Resumão da conversa com o Gerente Geral do Nucoin

Olá Comunidade NCN!!! Tudo certo por aí?

Hoje é dia de trazermos um resumão da sessão de perguntas e respostas que tivemos com o nosso Gerente Geral de Nucoin, @Fernando_C.

Separamos em tópicos para os assuntos ficarem mais segmentados e fáceis de serem encontrados. Preparados?

Bora lá!

Funcionalidades / Roadmap

Resumo
  1. Quando libera o Nucoin pra galera?
  • “Liberamos para uma parte pequena da nossa base essa semana, fase de testes. Nosso objetivo é ter a base toda com acesso ao longo do primeiro semestre.”
  1. Vai ser possível enviar Nucoins para outra conta do Nubank ou ela fica “fixa” apenas na sua conta?
  • “Futuramente será possível sim - nossa expectativa é permitir essa funcionalidade ao longo do segundo semestre.”
  1. Por enquanto só aparece no app a opção de Comprar Nucoins (função ainda não habilitada, mas que já aparece na página). Eventualmente poderemos vender os Nucoins ou converter eles em valores?
  • “Sim - assim que disponibilizarmos compra, também disponibilizaremos a venda para os clientes. Estimativa é que a funcionalidade esteja disponível no primeiro semestre.”
  1. Qual o valor de Cada Nucoin?
  • “Este valor vai ser definido pela oferta e demanda dos clientes e não pelo Nubank. Ainda não temos uma definição do valor inicial.”
  1. O Nucoin também será negociado em outras plataformas de criptomoedas?
  • “Inicialmente não, somente no app do Nubank.”
  1. Quais são as possíveis aplicações que se vislumbra para a Nucoin no futuro? (o que se espera que possa trazer utilidade e, consequentemente, valor para o token?)
  • “Por enquanto, nosso foco total está em casos de uso de fidelidade - como criar um ecossistema super forte de marcas e clientes em que possamos recompensar a fidelidade.”

Benefícios

Resumo
  1. Não entendi muito bem o funcionamento do congelamento de Nucoins. Poderiam explicar melhor? A gente só consegue aproveitar e subir de nível congelando?
  • “Ao receber seus Nucoins você terá duas opções: manter eles disponíveis na sua carteira para serem vendidos a qualquer momento (devemos lançar essa opção ainda no primeiro semestre) ou congelar por 6 meses para destravar o nível e benefícios correspondentes durante aquele período.”
  1. Qual a relação do Nucoin com o Ultravioleta?
  • “São programas separados e complementares. Clientes que já tenham o Ultravioleta poderão ganhar Nucoins assim como os outros clientes então na prática acumulariam os benefícios dos dois programas.”
  1. Quais são as expectativas futuras de integração entre o Nucoin e o Nunos?
  • “Por enquanto, ambos os programas estão operando de maneira completamente segregada. É claro que os times se conversam para explorar sinergias (exemplo: benefícios que podem ser interessantes para ambos), mas não há planos de unir os programas ainda.”
  1. Além do Nucoin Bônus nas compras feitas no cartão e no investimento em cripto, que outros aspectos do relacionamento com o Nu servirão para obter NCN?
  • “Inicialmente somente essas atividades. Ao longo do tempo queremos fazer campanhas sazonais para diferentes produtos.”
  1. Quanto tempo após o lançamento começarão os sorteios?
  • “Temos um sorteio programado de R$ 1.2M total que deve ocorrer em Outubro. Dependendo do sucesso deste primeiro, vamos avaliar se fazemos novamente no semestre seguinte.”
  1. Existe algum motivo que a pessoa pode perder os Nucoins congelados?
  • “Somente em casos muito específicos como fraude ou determinação judicial.”
  1. Tem algum cliente do Nubank que poderia entrar já de início no nível 6 ou 7?
  • “Não - estes níveis são propositalmente mais difíceis de serem alcançados porque estamos desenhando alguns benefícios bastante especiais para quem conseguir chegar neles. Devemos ter mais novidades nos próximos meses.”

