”
- Além do Nucoin Bônus nas compras feitas no cartão e no investimento em cripto, que outros aspectos do relacionamento com o Nu servirão para obter NCN?
- “Inicialmente somente essas atividades. Ao longo do tempo queremos fazer campanhas sazonais para diferentes produtos.”
- Quanto tempo após o lançamento começarão os sorteios?
- “Temos um sorteio programado de R$ 1.2M total que deve ocorrer em Outubro. Dependendo do sucesso deste primeiro, vamos avaliar se fazemos novamente no semestre seguinte.”
- Existe algum motivo que a pessoa pode perder os Nucoins congelados?
- “Somente em casos muito específicos como fraude ou determinação judicial.”
- Tem algum cliente do Nubank que poderia entrar já de início no nível 6 ou 7?
- “Não - estes níveis são propositalmente mais difíceis de serem alcançados porque estamos desenhando alguns benefícios bastante especiais para quem conseguir chegar neles. Devemos ter mais novidades nos próximos meses.”
Patrocinadores
Resumo
- Já temos uma lista de patrocinadores?
- “Estamos em conversa com algumas empresas, mas ainda não temos nada confirmado, então não podemos divulgar nada. Assim que pudermos, vocês serão informados.”
- Congelar Nucoins com um Patrocinador também conta para subir de nível no programa com o Nubank?
- “Ainda estamos em conversas com o(s) próximo(s) Patrocinador(es) e desenhando como deve ser essa experiência com mais de uma marca. A princípio a ideia é que não - que ao congelar, o cliente esteja fazendo uma escolha entre um patrocinador ou outro (e inclusive é assim que os patrocinadores são incentivados - quanto mais clientes escolherem aquele patrocinador, mais Nucoins este patrocinador vai poder distribuir).”
Blockchain
Resumo
- Vamos ter essa honra de ser um validador da rede, participar do grupo seleto de validadores Nubank?
- “No curto prazo nós não abriremos para validadores externos com mecanismos de POS. Nós teremos somente o Nubank (imediatamente) e alguns poucos validadores institucionais (curto-médio prazo) validando a rede em mecanismo de POA.”
- Vai ter opção de NFTs também?
- “No curto prazo não pretendemos lançar nenhum NFT, mas temos algumas ideias mais criativas que estamos discutindo para o médio prazo.”
- Por que utilizar uma blockchain para criar um programa de benefícios, quando não é necessário?
- “Várias das dores e ineficiências que enxergamos nos programas de fidelidade hoje podem ser resolvidas de maneira muito mais natural com o uso da blockchain. Hoje, as pessoas não tem ideia de quantas milhas aéreas cada empresa está emitindo - apesar de que ao emitir essas milhas aéreas, as empresas acabam desvalorizando as milhas que cada usuário já tem. A blockchain nos permite criar algo muito mais transparente e auditável, para todos.”
- O Nubank diz ter nascido “para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre o próprio dinheiro”. Entretanto, aqui temos pelo menos uma contradição: pelo que entendi, inicialmente a custódia da Nucoin será feita pela Nubank e eventualmente “usuários avançados” vão poder fazer a própria custódia. Em outras palavras, ou o usuário permite que a Nubank mantenha o controle de suas criptomoedas, ou abraça a complexidade de controlá-las. Essa afirmação é correta?
- “É uma provocação justa. O ponto aqui é que a maioria das pessoas não sabe ou se interessa por fazer a própria custódia. Se encontrarmos alguma solução que permita que qualquer usuário (mesmo os que não entendem de crypto) façam a própria custódia de maneira segura, iremos buscar essa alternativa (tem algumas ideias promissoras usando MPC). Se não encontrarmos uma solução aceitável, será algo mais restrito a heavy users mesmo.”
- Manter Nucoins sob a custódia da Nubank garante ressarcimento em caso de algum problema que resulte no furto ou perda de Nucoins?
- “Sim - enquanto nós fazemos a custódia, somos responsáveis pelos ativos sob nossa custódia”
- A Polygon passou por um problema relacionado à reorganização de blocos em decorrência de nódulos fora de sincronia. Aparentemente, cerca de 5 minutos foram perdidos e não é a primeira vez que isso ocorre. O Nubank tem ciência desses problemas?
- “Sim, estamos monitorando constantemente a performance da main net da Polygon assim como eventuais impactos que possamos ter na nossa rede por conta disso. Por enquanto não enxergamos nenhum impacto ou algo que nos preocupe em relação à estabilidade da nossa rede.”
- Os Nucoin’s “congelados” estão em um endereço público ou privado? Isto é, será possível ver o código no Polygon Scan?
- Endereço público - será possível observar no block explorer que teremos.
- Terá algum tipo de transparência no Nucoin, através do proof of reserve, a respeito da quantidade reservada de Nucoin pelo Nubank, se são 40% e o restante está na rede para comprar ou dos 40%, 20% estão em aplicado em stablecoin de dólar e os outros 20% em sei la bitcoin (exemplo fictício)?
- “Nós não vamos usar Nucoins em garantia de nenhuma operação. De qualquer forma, (i) nós só temos poder de utilizar os 20% dos Nucoins que estão na tesouraria, e nunca Nucoins de clientes; e (ii) teremos o block explorer em que poderão ver em quais endereços os Nucoins estão e poderem levantar quaisquer questionamentos que venham a surgir.”
Chat da call:
Resumo
- Tem previsão de implantar Nucoin no Nupay?
- “Não temos nada específico de Nupay no radar, mas queremos fazer campanhas sazonais.”
- Considerando que a grande maioria da população brasileira não tem conhecimento na área de investimentos, muito menos em criptoativos, um banco que está muito concentrado internamente,como pretendem gerar valor e interesse ao Nucoin nesse início?
- “A gente fez o possível, e vai continuar fazendo o possível para tentar não trazer complexidade para o produto. Para quem quer se aprofundar mais nos detalhes, será possível e seremos super transparentes, mas para a grande maioria das pessoas será tão simples quanto um outro programa de fidelidade”.
- Como uma empresa grande é possível ser parceiro do Nucoin? Exemplo: Se você tem uma empresa de venda de passagens de ônibus, é possível fazer parte do sistema de recomendação do Nucoin oferecendo descontos nas passagens?
- “Sim. Estamos trabalhando justamente nisso, conversando com alguns patrocinadores. Nesse início estamos desenhando como será o modelo de parceria e como irá funcionar exatamente.”
Esse foi o nosso resumão pessoal!
Não viu uma resposta para alguma dúvida que você tinha? Se não, manda aqui pra gente nos comentários!
Por último, temos alguns recados importantes pra passar aqui pra vocês:
- Depois das primeiras impressões que tivemos pós lançamento, pensamos em uma diminuição da frequência de posts aqui na comunidade, passando para um resumo mensal de atualizações do produto e assuntos mais relevantes.
- Como foi comentado ao final de nossa primeira sessão de Perguntas e Respostas, nós pretendemos fazer uma reunião mensal da comunidade com o @Fernando_C, no mesmo formato dessa primeira. Então se você não conseguiu participar da primeira edição, se prepare pra participar porque vem mais por aí!
- E por último, mas com certeza não menos importante, nós aqui da equipe de Nucoin estamos pensando em um formato um pouquinho diferente pra tornar a comunidade ainda mais participativa, então aguardem por que em breve teremos mais novidades! (e surpresas também )
Até o próximo post!