Patrocinadores

Resumo
  1. Já temos uma lista de patrocinadores?
  • “Estamos em conversa com algumas empresas, mas ainda não temos nada confirmado, então não podemos divulgar nada. Assim que pudermos, vocês serão informados.”
  1. Congelar Nucoins com um Patrocinador também conta para subir de nível no programa com o Nubank?
  • “Ainda estamos em conversas com o(s) próximo(s) Patrocinador(es) e desenhando como deve ser essa experiência com mais de uma marca. A princípio a ideia é que não - que ao congelar, o cliente esteja fazendo uma escolha entre um patrocinador ou outro (e inclusive é assim que os patrocinadores são incentivados - quanto mais clientes escolherem aquele patrocinador, mais Nucoins este patrocinador vai poder distribuir).”

Blockchain

Resumo
  1. Vamos ter essa honra de ser um validador da rede, participar do grupo seleto de validadores Nubank?
  • “No curto prazo nós não abriremos para validadores externos com mecanismos de POS. Nós teremos somente o Nubank (imediatamente) e alguns poucos validadores institucionais (curto-médio prazo) validando a rede em mecanismo de POA.”
  1. Vai ter opção de NFTs também?
  • “No curto prazo não pretendemos lançar nenhum NFT, mas temos algumas ideias mais criativas que estamos discutindo para o médio prazo.”
  1. Por que utilizar uma blockchain para criar um programa de benefícios, quando não é necessário?
  • “Várias das dores e ineficiências que enxergamos nos programas de fidelidade hoje podem ser resolvidas de maneira muito mais natural com o uso da blockchain. Hoje, as pessoas não tem ideia de quantas milhas aéreas cada empresa está emitindo - apesar de que ao emitir essas milhas aéreas, as empresas acabam desvalorizando as milhas que cada usuário já tem. A blockchain nos permite criar algo muito mais transparente e auditável, para todos.”
  1. O Nubank diz ter nascido “para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre o próprio dinheiro”. Entretanto, aqui temos pelo menos uma contradição: pelo que entendi, inicialmente a custódia da Nucoin será feita pela Nubank e eventualmente “usuários avançados” vão poder fazer a própria custódia. Em outras palavras, ou o usuário permite que a Nubank mantenha o controle de suas criptomoedas, ou abraça a complexidade de controlá-las. Essa afirmação é correta?
  • “É uma provocação justa. O ponto aqui é que a maioria das pessoas não sabe ou se interessa por fazer a própria custódia. Se encontrarmos alguma solução que permita que qualquer usuário (mesmo os que não entendem de crypto) façam a própria custódia de maneira segura, iremos buscar essa alternativa (tem algumas ideias promissoras usando MPC). Se não encontrarmos uma solução aceitável, será algo mais restrito a heavy users mesmo.”
  1. Manter Nucoins sob a custódia da Nubank garante ressarcimento em caso de algum problema que resulte no furto ou perda de Nucoins?
  • “Sim - enquanto nós fazemos a custódia, somos responsáveis pelos ativos sob nossa custódia”
  1. A Polygon passou por um problema relacionado à reorganização de blocos em decorrência de nódulos fora de sincronia. Aparentemente, cerca de 5 minutos foram perdidos e não é a primeira vez que isso ocorre. O Nubank tem ciência desses problemas?
  • “Sim, estamos monitorando constantemente a performance da main net da Polygon assim como eventuais impactos que possamos ter na nossa rede por conta disso. Por enquanto não enxergamos nenhum impacto ou algo que nos preocupe em relação à estabilidade da nossa rede.”
  1. Os Nucoin’s “congelados” estão em um endereço público ou privado? Isto é, será possível ver o código no Polygon Scan?
  • Endereço público - será possível observar no block explorer que teremos.
  1. Terá algum tipo de transparência no Nucoin, através do proof of reserve, a respeito da quantidade reservada de Nucoin pelo Nubank, se são 40% e o restante está na rede para comprar ou dos 40%, 20% estão em aplicado em stablecoin de dólar e os outros 20% em sei la bitcoin (exemplo fictício)?
  • “Nós não vamos usar Nucoins em garantia de nenhuma operação. De qualquer forma, (i) nós só temos poder de utilizar os 20% dos Nucoins que estão na tesouraria, e nunca Nucoins de clientes; e (ii) teremos o block explorer em que poderão ver em quais endereços os Nucoins estão e poderem levantar quaisquer questionamentos que venham a surgir.”

Chat da call:

Resumo
  1. Tem previsão de implantar Nucoin no Nupay?
  • “Não temos nada específico de Nupay no radar, mas queremos fazer campanhas sazonais.”
  1. Considerando que a grande maioria da população brasileira não tem conhecimento na área de investimentos, muito menos em criptoativos, um banco que está muito concentrado internamente,como pretendem gerar valor e interesse ao Nucoin nesse início?
  • “A gente fez o possível, e vai continuar fazendo o possível para tentar não trazer complexidade para o produto. Para quem quer se aprofundar mais nos detalhes, será possível e seremos super transparentes, mas para a grande maioria das pessoas será tão simples quanto um outro programa de fidelidade”.
  1. Como uma empresa grande é possível ser parceiro do Nucoin? Exemplo: Se você tem uma empresa de venda de passagens de ônibus, é possível fazer parte do sistema de recomendação do Nucoin oferecendo descontos nas passagens?
  • “Sim. Estamos trabalhando justamente nisso, conversando com alguns patrocinadores. Nesse início estamos desenhando como será o modelo de parceria e como irá funcionar exatamente.”

Esse foi o nosso resumão pessoal!

Não viu uma resposta para alguma dúvida que você tinha? Se não, manda aqui pra gente nos comentários!

Por último, temos alguns recados importantes pra passar aqui pra vocês:

• Depois das primeiras impressões que tivemos pós lançamento, pensamos em uma diminuição da frequência de posts aqui na comunidade, passando para um resumo mensal de atualizações do produto e assuntos mais relevantes.
  • Como foi comentado ao final de nossa primeira sessão de Perguntas e Respostas, nós pretendemos fazer uma reunião mensal da comunidade com o @Fernando_C, no mesmo formato dessa primeira. Então se você não conseguiu participar da primeira edição, se prepare pra participar porque vem mais por aí!
  • E por último, mas com certeza não menos importante, nós aqui da equipe de Nucoin estamos pensando em um formato um pouquinho diferente pra tornar a comunidade ainda mais participativa, então aguardem por que em breve teremos mais novidades! (e surpresas também :wink:)

Até o próximo post!

46 curtidas

Novamente, obrigado pela reunião e por esclarecer muitas dúvidas, foi uma call muito produtiva e torço para ter outras, às perguntas foram senacionais e as respostas também. :purple_heart:

21 curtidas

Infelizmente não pude participar pelo horário, mas parece que foi bem proveitoso.

Ainda tenho esperanças que o Nubank vai utilizar esse programa de fidelidades para abranger os benefícios como acesso a sala vip por LoungeKey/Priority Pass e outros. To animado, vou esperar pra ver… espero não me decepcionar.

17 curtidas

Que resumão show de bola! Muito obrigado por compartilhar com a gente, @gab.m! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::purple_heart:

A conversa com a equipe do Nucoin foi incrível! :star_struck:

21 curtidas

Essa reunião foi mt boa. É importante ter esses encontros mensais justamente para a equipe repassar tudo oq aconteceu e nós, usuários também. Q venham mais reuniões com ideias incríveis e críticas construtivas.

13 curtidas

Faz isso com nossos corações não! :joy: Já ficamos muito animado com o lançamento do NuCoin, imagina agora ao saber que planeja melhorar ainda mais a experiência entre produto + cliente.

Mas brincadeiras a parte, isso me animou ainda MAIS! :star_struck:

Simmm! Super apoio mais encontros como foi esse, é ótimo ter um update do que vem por aí e tirar dúvidas em tempo real. Bom saber que teremos mais oportunidades como foi na primeira.

16 curtidas

A reunião parece ter sido muito produtiva mesmo!

Responderam todas as minhas duvidas !

12 curtidas

Parabens pelo resumo,

vamos ficar aguardando a proxima reuniao, e as novidades

13 curtidas

A reunião foi sensacional, o resumão também. Muito obrigado a essa equipe maravilhosa por estar tão próxima da gente nessa empreitada!

Só pra confirmar, agora mudou pra 04/Novembro, né? :wink:

A gente aqui fica sedento por atualizações, mas, sim, faz todo sentido reduzir o número de interações, e vocês merecem ter essa distração a menos :smiling_face:

:purple_heart:

Fiquei curioso :eyes:

10 curtidas

Gratidão @gab.m pelo resumo e dedicação. Eu não pude participar, infelizmente. Bora ler cada linha, abração! :hugs: :hugs: :purple_heart:

13 curtidas

Grande @gab.m, obrigado pelo resumão! Vai ajudar a esclarecer muitas dúvidas do pessoal que não puderam participar.

Inclusive essa foi uma das perguntas que tinha deixado aqui na comunidade. Obgrigado por responder!

17 curtidas

Muito obrigado @gab.m

Por trazer esse resumão para nós. Infelizmente eu não consegui participar da call por causa do trabalho, mas vi que ela foi extremamente produtiva e informativa.

Muito legal ver o rumo e o crescimento da Nucoin e espero ver com certeza mais novidades em breve.

12 curtidas

Obrigado demais @gab.m e toda a equipe do Nucoin.

Tiveram um trabalhão com esse post.
E ainda trouxeram tudo nos mínimos detalhes. :heart_eyes:

Sou grato pelo esforço, dedicação e muito amor no que fazem. Sem ele, não seria possível.

Cada detalhe, observação e atenção respondido e transcrito.

Não tem como esperar menos de vocês gente. Pois, vocês sempre nos surpreendem toda semana.

E teste pra cardíaco. :stethoscope::mending_heart:

A ansiedade neste momento diz que faltam 7 dias para o próximo post. :clock2::hourglass_flowing_sand:

11 curtidas

Resumão de respeito esse ein @gab.m, muito obrigado deu para perceber o quanto a reunião foi produtiva (por motivo de trabalho também não pude participar, mas na próxima pode contar comigo).
To achando o máximo essa construção do NuCoin!
Vamos juntos :rocket::purple_heart:

11 curtidas

Pessoal, bom dia!

Obrigada pelo esclarecimento de dúvidas nessa conversa que tivemos e pela oportunidade de poder participar. Muitas das minhas dúvidas foram esclarecidas e ampliado novos horizontes sobre. Que o produto seja um sucesso e possamos somar positivamente de alguma forma na construção dele. Sigo acompanhando para entender melhor cada uma das etapas, propósitos e possíveis dúvidas futuras.

13 curtidas

Bom dia! Fernando atento como sempre! :smiley:
Obrigado por levantar esse ponto. Vamos deixar mais claro as datas pra vocês:

• 31/10 é a data limite pra ganhar cupons
  • 4/11 é a data que o sorteio vai acontecer de fato

Vale lembrar que o Regulamento completo está disponível no app para que vocês possam consultar também. :wink:

16 curtidas

Muito bom o resumão. Bacana os esclarecimetos e orientações.

Sempre no aguardo das novidades e aberto a novas possibldades.

Grato pelo suporte!

9 curtidas

Boa noite galera entao minha internet tava ruim entao nw deu pra mim participar muito mais eu gostaria de saber se teremos que declarar nossos NCN

2 curtidas

Estive pensando sobre o Nu Patrocínio

Quando penso em patrocínio, logo, penso em patrocinadores e fiquei com algumas dúvidas:

→ Consumidor

• O que eles podem me oferecer de tão especial por aqui (app Nubank > Nucoin > Patrocínio) que eu não encontre no seu concorrente? :thinking:

• Vou sair no lucro pagando com Nucoin, descontos ou vou sair no lucro comprando no seu Site?

• Se tem um patrocinador, então ele patrocina alguém? Quais seriam os critérios para estar no lado mais rentável: De quem tem mais Nucoin Congelados ou De quem tem nivel maior?

• O Nu preza pela transparência, vou poder simular qual “plano” (benefício) e melhor para as minhas necessidades?

• Se são benefícios oferecidos, tem requisitos pre estabelecidos
    Do tipo, fulano tem 15% de desconto na compra de seu café e um cartão fidelidade (suposições).
    Já o outro patrocinador oferece café gratuito, sorteios mensais e um vale compra em Nucoin para todos os seus produtos.
    O terceiro, possui todos os critérios acima e mais um bem “específico”, onde, ao recomendar este “patrocínio”, recebe 5% de desconto na primeira mensalidade na loja. (Fictício tá gente)

• Então se não tem benefícios, o critério seria tarefas ou missões? Quais seriam os benefícios no final se cumpri-los? :thinking:

→ Os patrocinadores (imaginando a voz dele de cliente)

• O que eu posso fazer para meu cliente que seja tão especial que ele me escolha como patrocinador? :thinking:

• Vou ter um perfil meu (Conta PF) ou vou precisar acessar como empresa (Conta PJ)?

• Eu tenho Nucoin para distribuir para meus clientes, com base em quais critérios? Eu que distribuo ou o Nubank?

• Mas quanto vale o Nucoin para que eu formule um preço para Tal produto que valha apena para o cliente Nucoin e tenha mais rotatividade no site, nas compras, bons preços (estrutura marketing), melhore meu atendimento (imbatível do nubank), crie um relacionamento duradouro com tal cliente?

• O cliente, me deu mais uma oportunidade, quando tudo que estou fazendo aqui no Nubank consigo colher um pouco da sua estrutura e qualidade que é o atendimento e infraestrutura tech.

• O que eu tenho a perder? Tudo assegurado pelo Nubank. O que devo fazer é seguir algumas regras contratuais!

Entendo que parece muita loucura pensar assim. Mas, quando você faz a 2° pessoa, você pre estabelece um roteiro, um comunicado, uma imagem que você quer mostrar. Claro, que não é tão original pq a opinião veio de um Cliente, uma pessoa.

Mas, só imagine.
Sempre que pensamos em um produto, um consumo, pensamos com entusiasmo, alegria e isso gera GANHOS = PENSAMENTO POSITIVO :thought_balloon:

Só que quando, imaginamos o outro lado. Óbvio que pensar como empresa, precisa ser um empresário ou ter um negócio. Mas, por estar de fora, você pensa “O que aquele fulano (empresa) pretende com tanto desconto? :thinking: Vai falir!”

E muito simples supor de um micro empreendedor o que ele está pensando. Sabe pq? Pq conseguimos visualizar o dono e não a empresa. Mas, quando falamos de um mercado grande, empresa grande. Carrefour, Wallmart, Ifood, etc etc. Não imaginamos ou PENSAMOS NEGATIVAMENTE :thought_balloon: . A não ser que já tenha uma péssima experiência.

Se eu estou com dúvidas, quem não garante o CEO, presidente, diretor dessas grandes empresas citadas acima.

Uma parte da minha resposta, já está pré definida no litepaper pelo que eu me lembre.

O Nubank será, o primeiro PATROCINADOR.

Uma demonstração de como vai funcionar. Mas, com isso existem outras perguntas negativas que pode vir a seguir.

Pense com muita inveja de alguém que deu certo. Desburocratizar diariamente milhares de pessoas, Ecologicamente carbono zero (ESG pauta no Topic trends), manteve a maioria dos profissionais, excelência no atendimento, na infraestrutura e consagrações nacionais e internacionais sobre a CEO e a Empresa.

Ora, se eu sou uma empresa que teve quase nenhum desses elogios, reconhecimentos. Eu pensaria antes:

1. O Nubank é a solução para mostrar que estamos crescendo, gerando receita, okr’s alimentando acionistas (seja na bolsa ou séries, investidor anjo…)

2. O Nubank errou em ter Nucoin, neste momento. Um oportunidade de entender como funciona pra recriar um compatível.

3. O Nubank é o criador, mas também o patrocinador e o distribuidor. :thinking: Como posso rentabilizar minha empresa, ser parceiro, aumentar meu engajamento com cliente…? (o empresário que não entende de cripto)

Acredite, se existem seres humanos querendo te derrubar no PF, imagina no PJ.

Viajei? A ideia era essa…
Leia novamente, escolhe algum ponto e reflita.

2 curtidas

Com todo respeito…

Viajou!

3 curtidas